melhorcasa de aposta
Evobet Sabong Online Ao Vivo". Mais tarde, ele disse que a série do YouTube inclui uma série de vídeos de clipes e músicas "based rock" e está atualmente no ar. Sua página oficial oficial para o projeto diz que "Não está na posse da emissora, porque eles já estão organizando, e que será exibida pelo canal. " O "reality show" foi criado no dia 8 de abril por Ana Luiza Sachs, jornalista especialistamelhorcasa de apostainternet, tendo previsão de revelar as novas cenas de ação no sítio do YouTube. Sachs revelou que o título do programa tem um "seleva de humor", que inclui músicas de artistas que alcançaram popularidade, mas também não se limitam ao gênero feminino. Por exemplo, a página oficial do "reality show" também conta com músicas exclusivasmelhorcasa de apostainglês e francês nos diferentes episódios, além do "roots e bombons" da primeira temporada do "reality show". As apresentações geralmente são acompanhadas por um ator e são realizadasmelhorcasa de apostaduas horas. As primeiras imagens do "reality show" foram divulgadas no dia 8 de abril pelos membros do elenco da série de televisão russa Olga Trepaşta, que também são integrantes do elenco principal do programa: Valentina Kernine, Alexey Medvedev e Marina Knabelnik. Nas imagens, o programa recebeu elogios do público, como a inclusão de trechos dos shows realizados no YouTube: "O maior show do mundo", "O melhor show" e "Todo mundo está olhando com admiração (por trás de uma figura tão jovem). Em abril de 2019, uma nova imagem com uma das cenas do programa foi divulgado. Na mesma edição, um "teaser" de 20 segundos foi lançadomelhorcasa de apostacima de uma lista de faixas e clipes, seguido de uma entrevista exclusiva para outros membros do elenco. A segunda prévia de um clipe foi também divulgada no mesmo dia.As cenas de ação também foram exibidas, com as redes sociais de ambas as redes realizando uma sessão de discussão com nomes famosos do programa e personalidades do cenário. A revista O Dia relatou que o elenco também compartilhou fotos de músicas presentes no programa durante os programas, como: "Photoplay", "Pink Friday", "Aquamanica" "T-Cross" e "Boomcamp". A revista também comentou que as exibições e a participação do elenco no "reality show" fizeram "excelência". Em abril de 2020, o "reality show" foi nomeado para concorrer pelo prêmio People's Choice Awards de 2020 com o episódio "The Bones Like Us", além dos outros oito prêmios entregues pela imprensa sueca. Em 16 de abril, o "reality show" foi anunciadomelhorcasa de apostaparceria com as gravadoras Universal Music Group, Universal Music Group Interactive e a Interscope Records, lançando o álbum "The Bones". O disco foi produzido por Alexey Medvedev, Evly Abramovich, Yevgeny Apsik, Ivya Yakovin e Yevgeny Yakovin. O segundo "single" do álbum, "Ralph", foi lançadomelhorcasa de aposta1º de maio. Em abril de 2020, o formato de transmissão do programa foi revelado. O sinal digital do canal foi cortado e o programa do SBT, o "Tooncast", foi encerradomelhorcasa de aposta3 de maio. No dia 22 de abril, o jornalista da rede social UOL Mauricio Stycer divulgou que o programa será exibido às 7h30, às 7h50, às 7h55, às 7h60, às 7h80, às 7h40, às 7h40, para o fim de 2019. O programa estreou no dia 16 de abril, com uma transmissão na TV a cabo e na internet. No dia 24 de abril, o programa foi renomeado de "Big Brother". Em abril de 2020, o "reality show" teve seu nome mudado para "O Bom, O Repórter e O Grande Sense" para evitar comparações com as redes sociais do ex-marido de Tatiana, Gabriel Braga, o jornalista e ator André Valenski. Em maio do mesmo ano, a estação de televisão americana Fox, no qual o programa foi exibido, passou a retransmitir "Big Brother America" da rede de televisão CBS, bem como a versão brasileira do "Big Brother" e do "Big Brother Brasil". Em 10 de maio, o programa foi extinto e substituído pelo "Supercell", sendo substituído por apenas um programa novo. Em 8 de maio, o programa voltou ao ar e foi reformulado com o nome de "The Bones" no mesmo dia. Em junho de 2020, a banda britânica de R&B The Black Eyed Peas e The Soulbreakers foi a atração escolhida para o "The Bones", apresentado por Aaliyah, Jennifer Hudson, e Ariana Grande, que conta com a participação de estrelas como Nicki Minaj, Rihanna e Alicia Keys. Como resultado damelhorcasa de apostaformação musical anterior, a banda apresentou uma versão nova do "single" também apresentado por Ozi, de Rihanna, "Blackout". Na noite, a MTV informou que as duas canções haviam sido Evobet Sabong Online Ao Vivo é um projeto desenvolvido pelo site Gora do youtuber Zinédie com o objetivo de informar os leitores dos meios de entretenimento. O projeto foi publicadomelhorcasa de apostaabril de 2020 para todas as plataformas da televisão aberta e móvel, inclusivemelhorcasa de apostadispositivos móveis. No site Zinédie, o Gora fala sobre o uso da tecnologia da televisão aberta, mas também oferece oportunidades para aqueles que não gostarem de assistir e não quisessem mudar de perspectiva, porque eles ficariam obcecados com o conteúdo da emissora, sem saber o que fazem. A ideia do projeto surgiu uma semana após uma exibição de "Duetos de uma Noite", realizada pelo canal Space, no dia 30, e contou com a participação de diversos artistas, como: Tamara Kili, Ana Carolina, Marcelo D'Evila, Diogo Frias, Alexandre Frota, Pedro Abrunhosa, Tó Carvalho, Carlos Alberto Pina, Ana Ribeiro, Marcelo Rezende e Maria Clara Guedes. O projeto era direcionado às mulheres e aos jovens, sendo que também foi produzido por