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Políticas Públicas de Atividade Física Na Promoção da Saúde e de Esporte E Lazer do Município de Condor-RS POLITICAS PUBLICAS DE ATIVIDADE FÍSICA NA PROMOÇÃO DA SÁUDE E DE ESPORTE E LAZER DO MUNICIPIO DE CONDOR-RS Juliano Schreiber Silva[1]; Marilia de Rosso Krug[2]RESUMO Este estudo tem como objetivo descrever e analisar as políticas públicas de atividade física na promoção da saúde e de esporte e lazer desenvolvidas no município de Condor-RS, destacando as mudanças ocorridas desde o ano de 2015. O mesmo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, ocorrida no mês de outubro de 2018 no município de Condor/RS com gestores municipais. A Partir dos resultados foi possível evidenciar a participação parcial dos gestores municipais nas ações voltadas às políticas públicas de atividade física na promoção da saúde e de esporte e lazer no município. Há um enfoque esportivo e de competições nos projetos e ações municipais, atrelado a fragilidade de ações a grupos operativos, grupos com necessidades especiais. Há uma tendência cultural de se visualizar e se manter as ações nos aspectos apresentados, bem como, desconhecimento ou priorizações divergentes de estratégias de arrecadação de incentivo financeiro para ampliação das ações de promoção da saúde no município. Após analisar os resultados foi possível concluir que é necessário a ampliação de ações e projetos voltados a suprir os objetivos da política pública mencionada a fim de propor acesso e acessibilidade a todos os indivíduos residentes do município de Condor. Palavras-chave: Atividade física.Políticas públicas.Saúde. Qualidade de vida. INTRODUÇÃO O Brasil, assim como o restante do mundo, vive um processo de transição demográfica e epidemiológica, isto é, tendo o aumento da população idosa e a diminuição de nascimentos/fecundidade, bem como o aumento das doenças crônicas não transmissíveis e a redução de doenças infectocontagiosas. Esta nova condição, evidencia a busca de novas estratégias que qualifiquem a vida dos indivíduos e grupos sociais (PEREIRA et al. , 2016), como por exemplo programas e projetos de atividade física. A inatividade física acaba por agravar os fatores de risco para morbimortalidade dos indivíduos, tornando-se um problema de saúde pública, assunto debatidoApostas on-line com bônustodo o mundoApostas on-line com bônusgestões públicas. Estudos apontam que o sedentarismo pode potencializar a ocorrência de doenças cardíacas coronarianas, diabetes tipo 2, câncer de mama e outros tipos de neoplasias e agravos. A prática da atividade física pode aumentar a expectativa de vida da população, além de reduzir os impactos das doenças crônicas sob o organismo humano (MALTA et al., 2014). Desta forma torna-se de fundamental importância o investimentoApostas on-line com bônusprojetos de politicas públicas com vistas a aumentar o nível de atividade física da população. As políticas públicas voltadas a promoção da saúde, possuem grande potencial para incentivar o aumento da atividade física na população, como: espaços urbanos que propiciem a prática de caminhadas, ciclismo, academias ao ar livre, entre outros esportes e ações de lazer coletivas ou individualizadas; escolas que tenham espaços seguros e facilidades para que os estudantes possam ser ativos no tempo paralelo ao de sala de aula; empresas que propiciem momentos laborais aos seus trabalhadores; dentre outros (PEREIRA et al., 2016). A atividade física regular surge como necessidade às novas demandas, e uma forte estratégia para a promoção de saúde e qualidade de vida dos indivíduos. Contudo, os programas voltados ao desenvolvimento de atividades físicas, devem estar fundamentados à promoção da saúde, apoiadosApostas on-line com bônusprocessos educativos que perpassem a transmissão de conhecimentos. Há necessidade de se pensarApostas on-line com bônusações voltadas ao enfrentamento de dificuldades e problemas dos indivíduos, buscando o equilibro de si,Apostas on-line com bônusum espaço para a descontração, saindo do estado emocional crítico, repleto de cobranças diárias, sujeito ao estresse e ao desequilíbrio psicofisiológico. As ações devem ser focadas no fortalecimento da incorporação de soluções criativas e saberes saudáveis,Apostas on-line com bônusuma perspectiva preventiva e não curativista (SALIN et al. , 2011; MORETTI et al., 2009). Em estudo desenvolvido por Silva e Krug (2015), cujo objetivo era verificar e descrever as políticas públicas de promoção da saúde efetivamente desenvolvidas no município de Condor-RS, apontou que o referido município continhaApostas on-line com bônusexecução alguns projetos, como a Academia ao ar livre, o Projeto de dança e ginástica, a Escolinha de futebol Greminho, o Grupo da terceira idade e a Caminhada orientada. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo descrever e analisar as políticas públicas de atividade física na promoção da saúde e de esporte e lazer desenvolvidas no município de Condor-RS, destacando as mudanças ocorridas desde o ano de 2015. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Esta pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, tendo como sujeitos os gestores locais como: prefeito municipal, secretário da saúde e do esporte e lazer do município de Condor-RS. A pesquisa ocorreu no mês de outubro de 2018. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário aberto constituído por 22 perguntas que se referiam aos projetos, gestão, público alvo e sugestões de melhoria na promoção de saúde . O questionário foi aplicado pelo próprio pesquisador. Para a coleta de dados primeiramente entrou-seApostas on-line com bônuscontato com a prefeitura municipal para pedir permissão para realizar a pesquisa. A segunda etapa foi entrarApostas on-line com bônuscontato com os sujeitos, para verificarApostas on-line com bônusdisponibilidadeApostas on-line com bônusparticipar da pesquisa. E a terceira etapa foi marcar um dia para a realização da coleta de dados da pesquisa, de acordo com a disponibilidade de cada participante. Depois foi aplicado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e o questionário. Os dados dos questionários foram tratados por meio da análise de conteúdo que de acordo com Bardin (2011) descreve, analisa e interpreta as ideias expressas nas entrevistas. RESULTADOS E DISCUSSÕES A partir da análise de dados, foi possível evidenciar que os gestores relacionados as Secretarias Municipais de Educação e Cultura (SMEC), de Desenvolvimento Social (CMD) e o Conselho Municipal de Desporto e Lazer, são os responsáveis pelas políticas públicas na área da atividade física na promoção da saúde e qualidade de vida no município de Condor. Salienta-se, que não há evidência da participação do gestor da Secretaria Municipal de Saúde na formulação de projetos e ações vinculadas a estas políticas públicas, participação esta que seria de extrema importância, pois estes projetos são de responsabilidade dos órgãos da saúde, pois visa a promoção da saúde e qualidade de vida dos indivíduos. Estes achados são corroborados com a ausência de Profissional de Educação Física junto ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município, onde há ausência de atividades voltadas para os grupos operativos de saúde (de hiperdia, gestantes, saúde mental, de idosos, entre outros) desenvolvidos das Estratégias de Saúde da Família (ESF), atendimento nas academias de saúde, dentre outros espaços coletivos. Segundo Bomfim (2012), o NASF tem por objetivo auxiliar a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, ajudando no crescimento dos recursos de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto na parte clínica quanto sanitário e ambiental dentro de suas respectivas áreas nacionais. Nesse contexto que a equipe de saúde ampliada composta por profissionais da saúde, dentre eles, o Educador Físico, desenvolve ações voltadas a prevenção de agravos, promoção e reabilitação da saúde dos indivíduos. As ações do NASF são fundamentais, pois contribuem significativamente para a qualificação da atençãoApostas on-line com bônussaúde a nível de Atenção Básica de Saúde, junto as Estratégias de Saúde da Família (ESF). Os projetos vinculados a esta política, existentes no município mencionado, são direcionados a atividades esportivas desenvolvidas com crianças e adolescentes, abrangendo competições; campeonatos de diversas modalidades para o público adulto, masculino e feminino, dentre eles, futebol, futsal, bocha; projeto