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Apesar de poder 💵 ser jogado casualmente como simples recreação, inclusivamente por mulheres e crianças, o jogo tinha também importantes aspectos rituais, e grandes 💵 jogos formais eram acontecimentos rituais.. Campo de jogo de bola de Monte Alban. Mapa mostrando os locais onde foram encontrados os mais 💵 antigos campos de jogo, bolas e figuras. O jogo de bola mesoamericano é pelo menos tão antigo como a civilização olmeca. De 💵 fato, o nome que os astecas davam aos olmecas, olmeca, significa povo borracha (do nauatle ulli, "borracha"), pois atribuíam a 💵 origem do jogo de bola a este povo antigo. Uma dúzia de bolas de borracha, com diâmetros entre 10 e 20 💵 cm, foram encontradas em El Manatí, um local sacrificial olmeca. As bolas mais antigas, que são também as menores, datam de 💵 1600 a.C.. [1] Estas bolas de borracha foram encontradas juntamente com outras oferendas rituais, indicando que mesmo em tempos tão remotos, 💵 o jogo já tinha conotações religiosas e rituais. O campo de jogo de bola mais antigo que se conhece, em Paso 💵 de la Amada, data de aproximadamente 1400 a.C.. Com aproximadamente 80 m de comprimento e 8 metros de largura, está situado 💵 entre dois montículos paralelos com bancadas de 2,50 m de profundidade e 30 cm de altura, dispostas segundo o comprimento 💵 dos montículos.[2] Um campo de jogo de bola rudimentar foi também descoberto no sítio olmeca de San Lorenzo Tenochtitlán e existem 💵 provas significativas na forma de trabalhos artísticos olmecas. Durante escavações efectuadas em San Lorenzo foram ainda encontradas figuras de jogadores de 💵 bola, datadas por carbono 14 como sendo de 1250 a.C.a 1150 a.C.. Estas figuras encontram-se "vestidas" com cintos acolchoados e com 💵 faixas acolchoadas nos braços e pernas. Foram também encontradas figuras de jogadores femininos usando protecções almofadadas no abidomen e pernas. Juntamente com 💵 estas figuras, foram encontradas peças relacionadas com a iconografia do milho, sugerindo uma associação entre o jogo de bola e 💵 rituais de fertilidadasde Pouco tempo depois da conquista dos astecas pelos espanhóis em 1521, o próprio Hernán Cortés levou para a 💵 Espanha uma equipa de jogadores de bola mexicas com o seu equipamento. Ali levaram a cabo jogos de exibição para a 💵 corte espanhola. Além de fascinados com os vistantes exóticos, os europeus ficaram maravilhados com as bolas de borracha saltitantes.[1] Neste detalhe do 💵 Códice Bórgia, o deus asteca Xiuhtecuhtli leva ao templo como oferenda uma bola de borracha. Cada uma das bolas de borracha 💵 está decorada com uma pena de quetzal, parte da oferenda. Como seria de esperar de um jogo praticado por tanto tempo 💵 por várias nações diferentes, os detalhes do jogo variaram com o tempo e local, e desta forma o jogo de 💵 bola mesoamericano pode ser melhor entendido como uma família de jogos semelhantes entre si. Algumas versões do jogo eram disputadas entre 💵 dois indivíduos, outras entre duas equipas. As provas arqueológicas sugerem que a borracha já era utilizada na Mesoamérica durante o período 💵 pré-clássico inicial (1600 a.C.). À época da conquista espanhola era exportada borracha das zonas tropicais para toda Mesoamérica. A iconografia sugere que 💵 apesar de existirem variados usos para a borracha, as bolas de borracha tanto para oferendas como para serem utilizadas em 💵 jogos de bola rituais, eram os principais produtos fabricados com aquele material. Bolas de borracha solidificada eram queimadas frente a imagens 💵 de divindades e no interior de pirâmides e santuários. Para além do simbolismo antes referido, as bolas de borracha eram símbolos 💵 de fertilidade, pois tanto os astecas como os maias comparavam o látex que fluía do interior da árvore ao sangue 💵 e ao sémen. O jogo de bola disputava-se