Gora no intuito de transmitir conteúdo focadomelhorcasa de apostaconteúdos infanto-juvenis. Em entrevista feita ao jornal La Femme, Zinédie afirmou que ele é uma plataforma pioneiramelhorcasa de apostautilizar a tecnologia de mídia como ferramenta para o desenvolvimento de conteúdo voltado especificamente para mulheres e jovens. A primeira apresentação do projeto ocorreu nas duas capitais brasileiras: Curitiba e Cuiabá na estreia do site Gora do youtuber Zinédie, a qual contou com participações de artistas, como Ana Carolina, Pedro Abrunhosa, Tiago Iorc, Felipe Ruqueiro, Guilherme Ávila, Pedro Campos, Bruno Ribas, Marcelo Fróes Gomes, Fábio Viana e Leonardo Bôscoli. No dia 30 de abril, o Gora do youtuber Zinédie divulga no canal Space a primeira apresentação do projeto Gora do youtuber Zinédie. Em 4 de maio, foi lançado o aplicativo da empresa móvel Gob Jovem, para acompanhar os eventos de lançamento do aplicativo gratuitamente aos usuários que adquirem os direitos relacionados ao aplicativo. Ao mesmo tempo, ocorreu um evento de lançamento do aplicativo no YouTube. O YouTube, fundadomelhorcasa de aposta2003 pelo youtuber Zinédie com o objetivo de apresentar e promover o projeto de Zinédiemelhorcasa de apostadiversos países, foi o primeiro canal,melhorcasa de aposta2011, a ter seus serviços de transmissão aos usuários brasileiros registrados por um serviço de medição de audiência no YouTube. O aplicativo passou a se chamar ZigD,melhorcasa de apostareferência a empresa homônima que era uma das principais desenvolvedores da plataforma de "streaming" móvel Streaming, criadomelhorcasa de aposta2009.Zinédie é um site colaborativo entre seus usuários que utiliza a tecnologia da Web para fazer o teste para o site. O projeto começoumelhorcasa de aposta2010, após a exibição de "Duetos de uma Noite", e passou a ser desenvolvido no mesmo ano e um mês após a estreia do Gob Jovem com uma comunidade maior. Em 2012, o Gora do youtuber Zinédie passou a se chamar Gora do youtuber Zidided, pois conta com 10,7 milhões de inscritos e que possui a melhor plataforma de classificação a ser desenvolvida no Brasil para o público, o Gob. "O projeto funciona da mesma forma que se utiliza o YouTube", explicou Zinédiemelhorcasa de apostaum comunicado. Depois de passar por um período de desenvolvimento, o canal continuou a desenvolver seus serviços e o programa começoumelhorcasa de apostafase de desenvolvimento, no qual o mesmo passa a se chamar Zided. Desde então, o site passou ao longo de dez anos de atividade, emelhorcasa de aposta3 de maio de 2015, o canal conta com a produção do show "Gora do youtuber Zided", no programa "As Mais Vitoriosas", da jornalista Ana Carolina. A apresentação do show aconteceu dia 27 de junho no "The Ellen DeGeneres Show"..Em julho de 2016, o Zided foi oficialmente incorporado ao iG, dando origem ao Twitter com o seu primeiro artigo. Os profissionais do youtube comentaram através de vídeo no YouTube, que passaram a ser publicados via Gora do youtuber Zimbob e no site. A partir do mês de agosto, os profissionais passaram à apresentação do talk show "As Novas tendências para GRAMALGIA" no mesmo talk show da Fox News, no qual comentaram sobre ações que o Google está levando a cabo sobre o controle de conteúdo no Google Play. Em 2015, o Zided já tinha mais de 1 bilhão, foi baixado mais de um milhão de vezes entre a plataforma de YouTube e da plataforma de televisão, com seu canal no youtube na contagem regressiva de mais de 40 bilhões. O primeiro jogo de celular da Zided foi o "Goon", publicado originalmentemelhorcasa de apostamaio de 2010 e publicado pela T-arat Games. Foi lançado no Japão na América Latinamelhorcasa de aposta3 de junho de 2011 e no Brasilmelhorcasa de aposta11 de julho de 2011. Ele foi lançado para Windows do Windows 32 e Linuxmelhorcasa de aposta10 de abril de {nl}Heavychips Login Gcash para jogos da Nintendo Entertainment System, para a Nintendo Entertainment System, e para a Nintendo Switch para a Game Boy Advance. para Nintendo Switch" se tornou um dos mais vendidos no Japão. O primeiro "Champy" tem como objetivo principal destruir a Fundação Ganancioso. para Nintendo Switch" é um dos melhores jogos de "Super Smash Bros. Em 25 de março de 2007, foi oficialmente anunciado o jogo como parte do próximo título do Nintendo Switch, "Super Smash Bros." no Japão. b2xbet bonusesporte bet online pré-apostapré aposta esportejogar online na loteria. aplicativo da sportingbet Nota: "Ginástica olímpica" redireciona para este artigo. Para outras modalidades da ginástica também olímpicas, veja Trampolim acrobático "Ginástica olímpica" redireciona para este artigo. Para outras modalidades da ginástica também olímpicas, veja Ginástica rítmica A ginástica artística, também conhecida no Brasil como ginástica olímpica,[1] é uma das modalidades da ginástica. Por definição, de acordo com o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra vem do grego transliterado gymnastiké e significa "a arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos são aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos, etc.".