de capoeira nas escolas municipais e organização de Jogos Escolares Municipais, bem como rústicas, passeio sobre rodas, voleibol de areia, tiro ao alvo, bolão, entre outros. Os participantes do estudo, destacaram que o objetivo dos projetos são basicamente a inserção social, bem-estar, lazer e promoção da saúde dos envolvidos. O público alvo desses projetos, são principalmente crianças e adolescentes, entre cinco a 15 anos de idade; pais e filhos; e demais pessoas entre 16 e 70 anos. Torna-se importante destacar, o alcance limitado da política pública aos indivíduos da sociedade, abrangendo principalmente crianças, adolescentes, público jovem, adulto, idosos, mas deixando a população mais idosa (acima de 80 anos), gestantes e população com necessidades especiais, a desejar. Outro ponto importante a considerar, é o perfil que a política se apresenta no município, sendo principalmente de competições e esportiva, limitando a possibilidade de um olhar ampliado sobre o próprio processo de saúde-doença dos indivíduos e de promoção de saúde e qualidade de vida, fragilizando os seus reais objetivos e implementação, pois nem todos os indivíduos são ativos e possuidores de uma condição de saúde plena, sem limitações ou condições agravantes.Para Rocha et al. (2013), com o aumento da pratica de atividade física podem se obter melhorias para indivíduosApostas on-line com bônusdiferentes faixas etárias, tais melhorias como: ganho de força muscular, capacidade aeróbia elevada; ganho de flexibilidade; melhoria do equilíbrio e coordenação motora, além, do bem-estar psicológicoApostas on-line com bônusnível satisfatório; perda de peso e diminuição de riscos para desenvolver doenças crônicas. Sendo assim, o indivíduo praticante de atividade física tem possibilidade de ter maior capacidade funcional e cognitiva, diferente dos que não a praticam. Conforme evidenciado na análise dos dados, é possível perceber a grande participação da comunidade no envolvimento dos projetos e ações propostas junto a esta política pública, desde a participação, como a própria organização das ações. Há também, o registro da inserção de parceiros para o desenvolvimento efetivo das atividades propostas, os quais contribuem significativamente com os mesmos. A grande dificuldade mencionada, para a implementação dos projetos, é basicamente a financeira, a qual por vezes limita o desenvolvimento das ações e projetos. A dificuldade apresentada, pode ser relacionada com a falta de esclarecimento dos gestores sobre editais de fomento municipal para ações votadas a políticas públicas na área da atividade física na promoção da saúde e qualidade de vida, as quaisApostas on-line com bônusmuitos momentos são disponibilizadas por ministérios, como o de saúde e educação. Também podemos vincular a frágil articulação governamental, com deputados, senadores para o direcionamento, priorização de verbas para as demandas sociais vinculadas a implementação da política mencionada. Os participantes deste estudo acreditam que os projetos existentes são suficientes para a demanda do município, não vendo a necessidade de outras ações, a não ser, para agregar novas modalidades esportivas ou ampliar as já existentes de forma gradual. Esta consideração pode vir atrelada a própria visão dos educadores físicos que participam das ações propostas a esta política, enquanto prioridade ou afinidade, bem como, da própria cultura que vincula a sociedade e os gestores. Apesar deApostas on-line com bônusmuitos momentos estar relacionado com aspectos culturais, acabam por limitar as oportunidades de ações direcionadas aos demais públicos que por vezes não são inseridos nas modalidades esportivas e de competição presentes no município, sendo por vezes excluídos, desassistidos pela política pública abordada neste estudo. CONSIDERAÇÕES FINAIS As políticas públicas na área da atividade física na promoção da saúde e qualidade de vida no município de Condor, apresenta-se ainda incipiente, principalmente quando relacionado a projetos e ações voltados aos objetivos de promoção da saúde e qualidade de vida dos indivíduos. Há necessidade de investimentos no município e a inserção de outros gestores na formulação e idealização de projetos e ações. Estas condutas poderão contribuir com os aspectos de estigma do processo saúde-doença dos indivíduos na sociedade, tanto do público-alvo, quanto dos profissionais envolvidos na elaboração das mesmas, o que reconhecerá novas demandas e novas exigências de ações e projetos atrelados a política mencionada. REFERÊNCIASBARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.BONFIM, G.C.S. O nasf no município de fortaleza e a intervenção do professor de educação física. Revista Diálogos Acadêmicos, Fortaleza, n.1, v.2, jul./dez.2012MALTA, D .C.et al. a implementação das prioridades da Política Nacional de Promoção da Saúde, um balanço, 2006 a 2014. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v.19, n.11, p.4301-4311, 2014.MORETTI, A .C.et al. Práticas Corporais/Atividade Física e Políticas Públicas de Promoção da Saúde .Saúde e Sociedade.São Paulo, v.18, n.2, p.346-354, 2009.PEREIRA, M.C.A.et al. Contribuições da socialização e das políticas públicas para a promoção do envelhecimento saudável: uma revisão de literatura. Revista Brasileira de Promoção a Saúde, Fortaleza, v.29, n.1, p.124-131, jan./mar., 2016.ROCHA, S.V.et al. Fatores associados à atividade física insuficiente no lazer entre idosos. Revista Brasileira Medicina do Esporte – Vol.19, n.3 – Mai/Jun, 2013SALIN, M .S.et al. Atividade Física para idosos: diretrizes para implantação de programas e ações. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Rio de Janeiro, 2011; n.14,v.2, p.197-20. {nl}Os leilões para autores de toda a América se iniciamApostas on-line com bônusjaneiro. Na Inglaterra,Apostas on-line com bônus1880, o livro foi publicado pela primeira vez, pela Em 1904, o Príncipe Duque de Orléans torna-se o primeiro rei francês a reinar sob o primeiro-ministro, Eugène II, e tornou-se membro da família real de Victor Hugo de Orleães, de origem francesa. Seus criados, os príncipes Guilherme de Orléans e Luís de Orléans, tiveram que se exilar para os ingleses para garantir os direitos de casamento das irmãs, uma decisão muito criticada nos tempos atuais. Apostas online na roletamega sena aposta online caixacomo declarar imposto de renda sobre apostasprevisões apostas desportivas. qual é o melhor site de aposta esportiva História do cinema Tipo ( d ) aspecto da história ( d ) história da mídiaaspecto da história Uma das primeiras câmeras usadas pelos irmãos Auguste e Louis Lumière, pioneiros do cinema. Embora não seja claro onde realmente começou a história do cinema, a primeira exibição de um filme de curta duração aconteceu no Salão Grand Café,Apostas on-line com bônusParis,Apostas on-line com bônus28 de dezembro de 1895. Nesta data, os Irmãos Lumière fizeram uma apresentação pública dos produtos de seu invento ao qual chamaram de Cinematógrafo. O evento causou comoção nos 30 e poucos presentes, a notícia se alastrou e,Apostas on-line com bônuspouco tempo, este fazer artístico conquistaria o mundo e faria nascer uma indústria multibilionária. O filme exibido foi L'Arrivée d'un Train à La Ciotat.