utilizando uma bola de borracha endurecida feita a partir de látex obtido da 💵 árvore da borracha (Castilla elastica) nativa das áreas tropicais do sul do México e da América Central. O látex era transformado 💵 em borracha após ser misturado com seiva de Ipomoea alba. A mais antiga bola de borracha que se conhece foi descoberta 💵 no sítio olmeca de El Manatí, Veracruz, México. O campo de jogo [ editar | editar código-fonte ] Campo de jogo de 💵 bola de Yagul, considerado o segundo maior da Mesoamérica Os campos de jogo, em especial aqueles situados nas principais cidades maias 💵 do clássico tardio, eram espaços públicos utilizados para diversos acontecimentos culturais da élite e para actividades rituais como actuações musicais 💵 e festivais, e claro, o jogo de bola. Muitas vezes as representações pictóricas mostram músicos actuando nas partidas de jogo de 💵 bola. As representações de jogadores mascarados sublinha os aspectos dramático e ritual do jogo de bola e a 0.5 gols bet365 ligação com 💵 outras formas de drama que poderiam ter lugar no campo de jogo, conforme o sugerido pelos murais pintados de Bonampak, 💵 por exemplo. A maioria dos campos de jogo de bola tinham forma de I, com uma zona central comprida e estreita, 💵 flanqueada por paredes inclinadas (no período clássico) ou com degraus (no pós-clássico), estucadas e pintadas com cores fortes. As extremidades do 💵 campo de jogo aparentemente suportavam estruturas temporárias onde os espectadores se sentavam. Estima-se que o tamanho médio dos campos de jogo 💵 fosse 36. 5 por 9 metros, apesar de existir uma grande variabilidade. O maior de todos os campos de jogo conhecidos é 💵 o campo principal de Chichén Itzá, com 168 metros de comprimento e 70 de largura, maior que um campo de 💵 futebol. O campo ou quadra de jogo onde se disputavam as partidas, eram designados das seguintes formas em diferentes regiões da 💵 Mesoamérica: Língua maia clássica: pitz Língua maia k'iche': chaajNáuatle - tlachtli Povos do México Central: tlaxtliSinaloa - ollama O jogo propriamente dito era designado 💵 poc-ta-tok na língua iucateque e a acção do jogo Ti Pitziil em maia clássico. Por toda a Mesoamérica foram construídos campos 💵 de jogo utilizados ao longo de muitas gerações, com formas e tamanhos variáveis. Alguns locais tinham múltiplos campos de jogo, outros 💵 apenas um. Podem ser encontrados na grande maioria dos principais sítios arqueológicos mesoamericanos, apesar de notavelmente se encontrarem ausentes de outros, 💵 como Teotihuacan. Entre os locais com campos de jogo bem preservados incluem-se: Tikal, Yaxha, Copán, Iximche, Monte Albán, Yagul, Uxmal, Mixco 💵 Viejo, Zaculeu e Chichén Itzá. Objetivos do jogo [ editar | editar código-fonte ] O objectivo do jogo era enviar a bola 💵 para o lado do campo defendido pelo adversário; na época pós-clássica, o objectivo principal era enviar a bola através de 💵 um de dois aros verticais colocados um de cada lado do campo de jogo, na linha média do mesmo. O aro 💵 surgiu inicialmente nas terras baixas do norte da Área Maia durante o pós-clássico. Cada jogador tinha muitas vezes um colega de 💵 equipa directamente atrás dele (ou dela), em apoio. Na versão mais comum do jogo, a bola era atirada à mão para 💵 o campo, e a partir desse momento os jogadores apenas podiam bater a bola de um lado para o outro 💵 do campo com as coxas, ancas e braços (sem chutar ou agarrar com as mãos) e através dos aros colocados 💵 nas paredes laterais do campo. Em algumas versões do jogo, os pés eram usados como no futebol actual. Noutras eram usados bastões, 💵 pás ou raquetes. Não existem testemunhas do jogo de bola praticado pelos maias do período clássico, mas talvez o jogo praticado 💵 pelos astecas e testemunhado pelos espanhois no século XVI possa ser comparável. No jogo de bola asteca perdia pontos