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DURAÇÃO DA PARTIDA Não há um tempo estabelecido para uma partida de tênis. O vencedor é definido numa melhor de 3 sets 🤑 (5 sets em torneios masculinos de Grand Slam e Copa Davis). QUADRAINÍCIO DA PARTIDA Antes do jogo, o árbitro de cadeira se 🤑 reúne com os jogadores e faz um sorteio. O vencedor ganha o direito a escolher entre: – Começar sacando ou recebendo; – Em 🤑 qual lado da quadra começa jogando. O outro jogador fica com a outra opção de escolha. PONTOS Existem duas formas de se pontuar: – 🤑 Winner: bater na bola de forma que ela quique dentro da parte válida da quadra do adversário e depois dê 🤑 um segundo quique, desta vez em qualquer lugar da quadra, sem que o oponente consiga tocá-la; – Erro: o adversário bate 🤑 a bola e ela não passa pela rede ou dá o primeiro quique na parte considerada fora da quadra ou 🤑 comete uma dupla falta. CONTAGEM E PLACARGames – O tênis possui uma contagem bastante singular. Os pontos são representados por posições do relógio: 🤑 15, 30, 40 (simplificação do 45) e 60; – Quando o árbitro chama o placar, a primeira pontuação corresponde ao jogador 🤑 que está no saque e a segunda ao que está recebendo. Por exemplo: se o placar está 30-15, significa que o 🤑 tenista que está sacando fez dois pontos (30) e o que está recebendo fez um (15). Se o placar estiver 15-30, 🤑 o sacador fez um ponto (15) e o recebedor fez dois (30); – Quando um jogador vence quatro pontos, ele vence 🤑 também o game; – Se os jogadores estiverem empatados em 40 a 40, é necessário que um jogador abra dois pontos 🤑 de vantagem para que o game seja encerrado. Nessa situação, se o jogador vence um ponto, diz-se que ele está com 🤑 a vantagem. Se o outro tenista vence o ponto seguinte, eles voltam a estar empatados em 40 a 40; – Quando a 🤑 vantagem é do tenista que está sacando, diz-se que é "vantagem a favor"; – Quando a vantagem é do tenista que 🤑 está recebendo, diz-se que é "vantagem contra". Sets – O jogador que ganhar seis games primeiro dentro de um set vence o 🤑 mesmo; – Se os jogadores empatarem em 5 games a 5, é preciso que um jogador vença dois games consecutivos para 🤑 que o set termine (em 7 a 5); – Se os jogadores empatarem em 6 games a 6, disputam um tiebreak 🤑 para determinar o vencedor do set. Tiebreak – O jogador que recebeu o último game começa sacando o primeiro ponto do tiebreak; – 🤑 Após o primeiro ponto, os jogadores se revezam, sacando dois pontos seguidos cada um; – Vence o tiebreak (e, consequentemente, o 🤑 set) aquele que marcar 7 pontos primeiro (a contagem no tiebreak é normal, de 0 a 7). – Caso os jogadores 🤑 empatem em 6 a 6, é preciso que um deles abra uma vantagem de dois pontos para que o tiebreak 🤑 termine. – No terceiro set de Grand Slams (exceção US Open) femininos e na FedCup não há tiebreak e a partida 🤑 só termina quando uma jogadora abre dois games de vantagem sobre a outra; – No quinto set de Grand Slams (exceção 🤑 US Open) masculinos e na Copa Davis não há tiebreak e a partida só termina quando um jogador abre dois 🤑 games de vantagem sobre o outro. SAQUE – Todo ponto começa com a bola colocada em jogo através do saque; – Um saque 🤑 é válido quando a bola quica dentro da área de saque na quadra adversária. A área é sempre cruzada em relação 🤑 ao lado em que o jogador saca; – Se o jogador não acerta a bola dentro da área em seu 1º 🤑 saque, ele comete um fault. Ele tem direito ao 2º saque, porém, caso falhe novamente, comete uma dupla falta e o 🤑 adversário ganha o ponto automaticamente; – Todo game é iniciado do lado direito ("lado do iguais") da linha divisória. Depois disso, a 🤑 cada ponto, o jogador troca de lado (nas contagens 0-0, 15-15, 30-0 ou 0-30, 40-15 e 40-40 o saque é 🤑 à direita da linha; em contagens de 15-0 ou 0-15, 30-15 ou 15-30, 40-0 ou 0-40, placares de "vantagem", o 🤑 saque é à esquerda da linha ou "lado da vantagem" ); – O jogador que está sacando tem direito a dois 🤑 saques para colocar a bola em jogo. Caso ele falhe nas duas tentativas, comete uma dupla falta e o adversário ganha 🤑 automaticamente o ponto; – Se em um saque, a bola toca na fita superior da rede e cai dentro da área 🤑 de