[1] O cinema baseia-seApostas on-line com bônusprojeções públicas de imagens animadas. O cinema nasceu de várias inovações que vão desde do domínio fotográfico até a síntese do movimento. A esta foi atribuída como causa a persistência da visão ou "persistência retiniana", por teóricos renomados e importantes. Mas o efeito de movimento do cinema não pode ser explicado pela "persistência retiniana" , onde na verdade, aconteceApostas on-line com bônusnível neural, já posterior à fase da retina no processo de percepção visual. Hugo Münsterberg, psicólogo e um dos primeiros teóricos do cinema, já negava,Apostas on-line com bônus1916, a possibilidade do efeito de movimento produzido no cinema resultar de fenômenos retinianos. Münsterberg acreditava (e estava certo) que tudo acontecia na fase neural do processo de percepção visual, e deu ao fenômeno o nome de "Phi" (Fenômeno phi). Dentre os jogos óticos inventados vale a pena destacar o thaumatrópio (inventado entre 1820 e 1825 por John Ayrton Paris), Fenacistoscópio (1828-1832) por Joseph-Antoine Ferdinand Plateau, zootrópio (em 1828-1832 por William George Horner), praxinoscópio (em 1877) e o Estroboscópio (1828-1832 por Simon von Stampfer). Em 1888, Charles-Émile Reynaud melhorouApostas on-line com bônusinvenção e começou projetar imagens no Musée Grévin durante 10 anos. Em 1876, Eadweard Muybridge fez uma experiência: primeiro colocou 12 e depois 24 câmeras fotográficas ao longo de um hipódromo e tirou várias fotos da passagem de um cavalo. Ele obteve assim a decomposição do movimentoApostas on-line com bônusvárias fotografias e através de um zoopraxiscópio pode recompor o movimento. Em 1882, Étienne-Jules Marley melhorou o aparelho de Muybridge. Em 1888, Louis Aimée Augustin Le Prince filmou uma cena de cerca de 2 segundos mas a fragilidade do papel utilizado fez com que a projeção ficasse inadequada. William Kennedy Laurie Dickson, chefe engenheiro da Edison Laboratories, inventou uma tira de celuloide contendo uma sequência de imagens que seria a base para fotografia e projeção de imagensApostas on-line com bônusmovimento. Em 1891, Thomas Edison inventou o cinetógrafo e posteriormente o cinetoscópio. O último era uma caixa movida a eletricidade que continha a película inventada por Dickson mas com funções limitadas. O cinetoscópio não projetava o filme. Programa da primeira exibição. Baseado na invenção de Edison, Auguste e Louis Lumière inventaram o cinematógrafo, um aparelho portátil que consistia num aparelho trêsApostas on-line com bônusum (máquina de filmar, de revelar e projetar). Em 1895, o pai dos irmãos Lumière, Antoine, organizou uma exibição pública paga de filmes no dia 28 de dezembro no Salão do Grand Café de Paris. A exposição foi um sucesso. Este dia, data da primeira projeção pública paga, é comumente conhecida como o nascimento do cinema mesmo que os irmãos Lumière não tenham reivindicado para si a invenção de tal feito. Porém, as histórias americanas atribuem um maior peso a Thomas Edison pela invenção do cinema, quando na verdade o que ele fez foi pegar pequenos vídeos e exibi-losApostas on-line com bônusmaquinas caça-níquel, e para não perder tal fonte lucrativa sempre foi contra a exibição dos filmesApostas on-line com bônusgrandes salas. Os irmãos Lumière enviaram ao mundo, a fim de apresentar pequenos filmes, os primeiros registros como um início do cinema amador. "Sortie de l'usine Lumière à Lyon" (ou "Empregados deixando a Fábrica Lumière") é tido como o primeiro audiovisual exibido na história, sendo dirigido e produzido por Louis Lumière. Do mesmo ano, ainda dos irmãos Lumière o filme L'Arroseur Arrosé, uma pequena comédia. Menos de 6 meses depois, Edison projetaria seu primeiro filme, "Vitascope". Experiência de Eadweard Muybridge Desde o início, inventores e produtores cinematográficos tentaram casar a imagem com um som sincronizado. Mas nenhuma técnica deu certo até a década de 1920. Assim sendo, durante 30 anos os filmes eram praticamente silenciosos sendo acompanhados muitas vezes de música ao vivo, outras vezes de efeitos especiais e narração e diálogos escritos presentes entre cenas. Tendo destaque para Charles Chaplin, considerado uma das figuras mais importantes no cinema mudo. Desenvolvimento e negócios [ editar | editar código-fonte ] O ilusionista francês, Georges Méliès começou a exibir filmesApostas on-line com bônus1896, quando adquiriu uma "filmadora". Ele foi pioneiroApostas on-line com bônusalguns efeitos especiais. Seu filme "Le Voyage dans la Lune" (ou "Viagem à Lua") de apenas 14 minutos foi provavelmente o primeiro a tratar sobre o assunto de alienígenas.[2]Edwin S. Porter que se tornou cameraman de Thomas Edison usou pela primeira vez a técnica de edição de imagens. Em seu filme "Life of an American Fireman" de 1903 é possível ver duas imagens diferentes mas que ocorreram simultâneamente, a visão de uma mulher sendo resgatada por um bombeiro e a mesma cena com a visão do bombeiro resgatando a mulher. Em "The Great Train Robbery" (1903), um dos primeiros westerns do cinema, o grande legado foi o "cross-cutting" com imagens simultâneasApostas on-line com bônusdiferentes lugares. Mas o mais importanteApostas on-line com bônusPorter, foi que o final do filme "The Great Train Robbery" teve que ser mudado, por motivos morais e éticos, visto que originalmente os bandidos se saiam bem no final, o que passava uma ideia de impunidade ao povo, se mostrava a partir dai, um cinema "educador". O desenvolvimento de filmes fez crescer os nickelodeons, pequenos lugares de exibição de filmes onde se pagava o ingresso de 1 níquel, no qual se juntavam uma grande quantidade de pessoas, chamando a atenção da elite para o poder de influencia daquelas exibições. Os filmes também começaram a crescerApostas on-line com bônusduração. Antes um filme durava de 10 a 15 minutos. Em 1906, o filme australiano "The Story of the Kelly Gang" tinha 70 minutos sendo lembrado até hoje como o primeiro longa-metragem da história do cinema. Depois do filme australiano, a Europa começou a produzir filmes até mais longos: "La Reine Élisabeth" (filme francês de 1912), "Quo Vadis" (filme italiano de 1913) e "Cabiria" (filme italiano de 1914), este último com 123 minutos de duração. Em janeiro de 1914 foi exibido "Photo-Drama of Creation", um filme com mais de 8 horas de duração apresentado e narrado por Charles Taze Russell, fundador do movimento religioso dos Estudantes da Bíblia e da Sociedade Torre de Vigia. [5] O Fotodrama consistia de um conjunto de slides com pinturas coloridas descrevendo o relato criativo bíblico desde a criação do Universo aos dias atuais, se prolongando pelos 1 000 anos futuros do reino de Jesus, segundo as crenças de Russell. Foi o primeiro filme a incluir som sincronizado e imagens coloridas. O filme consistiaApostas on-line com bônus96 gravações de pequenos discursos bíblicos, narrados por um locutor bem conhecido da época. Muitas cenas eram acompanhadas por música clássica. Operadores habilidosos usavam fonógrafos para tocar as gravações de música e voz, sincronizando o som com slides e filmes coloridos que encenavam histórias da Bíblia.[6][7] Pelo lado americano, o diretor D.W. Griffith conseguia destaque. Seu filme, "The Birth of a Nation" (ou "O Nascimento de uma nação") de 1915, foi considerado um dos filmes mais populares da época do cinema mudo, causou polêmica por ser uma glorificação da escravatura, segregação racial e promoção do aparecimento da Ku Klux Klan. Já Intolerância (1916) ("Intolerance: Love's Struggle Throughout the Ages") é considerado uma das grandes obras do cinema mudo, apesar da grande massa não ter entendido a proposta de quatro historias simultâneas, achando o filme muito confuso. "The Gold Rush" de Charlie Chaplin. Até esta época, Itália e França tinham o cinema mais popular e poderoso do mundo mas com a Primeira Guerra Mundial, a indústria europeia de cinema foi arrasada. Os EUA começaram a destacar-se no mundo do cinema fazendo e importando diversos filmes. Thomas Edison tentou tomar o controle dos direitos sobre a exploração do cinematógrafo. Alguns produtores independentes emigraram de Nova York à costa oesteApostas on-line com bônuspequeno povoado chamado Hollywoodland, graças a Griffith, que já o sugeria. Lá encontraram condições ideais para rodar: dias ensolarados quase todo ano, diferentes paisagens que puderam servir como locações e quase todos as etnias como, negros, brancos, latinos, indianos, índios, orientais e etc, um "banquete" de coadjuvantes. Assim nasceu a chamada "Meca do Cinema", e Hollywood se transformou no mais importante centro da indústria cinematográfica do planeta. (VER: Cinema de arte) Nesta época foram fundados os mais importantes estúdios de cinema (Fox, Universal Studios, Paramount) promovidos por judeus (Darryl Zanuck, Samuel Bronston, Samuel Goldwyn, etc. ) que viam o cinema como um negócio. Lutaram entre si e às vezes para competir melhor, juntaram empresas assim nasceu a 20th Century Fox (da antiga Fox) e Metro-Goldwyn-Mayer (união dos estúdios de Samuel Goldwyn com Louis B.Mayer). Os estúdios encontraram diretores e atores e com isso nasceu o "star system", sistema de promoção de estrelas e com isso, de ideologias e pensamentos de Hollywood. Começaram a se destacar nesta época comédias de Charlie Chaplin e Buster Keaton, aventuras de Douglas Fairbanks e romances de Clara Bow. Foi o próprio Charles Chaplin e Douglas Fairbanks junto a Mary Pickford e David Wark Griffith que acabaram criando a United Artists com o motivo de desafiar o poder dos grandes estúdios. O cinema no mundo [ editar | editar código-fonte ] Em alternativa a Hollywood existiam vários outros lugares que investiam no cinema de arte e contribuíam para