o jogador 💵 ou equipa que deixasse a bola tocar no solo mais que uma vez antes de a enviar de volta ao 💵 meio-campo adversário, que deixasse a bola sair do campo, ou que falhasse na tentativa de fazer a bola (com 3 💵 a 4 kg de peso) atravessar os aros colocados em cada parede lateral. Na Área Maia existem aros semelhantes, alguns dos 💵 quais bastante altos, como em Chichén Itzá, onde se encontram a 6 metros do solo. Os jogadores utilizavam protecções acolchoadas feitas 💵 de algodão, provavelmente recheadas com algodão por fiar, enroladas à volta de placas provavelmente feitas de madeira colocadas à cintura, 💵 mas certamente não feitas de pedra como as encontradas em alguns locais. Cabeças esculpidas, e muitas vezes cabeças troféu, eram cravadas 💵 nas placas de madeira, como mostra uma figura de cerâmica de um jogador do clássico tardio usando uma placa com 💵 uma cabeça de pássaro esculpida. Peles de veado pintadas com cores garridas eram usadas à volta das ancas proporcionando protecção adicional. Além 💵 destas protecções, os jogadores utilizavam também almofadas nos joelhos e protecções nas pernas e antebraços. Em certas ocasiões, os jogadores usavam 💵 elaborados ornamentos de cabeça, muitas vezes retratados em vasos de cerâmica pintada. Alguns dos jogadores mascaravam-se, como Yax Pac de Copán, 💵 sublinhando a importância ritual do jogo de bola. Tratava-se de um jogo extremamente violento. Ocorriam frequentemente ferimentos graves infligidos quer pela bola 💵 densa e pesada quer por outros jogadores e as mortes eram relativamente comuns. Algumas contusões sofridas durante o jogo eram tão 💵 severas que tinham que ser lancetadas de forma a extrair o sangue acumulado. Isto seria certamente significativo nos rituais de sacrifício 💵 e sangria que acompanhavam o jogo de bola asteca. Não se sabe se era permitido o contacto físico entre os jogadores. Rituais 💵 de sangue [ editar | editar código-fonte ] Em algumas ocasiões as cerimónias pós-partida incluíam o sacrifício do capitão e de 💵 outros jogadores da equipa derrotada. A associação do jogo com o sacrifício e a morte era particularmente vincada na costa do 💵 golfo. O crânio de um perdedor podia ser utilizado como o núcleo à volta do qual se fazia uma nova bola. Os 💵 sacrifícios humanos tornaram-se um desfecho comum para as partidas de jogo de bola, particularmente nos campos de jogo reais de 💵 cidades poderosas. Os nobre maias do clássico tardio eram ao mesmo tempo guerreiros e jogadores de bola. Um degrau duma escadaria hieroglífica 💵 em Yaxchilan, por exemplo, mostra o rei Pássaro Jaguar derrotando um prisioneiro de guerra no jogo de bola, e existe 💵 uma referência escrita a um prisioneiro de guerra num altar de Tikal. Os prisioneiros de guerra jogavam à bola com os 💵 vitoriosos, com um desfecho pré-determinado. Após o jogo, que constituía uma reconstituição ritual da derrota de uma cidade-estado, os cativos eram 💵 muitas vezes decapitados ou os seus corações eram arrancados num sacrifício de sangue. As paredes do principal campo de jogo de 💵 bola de Chichén Itzá, retrata equipes adversárias, com o líder da equipe vencedora segurando a cabeça decapitada do líder adversário, 💵 que se encontra de joelhos com sangue em forma de serpentes jorrando do seu pescoço. O jogo de bola maia [ 💵 editar | editar código-fonte ] Um aro de campo de jogo de bola, Chichén Itzá Os maias chamavam ao jogo de bola 💵 pitz, e a ação de jogar Ti Pitziil em Maia Clássico. A 0.5 gols bet365 associação à mitologia era central para a crença 💵 religiosa maia. O mais antigo campo de jogo datado com precisão foi encontrado em Nakbé, Petén, na Guatemala, remontando a 500 💵 a.C.