[2] Historicamente, enquanto forma de prática física, a ginástica surgiu na Pré-História. Contudo, veio a se tornar uma modalidade esportiva apenasmelhorcasa de aposta1881,melhorcasa de apostaescolas alemãs tipicamente masculinas. Desse modo, a ginástica artística consagrou-se como a forma mais antiga do desporto emelhorcasa de apostadecorrência disto,melhorcasa de apostahistória é constantemente confundida com a da ginásticamelhorcasa de apostasi, o que não feremelhorcasa de apostaevolução artística individual posterior. Mais tarde,melhorcasa de aposta1896, até então praticada somente por homens, passou a ser um esporte olímpico, emelhorcasa de aposta1928 as mulheres puderam participar nos seus primeiros Jogos. No ano de 1950, a ginástica passou a ser praticada – nos aparelhos – da forma como se conhece hoje. Apesar de despontar para o mundo como um esporte inicialmente masculino, a ginástica tornou-se uma prática mais ativa entre as mulheres. [3] Em decorrência disso, os eventos artísticos femininos tornaram-se mais disputados, admirados e destacados entre todas as modalidades do esporte. As apresentações da ginástica artística são individuais - ainda que nas disputas por equipes -, possuem o tempo aproximado de trinta a noventa segundos de duração, são realizadasmelhorcasa de apostadiferentes aparelhos - sob um conjunto de exercícios - e separadasmelhorcasa de apostacompetições femininas e masculinas.[4] Os movimentos dos ginastas devem ser sempre elegantes e demonstrarem força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.[5] História e evolução [ editar | editar código-fonte ] Friedrich Jahn: Alemão chamado "pai da ginástica" A ginástica, enquanto prática do exercício físico veio da Pré-história, afirmou-se na Antiguidade, estacionou na Idade Média, fundamentou-se na Idade Moderna e sistematizou-se nos primórdios da Idade Contemporânea.[6] A ginástica artística, enquanto atividade, teria surgido segundo estudos, na Grécia Antiga, como forma de atividade física atlética, e no Egito Antigo,[7] onde as pessoas realizavam acrobacias circenses nas ruas com o intuito de entreter os transeuntes. Como a prática constante desenvolvia habilidades corporais importantes, como a força e a elasticidade, ela passou a ser introduzida ao treinamento militar. O mesmo uso fora feito na Grécia Antiga - onde a ginástica continuou a desenvolver-se. [8][9][10] Contudo,melhorcasa de apostaRoma, o apreço pela modalidade artística enquanto treinamento caiumelhorcasa de apostadesuso, e a ginástica passou a restringir-se apenas a apresentações de circo que inspiravam os soldados antes das batalhas, enquanto estes davam à ginástica outros valoresmelhorcasa de apostatermos de preparação militar.[11] Seu ressurgimento na Era Moderna fora, como no princípio, ligado à arte. A forma gímnica que chegou a Europa começou com o trampolim, tendo suas primeiras atividades descritas por Archange Tuccaro, no livro Trois dialogues du Sr. Archange Tuccaro, no século XV, ao oeste europeu. Na época do Renascimento, os principais artistas faziam culto ao corpo humano e às suas formas. Assim, a prática da ginástica nas escolas tornou-se constante, e cada dia mais a modalidade ganhava espaço entre os homens.[8] A práticamelhorcasa de apostagrupo: Herança sueca Jean-Jacques Rousseau,melhorcasa de apostameados de 1700, publicou um misto de educação e treinamento físico para as crianças, chamado Émile; ou, de l'éducation, que modificou os padrões e sistematizou uma nova aplicação, incluindo a prática da ginástica. Inspirado na reforma, Johann Christoph Friedrich Guts Muths (1776 - 1838), implementou a ginástica natural - composta por exercícios aeróbicos, voltada ao benefício corporal - e a artificial - voltada para a beleza, como a variedade de montes e desmontes do cavalo.[8] Contudo, seu surgimento oficial[8] só veio a acontecermelhorcasa de aposta1811, quando o professor Friedrich Ludwig Jahn (1778-1852) fundoumelhorcasa de apostaBerlim, na Alemanha, o primeiro clube voltado apenas à prática da ginástica. [12] Inspirado pelo espírito patriota advindo de seu pai e pelos escritos de Muths – também conhecido pai da ginástica pedagógica e autor do livro Gimnastik fur die Jugend (1793) - Jahn inspirou jovens da cidademelhorcasa de apostaprol do orgulho de uma revanche contra as tropas de Napoleão (em 1813, pela libertação prussiana e posterior unificação alemã), fornecendo-lhes o ideal histórico e o senso das antigas tradições da nação, através da prática da sistematizada ginástica. Além disso, este educador ainda criou regras específicas, aparelhos diferentes e um sistema de exercícios físicos chamado Die Deutsche Turnkunst (em português: a arte gímnica), ainda hoje considerado matriz na ginástica artística praticada. [8] Durante esta mesma época, na Suécia, Pehr Henrik Ling (1776-1839) introduziu um tipo diferente de ginástica. Seu sistema, baseado no exercício coletivo, aspirava desenvolver um ritmo perfeito do movimento. Assim como a ginástica de Jahn, os métodos de Ling também foram adotados para o treinamento militar. Junto a essas escolas, nasceram os Clubes de Ginástica Internacionais. Gradualmente estes clubes estabeleceram associações nacionais para controlar os treinamentos e as competições.[13] Desse modo, não tardou para que a Federação Internacional de Ginástica (FIG) - uma das entidades esportivas mais antigas do mundo - fosse fundadamelhorcasa de aposta1881. Quinze anos depois, a modalidade fora incluída no programa dos primeiros Jogos Olímpicos modernos, realizadosmelhorcasa de apostaAtenas, na Grécia. Por razões da origem do nome, a entrada das mulheres nas competições, só se deu na edição de 1928 das Olimpíadas, que aconteceumelhorcasa de apostaAmsterdã, na Holanda. O referido nome incluía a prática nua por parte dos ginastas. Por esta razão, os homens, nos primeiros Jogos, competiam despidos da cintura para cima. Com a providência de vestirem-se por completo, as mulheres puderam estrear nos campeonatos.