seu desenvolvimento. Na França, os cineastas entre 1919 e 1929 começaram um estilo chamado de Cinema Impressionista Francês ou cinema de vanguarda (avant gardeApostas on-line com bônusfrancês). Se destacaram nesta época o cineasta Abel Gance com seu filme épico "Napoléon" e "J'accuse" e Jean Epstein com seu filme "A Queda da Casa de Usher" de 1928, ainda se destaca Germaine Dulac de "La Souriante Madame Beudet". Ainda temos nesse movimento "A Moça da Água" (La Fille de l'eau), de Jean Renoir, que mais tarde ajudaria a construir outra escola de cinema: Realismo Poético Francês. Na Alemanha surgiu o expressionismo alemão donde se destacam os filmes "Das Cabinet des Dr. Caligari" ("O Gabinete do Dr. Caligari ") de 1920 do diretor Robert Wiene, "Nosferatu", "Phantom" ambos de 1922 e do diretor Friedrich Wilhelm Murnau e Metrópolis de Fritz Lang de 1927. Outros filmes de destaque são: "O Gabinete das Figuras de Cera" e "A Última Gargalhada". Na Espanha surgiu o cinema surrealista donde se destacou o diretor Luis Buñuel. "Un perro andaluz" (ou "Um Cão Andaluz"Apostas on-line com bônusportuguês) de 1928 foi o filme que mais representou o cinema surrealista de Buñuel. Destaca-se ainda: "A Idade do Ouro". Na Rússia se destacou o cineasta Serguei Eisenstein que criou uma nova técnica de montagem, chamada montagem intelectual ou dialéctica. Seu filme de maior destaque foi "O Couraçado Potemkin" (ou br: "O Encouraçado Potemkin") de 1925. Já Dziga Vertov, de "O Homem com a Câmera" se propôs a um documentário sofisticado, chamado "Cine-Olho". Outros filmes de arte russos de destaque são: "Aelita" e "Terra". O dinamarquês Carl Theodor Dreyer, roda "Le Passion de Jeanne D'arc", um filme mudo de 1928 com a atriz Maria Falconetti no papel de Joana. Considerado por alguns um dos melhores filmes de todos os tempos. O filme dá valor à expressão facial. Foi filmado na Itália. Infelizmente, cerca de 90% dos filmes mudos se perderam, por falta de cuidado ou de boa conservação. De fato, a maioria dos filmes mudos foi derretida a fim de recuperarem o nitrato de prata, um componente caro. A era do som [ editar | editar código-fonte ] Até então já haviam sido feitos experimentos com som mas com problemas de sincronização e amplificação. Em 11 de janeiro de 1914 estreava o "Fotodrama da Criação", uma apresentação marcante produzida para que as pessoas desenvolvessem fé na Bíblia como a Palavra de Deus. Numa épocaApostas on-line com bônusque a crença na evolução, a alta crítica e o ceticismo estava se instaurando, o "Fotodrama" defendia a tradicional crença de um Criador único, Jeová. Charles Taze Russell, que liderava os Estudantes da Bíblia (como então eram conhecidas as Testemunhas de Jeová), estava sempre procurando meios mais rápidos e eficazes para divulgar a Bíblia. Os Estudantes da Bíblia já faziam uso do poder da página impressa havia mais de três décadas. Agora, uma nova ferramenta atraiu a atenção deles: os filmes. Na década de 1890, o público conheceu o cinema mudo. Alguns anos depois,Apostas on-line com bônus1903, um filme religioso foi exibido numa igrejaApostas on-line com bônusNova York. Em 1912, quando a indústria cinematográfica estava apenas iniciando, Russell corajosamente começou a preparar o "Fotodrama". Ele percebeu que os filmes poderiam transmitir seu conhecimento e ideológia bíblica de uma forma que a página impressa por si só não conseguiria. O "Fotodrama", que tinha oito horas de duração, era geralmente exibidoApostas on-line com bônusquatro partes. Ele consistiaApostas on-line com bônus96 gravações de pequenos discursos bíblicos, narrados por um locutor bem conhecido da época. Muitas cenas eram acompanhadas por música clássica. Operadores habilidosos usavam fonógrafos para tocar as gravações de música e voz, sincronizando o som com slides e filmes coloridos que encenavam histórias famosas da Bíblia. Em 1926, a Warner Brothers introduziu o sistema de som Vitaphone (gravação de som sobre um disco) até queApostas on-line com bônus1927, a Warner lançou o filme "The Jazz Singer", um filme musical que pela primeira vez na história do cinema tinha alguns diálogos e cantorias sincronizados aliados a partes totalmente sem som; entãoApostas on-line com bônus1928 o filme "The Lights of New York", (também da Warner), se tornaria o primeiro filme com som totalmente sincronizado. O som gravado no disco do sistema Vitaphone foi logo sendo substituído por outro sistema como o Movietone da Fox, DeForest Phonofilm e Photophone da RCA com sistema de som no próprio filme. O Beijo, lançadoApostas on-line com bônus1929 e protagonizado pela atriz sueca Greta Garbo, foi o último filme mudo da MGM e o último da história de Hollywood, com exceção de duas jóias raras de Chaplin: Luzes da Cidade e Tempos Modernos. No final de 1929, o cinema de Hollywood já era quase totalmente falado. No resto do mundo, por razões económicas, a transição do mudo para o falado foi feito mais lentamente. Neste mesmo ano já lançado grandes filmes falados como "Blackmail" de Alfred Hitchcock (o primeiro filme inglês falado), "Applause" do diretor Rouben Mamoulian (um musicalApostas on-line com bônuspreto e branco) e "Chinatown Nights" de William A. Wellman (mesmo diretor de "Uma estrela nasce" de 1937). Foi também no ano de 1929 criado o prêmio Óscar ou Prêmios da Academia que serve até os dias atuais como premiação aos melhores do cinema. O uso do som fez com que o cinema se diversificasse maisApostas on-line com bônustermos de gêneros. Dessa nova tecnologia nascia o musical e também algumas comédias cinematográficas. E do casamento dos dois surgia a comédia musical. "Gone With the Wind" de Victor Fleming. Filmes históricos ou bíblicos na maioria das vezes caminharam de mãos dadas. Dentre os que misturavam este dois gêneros se destacaram "Os Dez Mandamentos" (versão original de 1923), "Rei dos Reis" de 1927 e Cleópatra de 1934. Filmes de gangsters se tornaram populares como por exemplo "Little Caesar" e "The Public Enemy" ambos de 1931. Este tipo de filme foi fortemente influenciado pelo Expressionismo Europeu. Talvez o ator que mais se destacou neste gênero foi Humphrey Bogart. O gênero ficção científica já existente desde o cinema mudo foi se desenvolvendo cada vez mais com a produção de clássicos como "Drácula" (com Bela Lugosi) de 1931 e "Frankenstein" (com Boris Karloff) do mesmo ano. O duplo sentido com conotações sexuais de Mae WestApostas on-line com bônus"She Done Him Wrong" de 1933. A comédia anárquica sem sentido dos Irmãos Marx. Em 1939 os maiores êxitos do cinema foram "O Maravilhoso Mágico de Oz" e o "Gone with the Wind" (pt: "E tudo o vento levou"; br: "E o vento levou"). Na Itália foi criada a Cinecittà por ordem de MussoliniApostas on-line com bônus1937. Na América Latina se destacaram o mexicano Cantinflas e a luso-brasileira Carmem Miranda. Carmem Miranda estreou no filme "Alô Alô Carnaval " de 1936 mas conseguiria sucesso internacional na década seguinte atuandoApostas on-line com bônusHollywood. O filme "Casablanca" de 1943 A Segunda Guerra Mundial fez com que a Inglaterra e Estados Unidos produzissem vários filmes com apelo patriota e que serviram de propaganda de guerra. Havia também, já no final da guerra, filmes antinazistas. Dentre os filmes que retrataram a época da guerra se destacou o popular "Casablanca" de 1943 com o ator Humphrey Bogart. No começo da década, o diretor Orson Welles lançou o filme "Citizen Kane" (em Portugal, "O Mundo a seus Pés"; no Brasil, "Cidadão Kane") com inovações como ângulos de filmagem e narrativa não linear. Em 1946, o diretor Frank Capra lançou o filme "It's a wonderful life". Ambos os filmes estão classificados entre os melhores de todos os tempos. No ano de 1947, o Comitê de Investigação de Atividades Antiamericanas do Senado dos Estados Unidos fez a primeira lista negra de Hollywood, acusando 10 diretores e escritores de promover propaganda comunista. Os filmes "Mission to Moscow" e "Song of Russia" foram considerados propaganda pró-soviética. Na Itália nascia o Neorrealismo como reação ao cinema fascista do regime de Mussolini, e buscava a máxima naturalidade, com atores não profissionais, iluminação natural e com uma forte crítica social. Se considera inaugurado o gênero com "Roma, Cidade Aberta" (de 1945), ainda que se considera como seu maior representante "Ladrões de bicicletas)" de Vittorio de Sica. O Comitê de Investigação de Atividades Antiamericanas do Senado dos Estados Unidos amplia a lista suspeita incluindo diretores, atores