[carece de fontes]. O número de jogadores ou pitziil variava de 2 a 5 por equipe, e aqueles utilizavam protecções na 💵 cabeça (pix'om), ancas (tz'um), joelhos e cotovelos (kipachq'ab'), feitas de pele de jaguar ou veado. As partes corporais referidas eram as 💵 únicas a poder entrar em contacto com a bola (kid), feita de uma mistura de látex e de seiva de 💵 uma dama-da-noite (Ipomoea alba), cujo diâmetro variava entre 25 a 30 cm e o peso entre 1. 5 a 3 kg 💵 no período clássico. Jogar o jogo de bola era participar na manutenção da ordem cósmica do universo e regeneração ritual da 💵 vida. Era um jogo de sorte, perícia e batota reflectindo a vida. O esforço de equipa levava à partilha de comportamento e 💵 cultura, apresentando, reforçando e reinventando o jogo da vida e o lugar de cada um na ordem cósmica. Nos tempos do 💵 clássico tardio, o jogo de bola estava ritualmente associado às guerras endémicas entre as várias cidades-estado da época. O sucesso da 💵 conquista militar era recriado num jogo de bola público e ritual, em que prisioneiros de guerra de alta patente eram 💵 derrotados e sacrificados. Por vezes eram mantidos presos, torturados e em exibição pública durante anos antes de serem sacrificados. Relação com a 💵 mitologia e religião maias [ editar | editar código-fonte ] O Popol Vuh define a importância do jogo de bola maia 💵 muito para além de um mero desporto. Fornece ainda importantes analogias para a interpretação do jogo de bola desde uma perspectiva 💵 mitológica. As primeiras aventuras relacionadas com o jogo de bola estabelecem a relação entre as pessoas e os deuses. A história começa 💵 com o pai e tio dos Gémeos Heróis, Hun Hunahpu e Vucub Hunahpu, filhos dos velhos deuses Ixpiacoc e Ixmucané. Os 💵 senhores de Xibalba, o inframundo, aborreceram-se com o ruído produzido por Hun Hunahpu e Vucub Hunahpu enquanto jogavam. O campo de 💵 jogo situa-se na orla oriental da Terra próximo do grande abismo. Os senhores principais de Xibalba, Um Morte e Sete Morte, 💵 enviam corujas para atrair os dois irmãos a jogarem no campo de Xibalba, situado na orla ocidental do inframundo. Os irmãos 💵 adormecem durante a viagem e acabam por ser sacrificados pelos senhores de Xibalba, sendo sepultados no solo do campo de 💵 jogo de bola. Esta história relaciona a prática do jogo de bola com os sacrifícios. Hun Hanahpu é decapitado e a 0.5 gols bet365 💵 cabeça colocada numa planta de fruto, que dá cabaças pela primeira vez. Isto está também relacionado com a proeminência de cabeças 💵 decorativas de animais e aves usadas como enfeites da cabeça. A história continua após o nascimento dos Gémeos Heróis, Hunahpu e 💵 Ixbalanqué. Encontram o equipamento de jogo de bola na casa de seu pai e começam a jogar, aborrecendo novamente os deuses 💵 de Xibalba. Ao contrário de seu pai e tio, os gémeos sobrevivem a várias provas difíceis, com a ajuda de um 💵 mosquito (que morde as mãos dos deuses de Xibalba, obrigando-os a revelarem-se aos rapazes). Eventualmente, os gémeos acabam por defrontar os 💵 deuses de Xibalba numa partida de jogo de bola. Mais tarde, enganam os senhores de Xibalba, levando-os a pensar que estão 💵 mortos, após saltarem para um caldeirão de sopa. Milagrosamente, os gémeos renascem como peixes-gato, regressam à 0.5 gols bet365 forma humana e efectuam 💵 falsos sacrifícios em que a vítima supostamente ressuscita. Quando dois dos deuses de Xibalba, Um Morte e Sete Morte, se oferecem 💵 para um destes falsos sacrifícios, os gémeos enganam-nos e levam a cabo um sacrifício verdadeiro. Os gémeos poupam as vidas dos 💵 restantes deuses de Xibalba, mas dizem-lhes que a partir desse momento apenas lhes poderão ser oferecidos sacrifícios de sangue de 💵 animais e seiva de cascarilha e que apenas podem incomodar as pessoas da Terra que sejam fracas ou que tenham 💵 alguma culpa. Os gémeos não conseguem fazer reviver o seu pai e deixam-no enterrado no campo de jogo de Xibalba. Por esse 💵 motivo, as palavras para campo de jogo e cemitério são