[5][14] A partir daí, a evolução da ginástica enquanto desporto, deu-se ao longo de poucos anos e 1950 foi um momentomelhorcasa de apostaparticular: as mulheres competirammelhorcasa de apostaalguns aparelhos masculinos - como as argolas - e a ginástica rítmica ainda fazia parte das apresentações artísticas. Pouco antes emelhorcasa de apostaseguida,[15] algumas provas foram acrescentadas e outras retiradas. Os aparelhos foram definidos para cada evento. E por fim, seu aprimoramento não para e a cada revisão das regras, a dificuldade e a beleza dos movimentos aumenta. Atualmente, a ginástica artística é um dos mais populares esportes - não apenas nos Jogos Olímpicos - e um dos mais exigentes para com seus atletas e praticantes. Baseada nessa rápida evolução e popularização, principalmente entre as mulheres, a modalidade artística tornou-se a rainha da FIG entre as demais práticas da ginástica. Surgida como um esporte tipicamente masculino, a modalidade artística globalizou-se como um desporto feminino, que hoje possui maior destaque, um maior número de praticantes e atletas mundialmente reconhecidas.[16][17][18] Características físicas e generalidades [ editar | editar código-fonte ] Força, flexibilidade e coordenação motora, independentemente do treinamento, são fundamentais para o sucesso de um ginasta. A genética é determinante para que uma pessoa apresente essas características e se destaque na modalidade escolhida.[19][20] A preparação de um atleta passa por três fases. A primeira, que dura até aproximadamente os dez anos de idade, é a de iniciação. Depois, começa a fase de treinamento intensivo, específico para a modalidade escolhida. A média da idade de início é aproximadamente doze anos (idade com que as ginastas iniciam-se geralmente, na categoria júnior nacional). No terceiro momento, aos quinzemelhorcasa de apostageral, começa o treinamento de alto nível,melhorcasa de apostaque o atleta deve buscar maior autonomia e desenvolver ao máximomelhorcasa de apostaperformance.[21] Treinamento e preparação [ editar | editar código-fonte ] Concentração da ginasta para movimentos no solo Nos treinamentos, existem quatro peças fundamentais – Um treinador, um atleta, um bom entendimento na relação esportista e um objetivo comum. O treinamento físico do ginasta é realizado baseadomelhorcasa de apostarepetições para aumentar força e massa muscular, melhorando, com isso,melhorcasa de apostaflexibilidade e suas capacidades aeróbicas e anaeróbicas. A repetição serve também para melhorar a concentração e automatizar os movimentos mais simples, fazendo com que o ginasta despenda mais tempo na meta de atingir a perfeição das rotinas técnicas. Por outro lado, cabe ao técnico definir a tática, ou seja, os limites físicos de seu atleta e de motivá-lo na prática constante e na busca pelos melhores e mais aproveitáveis movimentos.[20][22][23] Tomando como partida os treinamentos diários – de duração variável entre quatro e oito horas -, que impedem a perda da flexibilidade e dos movimentos, os riscos de acidentes e medidas preventivas são uma constante no meio gímnico, seja ele de elite ou aprendiz. As maiores incidências recaem sobre as articulações e coluna. O risco de fraturas, todavia, é de periculosidade reduzida. Modalidades como vôlei e futebol,melhorcasa de apostarelação à ginástica, são mais vulneráveismelhorcasa de apostase tratando de fraturas ósseas.[24] Para se evitar acidentes e diminuir os riscos de lesões, algumas medidas são tomadas, o que torna a ginástica um esporte de prática segura, ainda que os movimentos desafiem a gravidade e o equilíbrio: um maior número de colchões amortece os impactos de saída dos aparelhos; um bom acompanhamento do técnico ou de um auxiliar impede que o ginasta pratique sozinho e realize movimentos inadequadamente; a presença da FIG, que qualifica movimentos claramente perigosos com baixas pontuações a fim de desmotivá-los na execução destes; o acompanhamento de fisioterapeutas e preparadores físicos, essencial para se evitar lesões, pois é através das instruções destes profissionais, que o ginasta executará seus exercícios da melhor forma possível; e por fim, o alongamento realizado antes e após o treinamento, que se faz fundamental para evitar agressões musculares. [3][25][26] Outro pilar de um bom treinamento é o acompanhamento psicológico, chamado pelos profissionais de 'psicologia comportamental do esporte'. Esta ferramenta ajuda a estruturar o preparo da mente do atleta, bem como descobrir e sanar as reais (não apenas aparentes) dificuldades do ginastamelhorcasa de apostaqualquer âmbito profissional, como as competições e os treinos, por exemplo.[27] Vale ressaltar ainda que a alimentação é também de imprescindível importância para ajudar o ginasta a manter seu corpo saudável, principalmente entre os mais jovens (adolescentes),melhorcasa de apostafase de desenvolvimento. Em virtude dos exercícios de alta intensidade, seu organismo necessita de uma boa oferta de carboidratos para manter os músculos aptos às atividades. Além disso, o atleta deve ter ainda uma boa variedade alimentar emmelhorcasa de apostadieta, contendo o balanço adequado de proteínas, vitaminas e gorduras (que mantém o corpo abastecido para o exercício físico avançado). A hidratação durante as práticas também é fundamental. Porém, não apenas feita com água, mas hidratos de carbono e isotônicos para restaurar a energia perdida. No todo, o auxílio de um nutricionista evita a ingestão de gorduras nocivas e os mantém sempre saudáveis e no peso ideal. [nota 1] É através dos treinamentos e das prevenções que o ginasta se mantém competitivo, apto e saudável dentro do esporte.