saque, ocorre um "let". Isso significa que o jogador deverá repetir o saque, sem nenhum tipo de penalização; – O jogador 🤑 não pode pisar dentro da quadra antes de encostar a raquete na bola. Se o fizer, cometerá um "foot fault" e 🤑 o saque será contado como um fault. Se ocorrer no 1º saque, ele ainda terá direito ao 2º saque. Porém, se acontecer 🤑 no 2º, comete uma dupla falta; – O jogador deve respeitar a linha divisória, localizada no centro da linha de fundo. Quando 🤑 está sacando do "lado do iguais", ele deve permanecer sempre à direita dessa divisória até terminar o movimento. Da mesma forma, 🤑 quando saca do "lado da vantagem", deve permanecer à esquerda dela. Caso ele invada o lado errado, comete um "foot fault" 🤑 e o saque será contado como um fault. Se ocorrer no 2º saque, ele comete uma dupla falta; – Os jogadores se 🤑 revezam, cada um sacando um game inteiro até que o outro tenha como ganhar bonus na 1win vez de sacar. GOLPES– Forehand ou direita: batida de fundo 🤑 de quadra com o lado em que o tenista tem a mão dominante. Para destros, é do lado direito. Para canhotos, esquerdo. Costuma 🤑 ser o golpe de confiança da maioria dos jogadores. *Apesar dos canhotos usarem o lado esquerdo, é comum dizer que esse 🤑 é seu golpe de "direita". – Backhand ou esquerda: batida de fundo de quadra com o lado em que a mão 🤑 do tenista não é dominante. Para destros, é o lado esquerdo. Para canhotos, direto. *Apesar dos canhotos usarem o lado direito, é comum 🤑 dizer que esse é seu golpe de "esquerda". – Saque: realizado para iniciar o ponto. A forma mais comum de sacar é 🤑 arremessar a bola para cima e, com ela alguns palmos acima do nível da cabeça, acertá-la com a raquete num 🤑 movimento de cima para baixo, com o objetivo de gerar maior aceleração. – Slice: batida em que o jogador "corta" a 🤑 bola, num movimento de cima para baixo, colocando o efeito de under spin. Utilizado em momentos em que o tenista tenta 🤑 se defender de um ataque do adversário ou para gerar variação, mudando a velocidade e o ritmo durante a disputa 🤑 do ponto. – Voleio: jogada em que o tenista bate na bola sem que ela quique uma vez na quadra, apenas 🤑 bloqueando como ganhar bonus na 1win trajetória. Em geral, o jogador utiliza o voleio quando está perto da rede. – Swing volley: variação do voleio, porém, 🤑 ao invés de apenas bloquear a bola, o tenista faz o movimento completo da batida. – Smash: quando a batida do 🤑 adversário resulta em uma bola com muita altura e sem força, o tenista pode optar pelo smash, ou seja, por 🤑 bater na bola por sobre como ganhar bonus na 1win cabeça, num movimento de cima para baixo, para gerar maior potência (como no saque). EFEITOS No 🤑 tênis, os jogadores aplicam diferentes efeitos na bolinha, utilizados em diferentes situações. – Chapado: o jogador bate a bola de frente, 🤑 sem colocar muito efeito, para que ela siga uma linha reta em velocidade. Batidas chapadas são muito utilizadas por jogadores agressivos, 🤑 que buscam a todo o momento o winner para definir o ponto rapidamente. – Top spin: efeito em que o jogador 🤑 bate na bola "raspando" as cordas da raquete de baixo para cima, gerando muita rotação para frente. Ao quicar no chão, 🤑 a bola ganha altura e velocidade. Utilizado quanto o tenista quer jogar com maior margem de segurança, pois a bola passa 🤑 mais alta pela rede e com menos força que uma batida chapada. – Under spin: efeito em que o jogador bate 🤑 na bola "raspando" as cordas da raquete de cima para baixo, gerando rotação para trás. Ao quicar no chão, a bola 🤑 perde velocidade e altura, além de não continuar seguindo em frente em como ganhar bonus na 1win trajetória. Utilizado em slices e drop shots. – Side 🤑 spin: efeito em que o jogador bate na bola "raspando" as cordas de um lado para o outro, gerando efeito 🤑 lateral. Ao quicar no chão, a bola corre para o lado e perde velocidade. Utilizado em drop shots e voleios. FALTAS Se um jogador 🤑 viola uma das regras do tênis, ele pode ser penalizado ou perder um ponto. Alguns exemplos de falta são: – Não respeitar 🤑 a área de saque gera um foot fault, que tem o mesmo valor que um saque errado (fault); – Tocar a 🤑 rede com qualquer parte do