sinónimos. Os campos de jogo tornaram-se para sempre ritualmente ligados com 💵 a morte. O campo de jogo tornou-se um local de transição, um estádio entre a vida e a morte. Ao longo da 💵 linha central do campo, eram colocadas gravuras de cenas míticas do jogo de bola, usualmente limitadas por um quadrifólio, que 💵 marcava uma entrada de um portal de acesso a outro mundo. Uma lição que se pode obter do Popol Vuh é 💵 a de que jogar o jogo de bola pode ser mortal e que a batota pode ser a única forma 💵 de superar os adversários. O grande campo de jogo de bola de Chichén Itzá [ editar | editar código-fonte ] O grande 💵 campo de jogo de bola de Chichén Itzá O jogo aparece em vários mitos, às vezes como a luta entre os 💵 deuses do dia e da noite, ou as batalhas entre deuses do céu e senhores do inframundo. A bola simbolizava o 💵 sol, lua ou estrelas, e os aros significavam nascer do sol e pôr-do-sol ou equinócios. Com o aparecimento da cultura maia, 💵 o significado do jogo de bola ritual torna-se mais evidente. Foram dedicados muito tempo e energia à construção de campos de 💵 jogo de bola. Estes campos eram considerados portais para o inframundo maia, e eram construídos em zonas baixas ou aos pés 💵 de grandes construções verticais. O Grande Campo de Jogo de Bola de Chichén Itzá é o maior da Mesoamérica. Uma gravura em 💵 seis paineis de Chichén Itzá, mostra uma cena do Popol Vuh, indicando o significado cosmológico do jogo de bola na 💵 ideologia maia. Outros vestígios maias [ editar | editar código-fonte ] Evidências adicionais sobre o jogo de bola maia aparecem em pinturas 💵 de vasos maias. Muitas vezes estes vasos são pintados com cenas do jogo de bola ritual. Os jogadores são mostrados usando protecções 💵 nos braços e joelhos e muitas vezes também são mostrados usando decorações elaboradas na cabeça, indicando a 0.5 gols bet365 elevada posição 💵 e explicando o lugar dos homens no mundo. O jogo de bola asteca [ editar | editar código-fonte ] A versão asteca 💵 do jogo de bola é chamada ullamaliztli. As cidades astecas, como outras cidades mesoamericanas, tinham normalmente vários campos de jogo de 💵 bola chamados tlachtli. [3] Na capital asteca, Tenochtitlan, o principal campo de jogo de bola era chamado teotlachco ("no campo de 💵 jogo de bola sagrado") - aqui eram efectuados importantes rituais nos festivais do mês Panquetzaliztli, incluindo sacrifícios humanos de quatro 💵 cativos em honra de Huitzilopochtli e do seu arauto Paynal. Para os astecas o jogo de bola tinha também um significado 💵 religioso, mas onde os maias viam uma batalha entre os senhores do inframundo e os seus adversários terrenos, os astecas 💵 viam uma batalha entre as forças da noite lideradas pela lua e estrelas representadas pela deusa Coyolxauhqui e os seus 💵 filhos Centzonuitznaua, e o sol personificado por Huitzilopochtli. [4] Mas para além de ter um importante significado religioso e ritual, para 💵 os astecas o jogo de bola era também um passatempo, jogado como forma de recreio e por todas as classes 💵 da sociedade asteca. Os jovens astecas aprendiam a jogar na escola calmecac, e os melhores podiam tornar-se famosos ao ponto de 💵 poderem jogar profissionalmente. As partidas eram disputadas em diferentes bairros e mercados da cidade, muitas vezes acompanhadas de jogos de apostas 💵 em grande escala. Diego Durán mencionou que "sempre que os nobres astecas jogavam, apostavam jóias, escravos, pedras preciosas, mantos e trajes 💵 de guerra e mesmo roupas e adereços para senhoras". Também os espectadores faziam apostas, e mesmo esposos ou filhos podiam ser 💵 apostados. Também os senhores astecas jogavam à bola. Numa famosa partida descrita por Ixtlilxochitl, o governante asteca Axayacatl defrontou o governante de 💵 Xochimilco, de seu nome Xihuiltemoc. Apostando a posse de um lago e de um mercado em