[28][29] São abundantes os movimentos que podem ser realizados pelo atleta durante suas apresentações na ginástica artística. A variação se dá tanto no solo, quanto nos demais aparelhos. No entanto, tais movimentos possuem apenas duas variantes: longitudinal - girarmelhorcasa de apostavolta de si mesmo - as piruetas; e transversal - de movimento, o mortais. [30][31] Baseado nisso, seus elementos foram chamados de técnicos,melhorcasa de apostavista dos intensos treinamentos para se atingir a perfeição da execução dos elementos ginásticos[nota 2] e acrobáticos. [nota 2][31] Abaixo seguem alguns dos mais conhecidos movimentos e suas descrições de realização. [32] Movimentos não especificados com localização de realização são utilizadosmelhorcasa de apostavários momentos. Os saltos e tomadas de equilíbrio (como as paradas de mãos), por exemplo, são de uso de praticamente todos os aparelhos, tanto masculinos quanto femininos: A americana Bridget Sloan executando um avião sobre a trave Abertura - ação muscular de extensão da articulação dos quadris e pernas. - ação muscular de extensão da articulação dos quadris e pernas. Avião - posição de equilíbrio típica da trave,melhorcasa de apostaque o ginasta mantém uma perna no chão e eleva a outra para trás, com os braços abertos. Exige força, flexibilidade e equilíbrio. - posição de equilíbrio típica da trave,melhorcasa de apostaque o ginasta mantém uma perna no chão e eleva a outra para trás, com os braços abertos. Exige força, flexibilidade e equilíbrio. Carpada - as pernas estendidas formam um ângulo com o tronco. É possível também ter uma posição carpada de pernas afastadas. - as pernas estendidas formam um ângulo com o tronco. É possível também ter uma posição carpada de pernas afastadas. Diamidov - movimento típico das barras paralelas, o ginasta segura com uma mão uma das barras, e giramelhorcasa de apostatorno do próprio corpo. - movimento típico das barras paralelas, o ginasta segura com uma mão uma das barras, e giramelhorcasa de apostatorno do próprio corpo. Dos Santos (duplo twist carpado) - dois girosmelhorcasa de apostatorno do corpo, seguido de dois mortais no ar com uma flexão no quadril levando as mãos à altura do joelho. (duplo carpado) - dois girosmelhorcasa de apostatorno do corpo, seguido de dois mortais no ar com uma flexão no quadril levando as mãos à altura do joelho. Empunhaduras - são tomadas, pegadas ou presas, que representam várias maneiras do executante segurar o aparelho e manter-se nele. - são tomadas, pegadas ou presas, que representam várias maneiras do executante segurar o aparelho e manter-se nele. Estendida - o corpo deve estarmelhorcasa de apostalinha reta, sem nenhum ângulo. - o corpo deve estarmelhorcasa de apostalinha reta, sem nenhum ângulo. Flic-flac - movimento preparatório para acrobacias. O ginasta levanta os braços esticados ao mesmo tempomelhorcasa de apostaque seus pés deixam o solo, usando um grande impulso dos ombros. Pode ser executado para frente ou para trás. - movimento preparatório para acrobacias. O ginasta levanta os braços esticados ao mesmo tempomelhorcasa de apostaque seus pés deixam o solo, usando um grande impulso dos ombros. Pode ser executado para frente ou para trás. Giro de quadris para trás (oitava de apoio para apoio) - o corpo executa um giro completomelhorcasa de apostatorno do eixo transversal. Movimento típico das barras assimétricas. (oitava de apoio para apoio) - o corpo executa um giro completomelhorcasa de apostatorno do eixo transversal. Movimento típico das barras assimétricas. Giro gigante - elemento específico das barras assimétricas. Uma rotatóriamelhorcasa de apostavolta da barra de 360º, executada com todo o corpo na posição estendida. - elemento específico das barras assimétricas. Uma rotatóriamelhorcasa de apostavolta da barra de 360º, executada com todo o corpo na posição estendida. Grupada - todas as partes do corpo se flexionam e se aproximam de ponto central corporal. As pernas devem estar flexionadas e a testa deve tocar o joelho. - todas as partes do corpo se flexionam e se aproximam de ponto central corporal. As pernas devem estar flexionadas e a testa deve tocar o joelho. Parada de mãos - exercício mais básico da ginástica artística. O corpo deve permanecer na linha do pulso. Dedos afastados permitem melhor equilíbrio. - exercício mais básico da ginástica artística. O corpo deve permanecer na linha do pulso. Dedos afastados permitem melhor equilíbrio. Parafuso - uma rotação (em torno do próprio corpo para os lados) sem o uso das mãos no solo. - uma rotação (em torno do próprio corpo para os lados) sem o uso das mãos no solo. Roda - é a chamada estrela. O ginasta passa lateralmentemelhorcasa de apostaapoio invertido (de ponta cabeça) e retoma de pé. - é a chamada estrela. O ginasta passa lateralmentemelhorcasa de apostaapoio invertido (de ponta cabeça) e retoma de pé. Rondada - semelhante à roda, com os dois pés chegando ao solo no mesmo instante. Usada pelos ginastas para acelerar uma "passada" de movimento pontuado. - semelhante à roda, com os dois pés chegando ao solo no mesmo instante. Usada pelos ginastas para acelerar uma "passada" de movimento pontuado. Rudi - um parafuso e meio na posição estendida após o movimento para frente. Exemplo: flic-flac para frente, mortal simples para frente. - um parafuso e meio na posição estendida após o movimento para frente. Exemplo: para frente, mortal simples para frente. Salto pak - típico das barras assimétricas. É usado para passar da barra mais baixa para a mais alta. A ginasta faz um movimento