e escritores incluindo até mesmo Charles Chaplin. O início da década de 1950 marcou para a chanchada brasileira uma enorme reviravolta. Embora a Atlântida Cinematográfica tenha se consagrado na década anterior como uma das mais fortes indústrias cinematográficas do país, ainda assim as produções eram um tanto desleixadas. Os estúdios estavam mal acomodados, os equipamentos sem a manutenção necessária e os atores recebiam quantias ínfimas pelo árduo trabalho de interpretarApostas on-line com bônuscondições precárias. No fim da década 1940, mais precisamente no ano 47, o sucesso das chanchadas trouxeram para a Atlântida uma série de novos investidores, interessados principalmenteApostas on-line com bônusparticipar dos lucros da empresa, então ainda sob a administração de Moacyr Fenelon e dos irmãos José Carlos e Paulo Burle. [8] EntraApostas on-line com bônuscena nesta altura um personagem que será fundamental na consolidação das produções da Atlântida na década de 1950: Luiz Severiano Ribeiro Júnior. Severiano entrou juntamente com vários outros empresários nos investimentosApostas on-line com bônusproduções, que a ele principalmente interessavam por seu domínioApostas on-line com bônuspelo menos 40% das salas de exibição no Brasil. Assim, ele poderia participar dos lucros de uma forma muito maior. A grande surpresa veio aindaApostas on-line com bônus1947, quando noticiaram que Severiano havia comprado uma grande quantia de ações da Atlântida, tornando-se acionista majoritário e, consequentemente, dono da companhia. Os filmes 3-D porém duraram pouco tempo, de 1952 até 1954 dentre os quais se destacou o filme "House of Wax" de 1953. O cineasta Akira Kurosawa projeta mundialmente o cinema japonês com os filmes "Rashômon" e "Shichinin no Samurai" ("Os Sete Samurais "), lá também se destaca Kenji Mizoguchi ("Ugetsu monogatari") e Yasujiro Ozu ("Tōkyō Monogatari "). No final da década de 1950 surgia na França o movimento Nouvelle Vague no qual se destacaram Claude Chabrol, Jean-Luc Godard ("O Acossado") e François Truffaut ("Os Incompreendidos"). Marilyn Monroe se destaca como atriz e símbolo sexual feminino nas obras de Billy WilderApostas on-line com bônus"The Seven Year Itch", de 1955 e "Some Like it Hot", de 1959. O cinema da Índia era produzidoApostas on-line com bônusgrande escala, mas no ano de 1955 pela primeira vez ganhou reconhecimento internacional com o filme "Pather Panchali" (ou "A canção do caminho"). O cineasta sueco Ingmar Bergman ganha projeção internacional como um dos maiores cineastas de todos os tempos com as obras-primas "Det Sjunde Inseglet" (O Sétimo Selo) e "Smultronstället" (Morangos Silvestres), ambas do ano de 1957. Alfred Htichcock lança "Vertigo", considerado um dos maiores êxitos do cinema. Nos anos 1960 o sistema Hollywood começou a entrarApostas on-line com bônusdeclínio. Muitas produções passaram a ser feitasApostas on-line com bônusPinewood Studios na Inglaterra e Cinecittà na Itália ficando fora de Hollywood. "Mary Poppins" de 1964 da Walt Disney Productions, "My Fair Lady" também de 64 e "The Sound of Music" (br: A noviça rebelde - pt: Música no coração) de 1965 estão entre os filmes mais rentáveis da década. Iniciado pelo diretor John Cassavetes, o cinema americano passou a tomar novos rumos com a produção independente com orçamento reduzido. Na França o destaque ficou para "Jules e Jim" de 1962 (br: "Uma mulher para dois" de François Truffaut). Na Itália foi o filme "La Dolce Vita" de Federico Fellini de 1960. Na Inglaterra o destaque ficou para o início da série de filmes de 007 com o filme "Dr.No"Apostas on-line com bônus1962. Na América Latina o maior destaque ficou por conta da Argentina e do diretor Fernando Solanas. Pensando o cinema [ editar | editar código-fonte ] História do pensamento cinematográfico - apontamentos [ editar | editar código-fonte ] Desde o momentoApostas on-line com bônusque o Cinema começou dar seus primeiros passos, os envolvidos com a nova prática já começavam a pensá-la teoricamente. Este primeiro momento, que pode ser chamado de tradição Formativa, pensou o Cinema a partir de seus aspectos técnicos, principalmente no que tange à importância da montagem para uma película. O nome que se destaca nesse momento é o de Sergei Eisenstein, soviético.Segundo Quinsani:"(... ) o autor central da categoria formativa, e que mais ganhou projeção, foi Sergei Eisenstein. Boa parte deApostas on-line com bônusreflexão está associada à execução de suas obras, que tiveram grande reverberaçãoApostas on-line com bônustodo o mundo. Seus principais livros são: A forma do filme e O sentido do filme. TodaApostas on-line com bônusreflexão giraApostas on-line com bônustorno da montagem, considerada o eixo central da estruturação do fazer cinematográfico e deApostas on-line com bônusteorização.(...)".[ 9 ] O predomínio desta forma de pensar o Cinema não duraria para sempre. Já a partir da década de 1920 se começa a perceber que o Cinema não pode ser pensado apenas através de elementos técnicos. Béla Balázs aponta que David Wark Griffith, comApostas on-line com bônusrevolucionária técnica de montagem fragmentária de cenas, renovou a maneira de se contar histórias ao possibilitar novos direções para o olhar do espectador. Novas tecnologias também contribuíram para a evolução da imagem cinematográfica. A resposta contra a tradição Normativa amadureceu na segunda metade do século XX. Contra o caráter político que a tradição Formativa dava ao Cinema, se passou a argumentar que a realidade apreendida pela tela grande vinha antes de qualquer significado que se quisesse incutirApostas on-line com bônusum filme. Siegfried Kracauer e André Bazin são os grandes nomes desse movimento.Kracauer"(... ) Elabora o conceito de abordagem cinemática, na qual o cineasta tem emApostas on-line com bônusmente a intenção do registro do real e do registro cinematográfico desse real. O cinema só tende a perder seu caráter específico quando é enquadrado como arte tradicional, pois esta só pode ser pensada a partir da transcendência pela imaginação daquilo que aborda. A realidade está mais explícita a partir do cinema na medidaApostas on-line com bônusque expressa os significados do mundo.(...)".[ 10 ] André Bazin, na França, contribuiu para a criação de muitas das tendências teóricas que ainda vigoram. História da relação entre a História e o Cinema - apontamentos [ editar | editar código-fonte ] Se Arthur Elton propôs pela primeira vez (em 1950) que o Cinema deveria ser posto no mesmo patamar das outras fontes históricas, foi somenteApostas on-line com bônus1970 com Marc Ferro e seu artigo "O filme, uma contra-análise da sociedade?" que o assunto começou a entrarApostas on-line com bônusdiscussão no âmbito acadêmicoApostas on-line com bônuslarga escala. Ferro até mesmo nomeou esta nova frente de pesquisa de "sócio-história cinematográfica". Quinsani nos explica que Ferro propôs para que se conseguisse ver o conteúdo latente dentro de um filme que"(... ) a ideologia encontra-se na base de sustentação do conteúdo apresentado por um filme. Real e ficção se formam e transitam a partir destas bases. A análise do conteúdo aparente de suas imagens eApostas on-line com bônuscrítica a partir do cruzamento de outras fontes, permite desvelar o conteúdo latente, a zona de realidade não-visível, composta pelos elementos transpostos conscientemente ou inconscientemente pelos realizadores do filme.(...)".[ 11 ]Referências História do cinema Tipo ( d ) aspecto da história ( d ) história da mídiaaspecto da história Uma das primeiras câmeras usadas pelos irmãos Auguste e Louis Lumière, pioneiros do cinema. Embora não seja claro onde realmente começou a história do cinema, a primeira exibição de um filme de curta duração aconteceu no Salão Grand Café,Apostas on-line com bônusParis,Apostas on-line com bônus28 de dezembro de 1895. Nesta data, os Irmãos Lumière fizeram uma apresentação pública dos produtos de seu invento ao qual chamaram de Cinematógrafo. O evento causou comoção nos 30 e poucos presentes, a notícia se alastrou e,Apostas on-line com bônuspouco tempo, este fazer artístico conquistaria o mundo e faria nascer uma indústria multibilionária. O filme exibido foi L'Arrivée d'un Train à La Ciotat.