Tenochtitlan contra um jardim de 💵 flores em Xochimilco Axayacatl foi derrotado. No entanto, quando enviou os seus emissários para pagarem a dívida, eles assassinaram o senhor 💵 de Xochimilco, pois apenas desse modo poderia o senhor asteca salvar a 0.5 gols bet365 honra. A palavra nauatle para o jogo era 💵 ōllamaliztli (frequentemente ullamaliztl), derivada da palavra ōlli (borracha) e do verbo ōllama (jogar à bola) e a bola propriamente dita 💵 era chamada ōllamaloni. Uma vez que a árvore da borracha não existia nas terras altas do império asteca, os astecas obtinham 💵 bolas e borracha como parte dos tributos das regiões das terras baixas onde era cultivada - por exemplo em Veracruz. O 💵 códice Mendocino refere 16 000 como sendo o número de pedaços de borracha virgem importados a cada seis meses para 💵 Tenochtitlan desde as províncias do sul, mas nem toda a borracha era consumida no fabrico de bolas. Em 1528 Hernán Cortés 💵 enviou um grupo de ōllamanime (jogadores de bola), para a Espanha, para se apresentarem perante Carlos V, onde foram desenhados 💵 por Christophe Weiditz.[5] O jogo de bola e a arte [ editar | editar código-fonte ] Escultura em cerâmica encontrada num túmulo 💵 do México ocidental mostrando os jogadores numa partida e jogo de bola mesoamericano. O jogo de bola e os seus praticantes 💵 são um tema recorrente na arte mesoamericana. Vasilhas usadas no consumo ritual de cacau estão muitas vezes decoradas com cenas detalhadas 💵 de campos de jogo de bola e jogadores vestidos com o equipamento completo. A noz de cacau simboliza um coração humano 💵 pois encontram-se igualmente divididos em vários câmaras. A bebida preparada a partir da noz de cacau é escura e espessa como 💵 o sangue, sendo consumida em cerimónias rituais. Por outro lado, as nozes de cacau eram usadas como moeda. Pensa-se que os sacrifícios 💵 efectuados após um jogo de bola ritual eram tentativas de apaziguar os deuses e assegurar a fertilidade e abundância económica. As 💵 bolas de borracha utilizadas no jogo de bola têm também um simbolismo económico, pois a borracha utilizada na 0.5 gols bet365 produção 💵 era também fulcral na 0.5 gols bet365 economia comercial. Estas vasilhas estão muitas vezes decoradas com glifos ao longo dos bordos. Algumas das mais 💵 famosas figuras de cerâmica representando jogadores de bola, são os chamados "figurinos emparelhados" encontrados em Jaina, México datados de 600 💵 a 900 a.C. Foram encontrados juntos durante escavações na ilha de Jaina no início da década de 1960. Estes figurinos de jogadores 💵 de bola funcionavam juntos como um par. Cada um deles pode baixar-se sobre o joelho esquerdo e puxar o braço atrás, 💵 podendo ser facilmente colocados de forma a ficarem em jogo perpétuo, com a bola na cabeça do observador. O produtor destes 💵 figurinos dedicou grande atenção aos detalhes das vestes dos jogadores. Tecidos de protecção cobrem apenas um braço, do pulso ao cotovelo, 💵 em conjunto com uma única joelheira. Provavelmente deste modo pretendia-se mostrar a complementaridade dos dois jogadores, por forma a que pudeseem 💵 existir como par. Mantos grosseiros de algodão, eram mantidos nas suas posições com cordas ou faixas. A cobertura simples actualmente sobre as 💵 cabeças sugere que estes figurinos podem ter exibido chapéus (ou capacetes) muito elaborados, entretanto desaparecidos. Outros figurinos, encontrados sobretudo em Jalisco, 💵 México, mostram jogadores de bola sentados, ao estilo Etzatlán de Jalisco, segurando uma grande bola. A cerâmica escultórica de Jalisco era 💵 usada em oferendas funerárias nos túmulos de membros de famílias importantes. Conjectura-se que as representações de jogadores de bola destinavam-se a 💵 acompanhar o enterro de um homem que havia sido um jogador exímio. {nl} |
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