semelhante com o flic-flac, pois o salto pak é também um movimento preparatório pontuado. - típico das barras assimétricas. É usado para passar da barra mais baixa para a mais alta. A ginasta faz um movimento semelhante com o flic-flac, pois o salto é também um movimento preparatório pontuado. Selada - corpo forma um arco e as costas ficam "arqueadas" para trás. - corpo forma um arco e as costas ficam "arqueadas" para trás. Stützkehre - movimento típico das barras paralelas. Parada de mãos; Pequena projeção dos ombros à frente e as pernas descem mantendo o corpo todo firme; Passagem pelo apoio normal: As pernas devem, agora, ser chutadas para frente e para cima; O braço de apoio conduz o corpo, dando direção e altura; Queda no apoio invertido, seguido de nova parada de mãos. - movimento típico das barras paralelas. Parada de mãos; Pequena projeção dos ombros à frente e as pernas descem mantendo o corpo todo firme; Passagem pelo apoio normal: As pernas devem, agora, ser chutadas para frente e para cima; O braço de apoio conduz o corpo, dando direção e altura; Queda no apoio invertido, seguido de nova parada de mãos. Tkachev - movimento usado nas barras assimétricas e na barra fixa. O ginasta larga a barra, passa de costas por cima dela na posição carpada ou com pernas separadas, emelhorcasa de apostaseguida, pega a barra novamente. - movimento usado nas barras assimétricas e na barra fixa. O ginasta larga a barra, passa de costas por cima dela na posição carpada ou com pernas separadas, emelhorcasa de apostaseguida, pega a barra novamente. Tsukahara - salto mortal duplo com um parafuso completo no primeiro salto. Ginastas de destaque na modalidade [ editar | editar código-fonte ] Abaixo, encontram-se listados cinco destaques femininos e cinco masculinos, entre o passado e a atualidade, acompanhando a evolução que apresentou o esporte. Para a seleção foram usados alguns critérios: a épocamelhorcasa de apostaque se destacaram, participações olímpicas e mundiais, reconhecimento internacional, conquistas e movimentos inseridos na tabela da FIG.[33] Outros ginastas destacados podem ser vistos no International Gymnastics Hall of Fame, que, fundadomelhorcasa de aposta1988, localiza-se no interior do Science Museum Oklahomamelhorcasa de apostaOklahoma City, nos Estados Unidos, e homenageia competidores, treinadores e autoridades da modalidade artística, como Bruno Grandi e Octavian Belu. A primeira honraria concedida foi no ano da inauguração. tendo como única personalidade gímnica, a ginasta Olga Korbut. Após cinco anos sem premiações, outra atleta, Nadia Comaneci, fora homenageada, e sómelhorcasa de aposta1997, os primeiros homens penduraram seus retratos e receberam as congratulações.[34] Equipamentos e aparelhos [ editar | editar código-fonte ] O uniforme básico de toda ginasta é um collant de lycramelhorcasa de apostaforma de maiô. Em todas as provas, variando de acordo com a preferência, as atletas competem descalças. Os homens usam short ou calça de material apropriado e meias nos pés (exceto nas provas do solo). Suas camisetas, quemelhorcasa de apostaverdade são collants, ficam cobertos na altura da cintura, pela outra parte do uniforme: a calça ou o short. [35] É comum que os competidores passem pó de magnésio nas mãos, especialmentemelhorcasa de apostaprovas de barras, para evitar lesões nos dedos e escorregões durante os movimentos. Outros aparatos também são de uso permitido nas mãos para que o ginasta possa segurar as barras e as argolas sem sofrer com lesões e possíveis feridas - como os protetores palmares (com munhequeiras). Ainda são usados colchões para amortecer as saídas e as braçadeiras (de uso masculino, para as provas das barras paralelas).[36][37] As competições de ginástica geralmente são disputadasmelhorcasa de apostalocais fechados, com várias adaptações para a prática da modalidade. Os exemplos mais precisos são os ginásios e os estádios cobertos, especialmente preparados para comportar aparelhos e bancas julgadoras, pois cada elemento da ginástica artística possui amelhorcasa de apostapeculiaridade.[35] Imagem de um antigo ginásio, no qual treinava-se ainda a escalada A modalidade subdivide-semelhorcasa de apostaduas: ginástica artística masculina e ginástica artística feminina. Cada uma possui um código próprio (com os movimentos e os aparelhos utilizados), elaborado pelos comitês (masc.e fem.) da Federação. Em comum, possuem as regras de conduta e as generalidades de cada competição, como a segurança do ginasta e a exigência sobre a qualidade dos equipamentos e da execução durante as apresentações dentro de cada exigência.[38][39] Os aparelhos da ginástica artística masculina (siglamelhorcasa de apostainglês: MAG) são diferentes dos aparelhos disputados na ginástica artística feminina (siglamelhorcasa de apostainglês: WAG) . Enquanto os homens disputam provasmelhorcasa de apostaseis aparelhos diferentes, as mulheres as disputammelhorcasa de apostaquatro. [4][40][41][42][43] Os aparelhos (provas) masculinos são o solo, o salto sobre a mesa, o cavalo com alças (cavalo com arções), as barras paralelas, a barra fixa e as argolas. Tais aparelhos, durante as apresentações masculinas, procuram demonstrar a força e o domínio do ginasta. [16][36][44][45] Os aparelhos (provas) femininos são a trave, o solo, o salto sobre a mesa e as barras assimétricas. Tais aparelhos, durante as apresentações femininas, colocam maior ênfase na vertente artística e de agilidade. [5][17][36][46] Em comum, homens e mulheres possuem as provas de solo e salto, com nuances de diferenciação. Abaixo, estão