[1] O cinema baseia-seApostas on-line com bônusprojeções públicas de imagens animadas. O cinema nasceu de várias inovações que vão desde do domínio fotográfico até a síntese do movimento. A esta foi atribuída como causa a persistência da visão ou "persistência retiniana", por teóricos renomados e importantes. Mas o efeito de movimento do cinema não pode ser explicado pela "persistência retiniana" , onde na verdade, aconteceApostas on-line com bônusnível neural, já posterior à fase da retina no processo de percepção visual. Hugo Münsterberg, psicólogo e um dos primeiros teóricos do cinema, já negava,Apostas on-line com bônus1916, a possibilidade do efeito de movimento produzido no cinema resultar de fenômenos retinianos. Münsterberg acreditava (e estava certo) que tudo acontecia na fase neural do processo de percepção visual, e deu ao fenômeno o nome de "Phi" (Fenômeno phi). Dentre os jogos óticos inventados vale a pena destacar o thaumatrópio (inventado entre 1820 e 1825 por John Ayrton Paris), Fenacistoscópio (1828-1832) por Joseph-Antoine Ferdinand Plateau, zootrópio (em 1828-1832 por William George Horner), praxinoscópio (em 1877) e o Estroboscópio (1828-1832 por Simon von Stampfer). Em 1888, Charles-Émile Reynaud melhorouApostas on-line com bônusinvenção e começou projetar imagens no Musée Grévin durante 10 anos. Em 1876, Eadweard Muybridge fez uma experiência: primeiro colocou 12 e depois 24 câmeras fotográficas ao longo de um hipódromo e tirou várias fotos da passagem de um cavalo. Ele obteve assim a decomposição do movimentoApostas on-line com bônusvárias fotografias e através de um zoopraxiscópio pode recompor o movimento. Em 1882, Étienne-Jules Marley melhorou o aparelho de Muybridge. Em 1888, Louis Aimée Augustin Le Prince filmou uma cena de cerca de 2 segundos mas a fragilidade do papel utilizado fez com que a projeção ficasse inadequada. William Kennedy Laurie Dickson, chefe engenheiro da Edison Laboratories, inventou uma tira de celuloide contendo uma sequência de imagens que seria a base para fotografia e projeção de imagensApostas on-line com bônusmovimento. Em 1891, Thomas Edison inventou o cinetógrafo e posteriormente o cinetoscópio. O último era uma caixa movida a eletricidade que continha a película inventada por Dickson mas com funções limitadas. O cinetoscópio não projetava o filme. Programa da primeira exibição. Baseado na invenção de Edison, Auguste e Louis Lumière inventaram o cinematógrafo, um aparelho portátil que consistia num aparelho trêsApostas on-line com bônusum (máquina de filmar, de revelar e projetar). Em 1895, o pai dos irmãos Lumière, Antoine, organizou uma exibição pública paga de filmes no dia 28 de dezembro no Salão do Grand Café de Paris. A exposição foi um sucesso. Este dia, data da primeira projeção pública paga, é comumente conhecida como o nascimento do cinema mesmo que os irmãos Lumière não tenham reivindicado para si a invenção de tal feito. Porém, as histórias americanas atribuem um maior peso a Thomas Edison pela invenção do cinema, quando na verdade o que ele fez foi pegar pequenos vídeos e exibi-losApostas on-line com bônusmaquinas caça-níquel, e para não perder tal fonte lucrativa sempre foi contra a exibição dos filmesApostas on-line com bônusgrandes salas. Os irmãos Lumière enviaram ao mundo, a fim de apresentar pequenos filmes, os primeiros registros como um início do cinema amador. "Sortie de l'usine Lumière à Lyon" (ou "Empregados deixando a Fábrica Lumière") é tido como o primeiro audiovisual exibido na história, sendo dirigido e produzido por Louis Lumière. Do mesmo ano, ainda dos irmãos Lumière o filme L'Arroseur Arrosé, uma pequena comédia. Menos de 6 meses depois, Edison projetaria seu primeiro filme, "Vitascope". Experiência de Eadweard Muybridge Desde o início, inventores e produtores cinematográficos tentaram casar a imagem com um som sincronizado. Mas nenhuma técnica deu certo até a década de 1920. Assim sendo, durante 30 anos os filmes eram praticamente silenciosos sendo acompanhados muitas vezes de música ao vivo, outras vezes de efeitos especiais e narração e diálogos escritos presentes entre cenas. Tendo destaque para Charles Chaplin, considerado uma das figuras mais importantes no cinema mudo. Desenvolvimento e negócios [ editar | editar código-fonte ] O ilusionista francês, Georges Méliès começou a exibir filmesApostas on-line com bônus1896, quando adquiriu uma "filmadora". Ele foi pioneiroApostas on-line com bônusalguns efeitos especiais. Seu filme "Le Voyage dans la Lune" (ou "Viagem à Lua") de apenas 14 minutos foi provavelmente o primeiro a tratar sobre o assunto de alienígenas.[2]Edwin S. Porter que se tornou cameraman de Thomas Edison usou pela primeira vez a técnica de edição de imagens. Em seu filme "Life of an American Fireman" de 1903 é possível ver duas imagens diferentes mas que ocorreram simultâneamente, a visão de uma mulher sendo resgatada por um bombeiro e a mesma cena com a visão do bombeiro resgatando a mulher. Em "The Great Train Robbery" (1903), um dos primeiros westerns do cinema, o grande legado foi o "cross-cutting" com imagens simultâneasApostas on-line com bônusdiferentes lugares. Mas o mais importanteApostas on-line com bônusPorter, foi que o final do filme "The Great Train Robbery" teve que ser mudado, por motivos morais e éticos, visto que originalmente os bandidos se saiam bem no final, o que passava uma ideia de impunidade ao povo, se mostrava a partir dai, um cinema "educador". O desenvolvimento de filmes fez crescer os nickelodeons, pequenos lugares de exibição de filmes onde se pagava o ingresso de 1 níquel, no qual se juntavam uma grande quantidade de pessoas, chamando a atenção da elite para o poder de influencia daquelas exibições. Os filmes também começaram a crescerApostas on-line com bônusduração. Antes um filme durava de 10 a 15 minutos. Em 1906, o filme australiano "The Story of the Kelly Gang" tinha 70 minutos sendo lembrado até hoje como o primeiro longa-metragem da história do cinema. Depois do filme australiano, a Europa começou a produzir filmes até mais longos: "La Reine Élisabeth" (filme francês de 1912), "Quo Vadis" (filme italiano de 1913) e "Cabiria" (filme italiano de 1914), este último com 123 minutos de duração. Em janeiro de 1914 foi exibido "Photo-Drama of Creation", um filme com mais de 8 horas de duração apresentado e narrado por Charles Taze Russell, fundador do movimento religioso dos Estudantes da Bíblia e da Sociedade Torre de Vigia. [5] O Fotodrama consistia de um conjunto de slides com pinturas coloridas descrevendo o relato criativo bíblico desde a criação do Universo aos dias atuais, se prolongando pelos 1 000 anos futuros do reino de Jesus, segundo as crenças de Russell. Foi o primeiro filme a incluir som sincronizado e imagens coloridas. O filme consistiaApostas on-line com bônus96 gravações de pequenos discursos bíblicos, narrados por um locutor bem conhecido da época. Muitas cenas eram acompanhadas por música clássica. Operadores habilidosos usavam fonógrafos para tocar as gravações de música e voz, sincronizando o som com slides e filmes coloridos que encenavam histórias da Bíblia.[6][7] Pelo lado americano, o diretor D.W. Griffith conseguia destaque. Seu filme, "The Birth of a Nation" (ou "O Nascimento de uma nação") de 1915, foi considerado um dos filmes mais populares da época do cinema mudo, causou polêmica por ser uma glorificação da escravatura, segregação racial e promoção do aparecimento da Ku Klux Klan. Já Intolerância (1916) ("Intolerance: Love's Struggle Throughout the Ages") é considerado uma das grandes obras do cinema mudo, apesar da grande massa não ter entendido a proposta de quatro historias simultâneas, achando o filme muito confuso. "The Gold Rush" de Charlie Chaplin. Até esta época, Itália e França tinham o cinema mais popular e poderoso do mundo mas com a Primeira Guerra Mundial, a indústria europeia de cinema foi arrasada. Os EUA começaram a destacar-se no mundo do cinema fazendo e importando diversos filmes. Thomas Edison tentou tomar o controle dos direitos sobre a exploração do cinematógrafo. Alguns produtores independentes emigraram de Nova York à costa oesteApostas on-line com bônuspequeno povoado chamado Hollywoodland, graças a Griffith, que já o sugeria. Lá encontraram condições ideais para rodar: dias ensolarados quase todo ano, diferentes paisagens que puderam servir como locações e quase todos as etnias como, negros, brancos, latinos, indianos, índios, orientais e etc, um "banquete" de coadjuvantes. Assim nasceu a chamada "Meca do Cinema", e Hollywood se transformou no mais importante centro da indústria cinematográfica do planeta. (VER: Cinema de arte) Nesta época foram fundados os mais importantes estúdios de cinema (Fox, Universal Studios, Paramount) promovidos por judeus (Darryl Zanuck, Samuel Bronston, Samuel Goldwyn, etc. ) que viam o cinema como um negócio. Lutaram entre si e às vezes para competir melhor, juntaram empresas assim nasceu a 20th Century Fox (da antiga Fox) e Metro-Goldwyn-Mayer (união dos estúdios de Samuel Goldwyn com Louis B.Mayer). Os estúdios encontraram diretores e atores e com isso nasceu o "star system", sistema de promoção de estrelas e com isso, de ideologias e pensamentos de Hollywood. Começaram a se destacar nesta época comédias de Charlie Chaplin e Buster Keaton, aventuras de Douglas Fairbanks e romances de Clara Bow. Foi o próprio Charles Chaplin e Douglas Fairbanks junto a Mary Pickford e David Wark Griffith que acabaram criando a United Artists com o motivo de desafiar o poder dos grandes estúdios. O cinema no mundo [ editar | editar código-fonte ] Em alternativa a Hollywood existiam vários outros lugares que investiam no cinema de arte e contribuíam para seu desenvolvimento. Na França, os cineastas entre 1919 e 1929 começaram um estilo chamado de Cinema Impressionista Francês ou cinema de vanguarda (avant gardeApostas on-line com bônusfrancês). Se destacaram nesta época o cineasta Abel Gance com seu filme épico "Napoléon" e "J'accuse" e Jean Epstein com seu filme "A Queda da Casa de Usher" de 1928, ainda se destaca Germaine Dulac de "La Souriante Madame Beudet". Ainda temos nesse movimento "A Moça da Água" (La Fille de l'eau), de Jean Renoir, que mais tarde ajudaria a construir outra escola de cinema: Realismo Poético Francês. Na Alemanha surgiu o expressionismo alemão donde se destacam os filmes "Das Cabinet des Dr. Caligari" ("O Gabinete do Dr. Caligari ") de 1920 do diretor Robert Wiene, "Nosferatu", "Phantom" ambos de 1922 e do diretor Friedrich Wilhelm Murnau e Metrópolis de Fritz Lang de 1927. Outros filmes de destaque são: "O Gabinete das Figuras de Cera" e "A Última Gargalhada". Na Espanha surgiu o cinema surrealista donde se destacou o diretor Luis Buñuel. "Un perro andaluz" (ou "Um Cão Andaluz"Apostas on-line com bônusportuguês) de 1928 foi o filme que mais representou o cinema surrealista de Buñuel. Destaca-se ainda: "A Idade do Ouro". Na Rússia se destacou o cineasta Serguei Eisenstein que criou uma nova técnica de montagem, chamada montagem intelectual ou dialéctica. Seu filme de maior destaque foi "O Couraçado Potemkin" (ou br: "O Encouraçado Potemkin") de 1925. Já Dziga Vertov, de "O Homem com a Câmera" se propôs a um documentário sofisticado, chamado "Cine-Olho". Outros filmes de arte russos de destaque são: "Aelita" e "Terra". O dinamarquês Carl Theodor Dreyer, roda "Le Passion de Jeanne D'arc", um filme mudo de 1928 com a atriz Maria Falconetti no papel de Joana. Considerado por alguns um dos melhores filmes de todos os tempos. O filme dá valor à expressão facial. Foi filmado na Itália. Infelizmente, cerca de 90% dos filmes mudos se perderam, por falta de cuidado ou de boa conservação. De fato, a maioria dos filmes mudos foi derretida a fim de recuperarem o nitrato de prata, um componente caro. A era do som [ editar | editar código-fonte ] Até então já haviam sido feitos experimentos com som mas com problemas de sincronização e amplificação. Em 11 de janeiro de 1914 estreava o "Fotodrama da Criação", uma apresentação marcante produzida para que as pessoas desenvolvessem fé na Bíblia como a Palavra de Deus. Numa épocaApostas on-line com bônusque a crença na evolução, a alta crítica e o ceticismo estava se instaurando, o "Fotodrama" defendia a tradicional crença de um Criador único, Jeová. Charles Taze Russell, que liderava os Estudantes da Bíblia (como então eram conhecidas as Testemunhas de Jeová), estava sempre procurando meios mais rápidos e eficazes para divulgar a Bíblia. Os Estudantes da Bíblia já faziam uso do poder da página impressa havia mais de três décadas. Agora, uma nova ferramenta atraiu a atenção deles: os filmes. Na década de 1890, o público conheceu o cinema mudo. Alguns anos depois,Apostas on-line com bônus1903, um filme religioso foi exibido numa igrejaApostas on-line com bônusNova York. Em 1912, quando a indústria cinematográfica estava apenas iniciando, Russell corajosamente começou a preparar o "Fotodrama". Ele percebeu que os filmes poderiam transmitir seu conhecimento e ideológia bíblica de uma forma que a página impressa por si só não conseguiria. O "Fotodrama", que tinha oito horas de duração, era geralmente exibidoApostas on-line com bônusquatro partes. Ele consistiaApostas on-line com bônus96 gravações de pequenos discursos bíblicos, narrados por um locutor bem conhecido da época. Muitas cenas eram acompanhadas por música clássica. Operadores habilidosos usavam fonógrafos para tocar as gravações de música e voz, sincronizando o som com slides e filmes coloridos que encenavam histórias famosas da Bíblia. Em 1926, a Warner Brothers introduziu o sistema de som Vitaphone (gravação de som sobre um disco) até queApostas on-line com bônus1927, a Warner lançou o filme "The Jazz Singer", um filme musical que pela primeira vez na história do cinema tinha alguns diálogos e cantorias sincronizados aliados a partes totalmente sem som; entãoApostas on-line com bônus1928 o filme "The Lights of New York", (também da Warner), se tornaria o primeiro filme com som totalmente sincronizado. O som gravado no disco do sistema Vitaphone foi logo sendo substituído por outro sistema como o Movietone da Fox, DeForest Phonofilm e Photophone da RCA com sistema de som no próprio filme. O Beijo, lançadoApostas on-line com bônus1929 e protagonizado pela atriz sueca Greta Garbo, foi o último filme mudo da MGM e o último da história de Hollywood, com exceção de duas jóias raras de Chaplin: Luzes da Cidade e Tempos Modernos. No final de 1929, o cinema de Hollywood já era quase totalmente falado. No resto do mundo, por razões económicas, a transição do mudo para o falado foi feito mais lentamente. Neste mesmo ano já lançado grandes filmes falados como "Blackmail" de Alfred Hitchcock (o primeiro filme inglês falado), "Applause" do diretor Rouben Mamoulian (um musicalApostas on-line com bônuspreto e branco) e "Chinatown Nights" de William A. Wellman (mesmo diretor de "Uma estrela nasce" de 1937). Foi também no ano de 1929 criado o prêmio Óscar ou Prêmios da Academia que serve até os dias atuais como premiação aos melhores do cinema. O uso do som fez com que o cinema se diversificasse maisApostas on-line com bônustermos de gêneros. Dessa nova tecnologia nascia o musical e também algumas comédias cinematográficas. E do casamento dos dois surgia a comédia musical. "Gone With the Wind" de Victor Fleming. Filmes históricos ou bíblicos na maioria das vezes caminharam de mãos dadas. Dentre os que misturavam este dois gêneros se destacaram "Os Dez Mandamentos" (versão original de 1923), "Rei dos Reis" de 1927 e Cleópatra de 1934. Filmes de gangsters se tornaram populares como por exemplo "Little Caesar" e "The Public Enemy" ambos de 1931. Este tipo de filme foi fortemente influenciado pelo Expressionismo Europeu. Talvez o ator que mais se destacou neste gênero foi Humphrey Bogart. O gênero ficção científica já existente desde o cinema mudo foi se desenvolvendo cada vez mais com a produção de clássicos como "Drácula" (com Bela Lugosi) de 1931 e "Frankenstein" (com Boris Karloff) do mesmo ano. O duplo sentido com conotações sexuais de Mae WestApostas on-line com bônus"She Done Him Wrong" de 1933. A comédia anárquica sem sentido dos Irmãos Marx. Em 1939 os maiores êxitos do cinema foram "O Maravilhoso Mágico de Oz" e o "Gone with the Wind" (pt: "E tudo o vento levou"; br: "E o vento levou"). Na Itália foi criada a Cinecittà por ordem de MussoliniApostas on-line com bônus1937. Na América Latina se destacaram o mexicano Cantinflas e a luso-brasileira Carmem Miranda. Carmem Miranda estreou no filme "Alô Alô Carnaval " de 1936 mas conseguiria sucesso internacional na década seguinte atuandoApostas on-line com bônusHollywood. O filme "Casablanca" de 1943 A Segunda Guerra Mundial fez com que a Inglaterra e Estados Unidos produzissem vários filmes com apelo patriota e que serviram de propaganda de guerra. Havia também, já no final da guerra, filmes antinazistas. Dentre os filmes que retrataram a época da guerra se destacou o popular "Casablanca" de 1943 com o ator Humphrey Bogart. No começo da década, o diretor Orson Welles lançou o filme "Citizen Kane" (em Portugal, "O Mundo a seus Pés"; no Brasil, "Cidadão Kane") com inovações como ângulos