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[3] 💴 Testes em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras cidades, no mesmo fim de semana, foram cancelados.[4] Naquela época, era 💴 necessário acertar os resultados de treze jogos selecionados pela Caixa para ganhar o prêmio. Durante a fase experimental, era possível até 💴 marcar treze palpites triplos (quando todas as colunas são marcadas em uma linha), mas ninguém chegou a fazer os treze 💴 pontos[5] - as chances matemáticas eram de 1:1 594 323 para fazer os treze pontos. Oito apostadores foram premiados com doze 💴 pontos[6] e dividiram o prêmio líquido, com cada um recebendo cerca de dez mil cruzeiros novos. [4] Outras rodadas experimentais foram 💴 realizadas em 3 de maio, também na Guanabara, e em 17 de maio, em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.[2] Oficialmente, 💴 os bolões começaram em 7 de junho, que foi também a primeira vez em que foram acertados treze pontos. [6] O 💴 futebol já era febre no país, antes mesmo de a seleção brasileira ter faturado jogar casanik online gratis terceira Copa do Mundo, o 💴 que gerou muitas filas nas casas de apostas. [7] O jogo mínimo custava dois cruzeiros novos, com um duplo; o jogo 💴 com um triplo custava três cruzeiros novos.[2] O apostador preenchia um cartão e entregava-o na lotérica, que usava uma máquina manual 💴 da IBM, chamada Port a Punch, para furar dois cartões, um dos quais ficaria como comprovante com o apostador. [2] Ao 💴 final de todos os jogos de domingo, um computador da Caixa Econômica Federal processava as apostas, em "apenas" dezessete minutos, 💴 de acordo com a revista Placar. [2] O computador seguia lendo cartão por cartão até encontrar um com nove pontos (o 💴 mínimo para o prêmio ser rateado)[8] e, então passava a separar todos os cartões com nove pontos até achar algum 💴 com dez; a partir daí seguia o mesmo processo, em busca de cartões com onze, doze e, eventualmente, treze pontos.[9] A 💴 escolha dos jogos de cada bolão era feita pela agência Sport Press, contratada pela Caixa. [10] Essa escolha seguia alguns critérios: Clássicos, 💴 desde que a diferença de pontos entre os times não fosse grande; Dois times "médios" com campanhas parecidas; Times grandes jogando fora 💴 de casa contra times pequenos; Clássicos locais ou regionais.[ 10 ] O primeiro apostador a ganhar sozinho foi Gilberto Furtado Medeiros, no 💴 teste número 5 (28 de junho), entretanto sem marcar os treze pontos. [11] Em um teste que terminou com oito empates 💴 ele foi o único a errar apenas um jogo. Esse teste já marcou um declínio nas apostas, pois foi o primeiro 💴 depois da Copa do Mundo de 1970, que gerou um volume maior por haver mais informações disponíveis sobre os times 💴 participantes, e também por marcar o início dos campeonatos estaduais, o que fazia com que muitos esperassem mais um pouco 💴 para ter uma ideia melhor de como estavam as equipes.[12] No teste número 11, um maquinista de Barra do Piraí ganhou 💴 sozinho o prêmio de 2,5 milhões de cruzeiros, um grande valor à época, e ficou famoso. [3] Para o teste seguinte, 💴 as apostas dispararam, assim como o valor do prêmio, mas quem fez os treze pontos saiu decepcionado, pois foram 4 💴 175 ganhadores.[3] Após um ano a loteria era considerada um sucesso, com os organizadores declarando que ela tinha superado "a mais 💴 otimista das expectativas": mesmo com vendas em apenas seis estados, já haviam sido vendidos cerca de dez milhões de apostas, 💴 embora as previsões iniciais tenham falado que seriam apenas cerca de 2,5 milhões após um ano.[3] O sucesso teve efeitos colaterais, 💴 como um protesto de lojistas no centro de São Paulo, que se sentiam prejudicados pelas longas filas em casas lotéricas, 💴 que obstruíam as portas de outras lojas, no período em que apenas poucas casas lotéricas podiam fazer as apostas. [13] As 💴 soluções propostas para evitar o problema eram aumentar o número de casas lotéricas autorizadas a fazer as apostas e eliminar 💴 a necessidade de preenchimento de nome e endereço do apostador nos volantes, usando apenas o número do cartão, como já 💴 era feito na Loteria Federal.[13] A Loteca passou a ser vendida no país inteiro em 1972. [3] O sucesso fez com que 💴 a loteria passasse a ser mencionada em filmes e contos, além de ter dado fama a professores de matemática que 💴 faziam cálculos simples de análise combinatória.[3] Em maio de 1972, no teste 85, uma zebra inesperada no jogo entre Corinthians e 💴 Juventus, no Pacaembu, fez o primeiro milionário da modalidade: Eduardo Varela, mais conhecido como Dudu da Loteca, do então estado 💴 da Guanabara. Ele foi o único apostador que cravou os treze pontos do concurso, incluindo este jogo, em que o Corinthians 💴 tinha cerca de 95% das apostas, enquanto o Juventus vinha de cinco derrotas nas cinco primeiras rodadas e conseguiu vencer 💴 pelo placar mínimo, com gol de falta do meia Brecha. Levou um total de mais de 11,6 milhões de cruzeiros.