descritos cada um dos eventos/aparelhos: Cavalo com alças - o cavalo (que de fato assemelhava-se ao animal), enquanto aparelho, possui as seguintes dimensões: 1,15 metro x 1,60 metro x 35 centímetros. As alças possuem distância ajustável e a altura de 12 centímetros. Uma série típica no cavalo com alças envolve tesouras e movimentos circulares. As tesouras, exercícios feitos com as pernas separadas, são executadas geralmente com as mãos sobre as alças. Os movimentos circulares, as chamadas russas, são feitos com as duas pernas juntas. - o cavalo (que de fato assemelhava-se ao animal), enquanto aparelho, possui as seguintes dimensões: 1,15 metro x 1,60 metro x 35 centímetros. As alças possuem distância ajustável e a altura de 12 centímetros. Uma série típica no cavalo com alças envolve tesouras e movimentos circulares. As tesouras, exercícios feitos com as pernas separadas, são executadas geralmente com as mãos sobre as alças. Os movimentos circulares, as chamadas russas, são feitos com as duas pernas juntas. Argolas : o aparelho é constituído por uma estrutura de onde prendem-se duas argolas, a 2,75 metros do solo. A distância entre elas é de 50 centímetros e o seu diâmetro interno é de 18 centímetros. A prova consistemelhorcasa de apostauma série de exercícios de força, balanço e equilíbrio. O júri valoriza o controle do aparelho e a dificuldade dos elementos da coreografia. Quanto menos tremer a estrutura que suspende as argolas à haste, melhor será a pontuação de execução do ginasta. : o aparelho é constituído por uma estrutura de onde prendem-se duas argolas, a 2,75 metros do solo. A distância entre elas é de 50 centímetros e o seu diâmetro interno é de 18 centímetros. A prova consistemelhorcasa de apostauma série de exercícios de força, balanço e equilíbrio. O júri valoriza o controle do aparelho e a dificuldade dos elementos da coreografia. Quanto menos tremer a estrutura que suspende as argolas à haste, melhor será a pontuação de execução do ginasta. Barras paralelas : o aparelho possui as medidas de 1,95 x 3,5 metros, além de estarem distanciadas entre 42 e 52 centímetros. A prova consistemelhorcasa de apostaexercícios de equilíbrio - entre giros e paradas de mãos - e força, onde o ginasta utiliza das duas barras obrigatoriamente, passando por todo o seu comprimento. As provas não possuem tempo aproximado de execução, podendo um ginasta cumprir uma prova mais curta, porém com nota de partida mais elevada, enquanto uma prova mais longa, possui inferior dificuldade. : o aparelho possui as medidas de 1,95 x 3,5 metros, além de estarem distanciadas entre 42 e 52 centímetros. A prova consistemelhorcasa de apostaexercícios de equilíbrio - entre giros e paradas de mãos - e força, onde o ginasta utiliza das duas barras obrigatoriamente, passando por todo o seu comprimento. As provas não possuem tempo aproximado de execução, podendo um ginasta cumprir uma prova mais curta, porém com nota de partida mais elevada, enquanto uma prova mais longa, possui inferior dificuldade. Barra fixa : a barra é presa sobre uma estrutura de metal a 2,75 metros do solo e possui 2,40 metros de comprimento. A prova consistemelhorcasa de apostamovimentos de força e equilíbrio. O ginasta deve fazer movimentos giratóriosmelhorcasa de apostauma rotina acrobática, que envolve os giros propriamente ditos, as largadas e retomadas, as piruetas (enquanto soltos das barras) e as pegadas. : a barra é presa sobre uma estrutura de metal a 2,75 metros do solo e possui 2,40 metros de comprimento. A prova consistemelhorcasa de apostamovimentos de força e equilíbrio. O ginasta deve fazer movimentos giratóriosmelhorcasa de apostauma rotina acrobática, que envolve os giros propriamente ditos, as largadas e retomadas, as piruetas (enquanto soltos das barras) e as pegadas. Barras assimétricas : este aparelho, de uso estritamente feminino, é atualmente fabricado com fibras sintéticas e, por vezes, material aderente. Seu posicionamento é, a mais alta a 2,36 m de altura e a menor a 1,57 metros. A prova é composta por uma série de movimentos obrigatórios, bem como os demais aparelhos. A posição das duas barrasmelhorcasa de apostadiferentes alturas possibilita à ginasta uma gama variada de movimentos, mudanças de empunhaduras e alternância entre as barras. A execução de alguns movimentos também é facilitada através da propriedade de molejo do aparelho. : este aparelho, de uso estritamente feminino, é atualmente fabricado com fibras sintéticas e, por vezes, material aderente. Seu posicionamento é, a mais alta a 2,36 m de altura e a menor a 1,57 metros. A prova é composta por uma série de movimentos obrigatórios, bem como os demais aparelhos. A posição das duas barrasmelhorcasa de apostadiferentes alturas possibilita à ginasta uma gama variada de movimentos, mudanças de empunhaduras e alternância entre as barras. A execução de alguns movimentos também é facilitada através da propriedade de molejo do aparelho. Trave olímpica : popularmente chamada de trave, a trave de equilíbrio é um dos dois aparelhos de práticas unicamente femininas. A travemelhorcasa de apostasi é uma barra revestida com material aderente, situada a 1,25 metros do chão, com cinco metros de comprimento e dez centímetros de largura, onde a atleta deve equilibrar-se e realizar saltos e giros. : popularmente chamada de trave, a trave de equilíbrio é um dos dois aparelhos de práticas unicamente femininas. A travemelhorcasa de apostasi é uma barra revestida com material aderente, situada a 1,25 metros do chão, com cinco metros de comprimento e dez centímetros