de filmagem e narrativa não linear. Em 1946, o diretor Frank Capra lançou o filme "It's a wonderful life". Ambos os filmes estão classificados entre os melhores de todos os tempos. No ano de 1947, o Comitê de Investigação de Atividades Antiamericanas do Senado dos Estados Unidos fez a primeira lista negra de Hollywood, acusando 10 diretores e escritores de promover propaganda comunista. Os filmes "Mission to Moscow" e "Song of Russia" foram considerados propaganda pró-soviética. Na Itália nascia o Neorrealismo como reação ao cinema fascista do regime de Mussolini, e buscava a máxima naturalidade, com atores não profissionais, iluminação natural e com uma forte crítica social. Se considera inaugurado o gênero com "Roma, Cidade Aberta" (de 1945), ainda que se considera como seu maior representante "Ladrões de bicicletas)" de Vittorio de Sica. O Comitê de Investigação de Atividades Antiamericanas do Senado dos Estados Unidos amplia a lista suspeita incluindo diretores, atores e escritores incluindo até mesmo Charles Chaplin. O início da década de 1950 marcou para a chanchada brasileira uma enorme reviravolta. Embora a Atlântida Cinematográfica tenha se consagrado na década anterior como uma das mais fortes indústrias cinematográficas do país, ainda assim as produções eram um tanto desleixadas. Os estúdios estavam mal acomodados, os equipamentos sem a manutenção necessária e os atores recebiam quantias ínfimas pelo árduo trabalho de interpretarApostas on-line com bônuscondições precárias. No fim da década 1940, mais precisamente no ano 47, o sucesso das chanchadas trouxeram para a Atlântida uma série de novos investidores, interessados principalmenteApostas on-line com bônusparticipar dos lucros da empresa, então ainda sob a administração de Moacyr Fenelon e dos irmãos José Carlos e Paulo Burle. [8] EntraApostas on-line com bônuscena nesta altura um personagem que será fundamental na consolidação das produções da Atlântida na década de 1950: Luiz Severiano Ribeiro Júnior. Severiano entrou juntamente com vários outros empresários nos investimentosApostas on-line com bônusproduções, que a ele principalmente interessavam por seu domínioApostas on-line com bônuspelo menos 40% das salas de exibição no Brasil. Assim, ele poderia participar dos lucros de uma forma muito maior. A grande surpresa veio aindaApostas on-line com bônus1947, quando noticiaram que Severiano havia comprado uma grande quantia de ações da Atlântida, tornando-se acionista majoritário e, consequentemente, dono da companhia. Os filmes 3-D porém duraram pouco tempo, de 1952 até 1954 dentre os quais se destacou o filme "House of Wax" de 1953. O cineasta Akira Kurosawa projeta mundialmente o cinema japonês com os filmes "Rashômon" e "Shichinin no Samurai" ("Os Sete Samurais "), lá também se destaca Kenji Mizoguchi ("Ugetsu monogatari") e Yasujiro Ozu ("Tōkyō Monogatari "). No final da década de 1950 surgia na França o movimento Nouvelle Vague no qual se destacaram Claude Chabrol, Jean-Luc Godard ("O Acossado") e François Truffaut ("Os Incompreendidos"). Marilyn Monroe se destaca como atriz e símbolo sexual feminino nas obras de Billy WilderApostas on-line com bônus"The Seven Year Itch", de 1955 e "Some Like it Hot", de 1959. O cinema da Índia era produzidoApostas on-line com bônusgrande escala, mas no ano de 1955 pela primeira vez ganhou reconhecimento internacional com o filme "Pather Panchali" (ou "A canção do caminho"). O cineasta sueco Ingmar Bergman ganha projeção internacional como um dos maiores cineastas de todos os tempos com as obras-primas "Det Sjunde Inseglet" (O Sétimo Selo) e "Smultronstället" (Morangos Silvestres), ambas do ano de 1957. Alfred Htichcock lança "Vertigo", considerado um dos maiores êxitos do cinema. Nos anos 1960 o sistema Hollywood começou a entrarApostas on-line com bônusdeclínio. Muitas produções passaram a ser feitasApostas on-line com bônusPinewood Studios na Inglaterra e Cinecittà na Itália ficando fora de Hollywood. "Mary Poppins" de 1964 da Walt Disney Productions, "My Fair Lady" também de 64 e "The Sound of Music" (br: A noviça rebelde - pt: Música no coração) de 1965 estão entre os filmes mais rentáveis da década. Iniciado pelo diretor John Cassavetes, o cinema americano passou a tomar novos rumos com a produção independente com orçamento reduzido. Na França o destaque ficou para "Jules e Jim" de 1962 (br: "Uma mulher para dois" de François Truffaut). Na Itália foi o filme "La Dolce Vita" de Federico Fellini de 1960. Na Inglaterra o destaque ficou para o início da série de filmes de 007 com o filme "Dr.No"Apostas on-line com bônus1962. Na América Latina o maior destaque ficou por conta da Argentina e do diretor Fernando Solanas. Pensando o cinema [ editar | editar código-fonte ] História do pensamento cinematográfico - apontamentos [ editar | editar código-fonte ] Desde o momentoApostas on-line com bônusque o Cinema começou dar seus primeiros passos, os envolvidos com a nova prática já começavam a pensá-la teoricamente. Este primeiro momento, que pode ser chamado de tradição Formativa, pensou o Cinema a partir de seus aspectos técnicos, principalmente no que tange à importância da montagem para uma película. O nome que se destaca nesse momento é o de Sergei Eisenstein, soviético.Segundo Quinsani:"(... ) o autor central da categoria formativa, e que mais ganhou projeção, foi Sergei Eisenstein. Boa parte deApostas on-line com bônusreflexão está associada à execução de suas obras, que tiveram grande reverberaçãoApostas on-line com bônustodo o mundo. Seus principais livros são: A forma do filme e O sentido do filme. TodaApostas on-line com bônusreflexão giraApostas on-line com bônustorno da montagem, considerada o eixo central da estruturação do fazer cinematográfico e deApostas on-line com bônusteorização.(...)".[ 9 ] O predomínio desta forma de pensar o Cinema não duraria para sempre. Já a partir da década de 1920 se começa a perceber que o Cinema não pode ser pensado apenas através de elementos técnicos. Béla Balázs aponta que David Wark Griffith, comApostas on-line com bônusrevolucionária técnica de montagem fragmentária de cenas, renovou a maneira de se contar histórias ao possibilitar novos direções para o olhar do espectador. Novas tecnologias também contribuíram para a evolução da imagem cinematográfica. A resposta contra a tradição Normativa amadureceu na segunda metade do século XX. Contra o caráter político que a tradição Formativa dava ao Cinema, se passou a argumentar que a realidade apreendida pela tela grande vinha antes de qualquer significado que se quisesse incutirApostas on-line com bônusum filme. Siegfried Kracauer e André Bazin são os grandes nomes desse movimento.Kracauer"(... ) Elabora o conceito de abordagem cinemática, na qual o cineasta tem emApostas on-line com bônusmente a intenção do registro do real e do registro cinematográfico desse real. O cinema só tende a perder seu caráter específico quando é enquadrado como arte tradicional, pois esta só pode ser pensada a partir da transcendência pela imaginação daquilo que aborda. A realidade está mais explícita a partir do cinema na medidaApostas on-line com bônusque expressa os significados do mundo.(...)".[ 10 ] André Bazin, na França, contribuiu para a criação de muitas das tendências teóricas que ainda vigoram. História da relação entre a História e o Cinema - apontamentos [ editar | editar código-fonte ] Se Arthur Elton propôs pela primeira vez (em 1950) que o Cinema deveria ser posto no mesmo patamar das outras fontes históricas, foi somenteApostas on-line com bônus1970 com Marc Ferro e seu artigo "O filme, uma contra-análise da sociedade?" que o assunto começou a entrarApostas on-line com bônusdiscussão no âmbito acadêmicoApostas on-line com bônuslarga escala. Ferro até mesmo nomeou esta nova frente de pesquisa de "sócio-história cinematográfica". Quinsani nos explica que Ferro propôs para que se conseguisse ver o conteúdo latente dentro de um filme que"(... ) a ideologia encontra-se na base de sustentação do conteúdo apresentado por um filme. Real e ficção se formam e transitam a partir destas bases. A análise do conteúdo aparente de suas imagens eApostas on-line com bônuscrítica a partir do cruzamento de outras fontes, permite desvelar o conteúdo latente, a zona de realidade não-visível, composta pelos elementos transpostos conscientemente ou inconscientemente pelos realizadores do filme.(...)".[ 11 ]Referências {nl} |
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