corpo ou com a raquete com o jogo em andamento não é permitido. O adversário vence 🤑 automaticamente o ponto que está sendo disputado caso isso ocorra; – Tocar a bola com qualquer parte do corpo, mesmo que 🤑 de forma não intencional. Caso ocorra, o adversário vence o ponto em disputa automaticamente; – Tocar a bola enquanto ela ainda está 🤑 ocupando o espaço aéreo da quadra adversária. (Exceção ocorre quando a bola quica em como ganhar bonus na 1win quadra e volta para o lado 🤑 do oponente. Nesse caso, o jogador pode tocar na bola). ADVERTÊNCIAS O jogador pode ser advertido em caso de atitude antiesportiva. Alguns exemplos são: – 🤑 Quebrar raquetes, pois é considerado abuso de material esportivo; – Demorar mais que 25 segundos para sacar após o término do 🤑 ponto anterior; – Discutir com o árbitro principal e os juízes de linha; – Uso excessivo de palavrões e xingamentos; – Fazer barulhos 🤑 propositais para distrair o adversário durante o ponto, como bater a raquete no chão repetidamente ou gritar durante a batida 🤑 do oponente. O acúmulo de duas advertências faz com que o jogador perca automaticamente o ponto a ser disputado. Três advertências geram 🤑 a perda do game que está em andamento ou que está por iniciar. A quarta advertência causa ao jogador a perda 🤑 direta da partida, independente do placar. VIRADA DE QUADRA – Para evitar que condições climáticas favoreçam ou prejudiquem um jogador, os tenistas 🤑 trocam de lado da quadra após o primeiro game do jogo e depois a cada dois games. – Para não se 🤑 confundir quanto ao momento de mudar de lado, basta somar o total de games disputados no set. Quando a soma resulta 🤑 em um número ímpar, os jogadores devem inverter o lado da quadra em que estão; – No momento da virada de 🤑 quadra, os jogadores têm o direito de sentar em suas cadeiras para descansar durante noventa segundos; – Quando um set se 🤑 encerra e outro tem início, a contagem de games é zerada para virada de quadra. Assim, os jogadores trocam de lado 🤑 e disputam um game. Após isso, a virada volta a ocorrer a cada dois games. PARTIDAS DE DUPLAS Em jogos de duplas, as 🤑 regras do tênis são basicamente as mesmas, com alguns detalhes: – Os corredores laterais são considerados como parte válida da quadra, 🤑 portanto, a bola pode quicar dentro deles ou sobre suas linhas e continuará em jogo; – A área de saque é 🤑 a mesma utilizada nas partidas de simples; – Assim como em jogos de simples, as duplas se revezam no saque. Entretanto, dentro 🤑 da própria dupla, os jogadores são obrigados a também se revezar. Por exemplo, duplas A e B estão se enfrentando. Tenista A1 🤑 saca o 1º game, tenista B1 o 2º game, A2 saca o 3º e B2 saca o 4º. Concluído o revezamento, 🤑 eles voltam a sacar na mesma ordem (A1 saca o 5º game, B1 saca o 6º etc.). No tiebreak, a mesma 🤑 lógica é aplicada, com as duplas revezando os saques a cada dois pontos; – Quando está recebendo o saque, a dupla 🤑 deve decidir quem ficará de qual lado. Os jogadores devem se revezar, cada um recebendo os saques alternadamente. GLOSSÁRIO – Pneu: quando um 🤑 set termina em 6-0 para um jogador diz-se que ela aplicou um pneu. – Bate-pronto: quando a bola quica muito perto 🤑 dos pés do jogador e ainda assim ele consegue a batida, diz-se que ele executou um bate-pronto. – Passada: quando um 🤑 jogador sobe até a rede para tentar um voleio, mas seu adversário consegue um winner, dizemos que ele levou uma 🤑 passada. – Lob: jogada em que o tenista bate na bolinha com altura e spin o suficiente para tentar encobrir o 🤑 adversário que está na rede. – Drop shot: conhecida também como curtinha ou deixada, é uma jogada em que o tenista 🤑 bate na bola com muito efeito, de forma que ela quique na quadra adversária o mais perto da rede possível. – 🤑 Ziquizira: jogada em que o tenista coloca muito underspin em um drop shot e a bola, após quicar na quadra 🤑 adversária, volta à quadra do próprio jogador que executou o golpe. – Gran Willy: jogada em que o tenista, após ser 🤑 encoberto pelo adversário, corre atrás da bola e, de costas para a quadra, consegue uma batida por entre as pernas. {nl}ivo Dealer- Roleta 3. 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