[7] Em seus 💴 quatro primeiros anos, a Loteria Esportiva foi interrompida no fim do ano, devido ao recesso do futebol brasileiro. [14] A partir 💴 de 1974, entretanto, jogos do exterior passaram a compor a programação desse período. Em setembro de 1975, o goiano Miron Vieira 💴 de Sousa, da cidade de Ivolândia, no interior de Goiás, ganhou sozinho um prêmio de 22 milhões de cruzeiros, considerado 💴 à época "o maior prêmio da Loteca e do mundo, em concursos de prognósticos".[15] Foi em 1978 que surgiu um dos 💴 personagens mais famosos da Loteca, a Zebrinha do Fantástico, programa dominical da Rede Globo. Desenhada por Borjalo, era dublada por Pedro 💴 Braga e Mara Lisi. [16] No ano seguinte, as vendas semanais chegavam a dez milhões de apostas, mesmo patamar que só 💴 tinha sido alcançado após um ano de vendas. [3] A Caixa já tinha tomado medidas para diminuir os custos, reduzindo o 💴 cartão pela metade.[3] Caso da Máfia da Loteria Esportiva [ editar | editar código-fonte ] Em 1979, Milton Coelho da Graça, então 💴 diretor da revista Placar, comentou com Juca Kfouri, então editor de projetos especiais e que cuidava da seção sobre a 💴 Loteria Esportiva, que vinha notando algumas coincidências quando poucas pessoas ganhavam em um teste. [17] A pedido de Milton, Juca foi 💴 a Brasília pedir para ver os bilhetes premiados, mas o pedido foi negado, com a alegação de sigilo bancário.[18] Nesse mesmo 💴 ano, Milton deixou a Abril, e Juca foi promovido a seu posto. Ainda com as suspeitas em relação à Loteria Esportiva, 💴 todo o fim de mês provocava a redação: "Quem é o macho para descobrir a sacanagem da Loteria Esportiva?" Mas 💴 ninguém se pronunciava. [19] Em outra viagem a Brasília, pediu novamente para ver os cartões ganhadores. Desta vez, mostraram-lhe alguns: "Nego colocava 💴 jogo triplo em partida que se cravaria seco", conta Juca. "Corinthians × Juventus, triplo. Flamengo × Olaria, triplo. Vasco × Botafogo, Vasco. Atlético-PR × 💴 Coritiba, Coritiba. Inter × Livramento, triplo.Não é possível. Eles cravam triplo em jogo fácil e seco para jogo difícil. Tem alguma coisa estranha 💴 nisso."[20] Quando comentou suas suspeitas na redação, no dia seguinte, conseguiu um voluntário para a empreitada: Sérgio Martins. Juca deu a ele 💴 prazo de um ano, cumprido à risca: no número 648, de 22 de outubro de 1982, foi publicada extensa reportagem 💴 sobre o caso, com denúncias de corrupção e manipulação de resultados. "A Loteria Esportiva é séria até a bola rolar", admitiu 💴 o radialista Flávio Moreira, um dos envolvidos. [21] Nenhum dos 125 denunciados, entre jogadores, dirigentes, árbitros, técnicos e personalidades, foi preso. O 💴 gerente de Loterias da Caixa em 1989, Juarez José de Lima, garantiu à época que o escândalo não chegou a 💴 abalar a loteria.[5] A loteria perdeu credibilidade[22], que nunca mais recuperou. A criação da Loto e da Sena também contribuíram para a 💴 decadência da loteria. [5] Em dezembro de 1987, a forma de apostas mudou: passaram a ser dezesseis jogos, sendo que era 💴 obrigatório acertar os treze primeiros para ter direito a um prêmio. Quem acertasse catorze ou quinze pontos também levava prêmios menores, 💴 desde que tivesse acertado os treze primeiros jogos. [5] A loteria ganhou o apelido de "Gorda". [5] Na época da mudança a 💴 arrecadação despencou para um décimo do que a loteria arrecadava na jogar casanik online gratis melhor fase. [5] A média de apostas semanais entre 💴 1972 e 1980 era de dezessete milhões, número que cairia no fim dos anos 1980 para menos de cinco milhões.[5] A 💴 fórmula com dezesseis jogos durou até agosto de 1989, quando a loteria voltou a ter treze jogos e mudou de 💴 nome para Loteca[21], que já era um apelido consagrado. [5] No fim do ano anterior a Loteca tinha começado a dar 💴 prejuízo. [5] O número dos concursos também foi zerado, começando novamente do número 1. A fase anterior teve 976 testes. [5] No novo 💴 formato, foi mantida a obrigatoriedade de acertar os primeiros jogos, no caso dez, o que já garantiria um prêmio menor. Cada 💴 um dos treze jogos acertados além dos dez primeiros garantiria um prêmio maior. [5] Mas a maior mudança foi a instituição 💴 de apenas palpites simples, acabando com palpites duplos e triplos.[5] Hoje é necessário acertar catorze pontos para faturar o prêmio maior. A 💴 aposta mínima é de três reais (um duplo), e a aposta mais cara é de 1. 296 reais (três triplos e 💴 cinco duplos). As chances matemáticas de acertar catorze pontos com o jogo mínimo são de uma em 2 391 485. A Loteca 💴 está, atualmente, arrastando-se no cenário de loterias. Sua arrecadação está longe da de quarenta anos atrás. No teste 256, de março de 💴 2007, a Loteca pagou o menor prêmio da história de seu novo formato, quando, em uma rodada "lógica", 7 792 💴 apostadores fizeram os catorze pontos e levaram um prêmio de 32,67 reais - quem fez treze pontos levou oitenta centavos. [23] 💴 Em 2008 o Governo Federal lançou a Timemania, loteria que viabiliza ajuda aos cofres dos clubes das séries A, B 💴 e C do Campeonato Brasileiro. Probabilidade de acerto [ editar | editar código-fonte ] Fazendo a aposta mínima, a probabilidade de acerto 💴 é:[24] 14 placares: 1 chance em 2.391.485 13 placares: 1 chance em 85.410 {nl} |
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