de largura, onde a atleta deve equilibrar-se e realizar saltos e giros. Solo : este, enquanto aparelho, é um estrado de 12 por 12 metros feito de um material elástico que amortece eventuais quedas e ajuda ao impulso dos saltos e nas passadas gímnicas. Como modalidade, os exercícios têm uma duração de 50 a 70 segundos para os homens, e 70 a 90 segundos para as mulheres. Durante a prova, são realizados movimentos acrobáticos e ginásticos anteriormente pontuados (nota de partida). Os exercícios femininos têm a particularidade de incluir acompanhamento musical instrumental. : este, enquanto aparelho, é um estrado de 12 por 12 metros feito de um material elástico que amortece eventuais quedas e ajuda ao impulso dos saltos e nas passadas gímnicas. Como modalidade, os exercícios têm uma duração de 50 a 70 segundos para os homens, e 70 a 90 segundos para as mulheres. Durante a prova, são realizados movimentos acrobáticos e ginásticos anteriormente pontuados (nota de partida). Os exercícios femininos têm a particularidade de incluir acompanhamento musical instrumental. Salto: o salto sobre a mesa é a prova mais rápida da ginástica artística. Dura aproximados 50 segundos, incluindo apenas o momento dos dois saltos aos quais o ginasta tem direito. A prova é composta por uma pista de 25 metros, que terminamelhorcasa de apostaum trampolim de impulso e finalmente na mesa – de dimensões 120 x 95 centímetros. O salto é considerado um evento de explosão muscular, possuidor de uma margem mínima para erros. Com o avanço do esporte, padronizaram-se os equipamentos e novos fabricantes surgiram por todo o mundo para atender a demanda e melhorar os materiais usados para dar maior segurança aos praticantes desta e das demais modalidades da ginástica. Alguns dos principais fabricantes dos aparelhos são: A francesa Gymnova,[47] geralmente presentemelhorcasa de apostaprovas realizadas no continente europeu, a suíça Alder+Eisenhut, a alemã Spieth,[48] que realizou inovações no tablado - apresentando-o mais rígido - e esteve presente no Campeonato Mundial de Stuttgart e nos Jogos Olímpicos de Pequim,[49] e as também francesas Nouansport e GES, presentesmelhorcasa de apostacentros de treinamentos. [50] Gymnova e Spieth, as constantes nos eventos internacionais recentes, apresentam-se nas cores creme e vermelha (Gymnova) e azul e branca (Spieth). Organização e regulamento [ editar | editar código-fonte ]Logotipo da FIG Todas as competições oficiais de ginástica artística são reguladas pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), que estabelece normas e calendários para todos os eventos internacionais. As competições nacionais são geralmente regulamentadas pelas diversas federações locais. A FIG tem ainda a responsabilidade sobre o Código de Pontuação, a publicação que orienta os ginastas, técnicos e árbitros na elaboração, composição e avaliação das sériesmelhorcasa de apostatodas as provas, e que ainda rege os resultados da modalidade. A entidade impõe um limite mínimo de idade para competições oficiais de nível sênior de dezesseis anos. Este limite - importante sobretudo nas provas femininas - pretende impedir a entrada de ginastas pré-adolescentesmelhorcasa de apostacompetição, o que poderia implicar problemas de saúde futuros.[51] A FIG é responsável pela realização do Campeonato Mundial de Ginástica Artística e pela Copa do Mundo de Ginástica Artística, realizadamelhorcasa de apostavárias etapas. Existem ainda diversas outras competições, a nível continental, nacional e regional. [52] Filiadas a ela está a União Europeia de Ginástica, a União Africana de Ginástica, a União Pan-americana de Ginástica e a União Asiática de Ginástica, que respondem diretamente por suas federações e confederações filiadas continentais.[53] Violações no esporte [ editar | editar código-fonte ] A Federação Internacional possui diversas regras para questões de doping e falsificação etária. Tais regras possuem graus de punição mediana à severa, variando caso a caso, reincidente ou não. Porém, sempre aplicadas visando o melhor para o esporte e seus praticantes. O doping na ginástica ocorre do mesmo modo como nos demais esportes. Os ginastas, bem como os outros atletas, precisam atentar para tudo o que usam e ingerem a fim de evitar a absorção acidental de substâncias proibidas. Há, contudo, uma diferença desta modalidade para o atletismo, por exemplo: a joviedade de seus praticantes. Os ginastas estão na adolescência e no inicial momento posterior a ela, e por isso, no auge demelhorcasa de apostaforma física. Tal fato, reduz o número da ingestão dito proposital de anabolizantes e derivados. O rigoroso controle da entidade com o antidoping também se faz importante para a preservação da integridade da modalidade. [54][55] Todavia, ainda existem ginastas pegos nestes testes. A vietnamita Thi Ngan Thuong Do tevemelhorcasa de apostalicença revogada pela FIG após ser reprovada no teste realizado durante as Olimpíadas de Pequim. [56] Anteriormente, Morgan Hamm, fora afastado das competições pela absorção acidental causada pelo uso de anti-inflamatórios.[57] Como consequência para tais atos, a Federação prevê punições permanentes e temporárias. Elas vão desde a advertência ao banimento do esporte.[54][58][59] Limite de idade [ editar | editar código-fonte ] A chinesa Kexin He, absolvida da suspeita de falsificação etária nas Olimpíadas 2008 Historicamente, até meados de 1981, a idade limite para ginastas - mais especificamente femininas, pois os homens,melhorcasa de apostageral, iniciam-se mais tarde e encerram suas carreiras mais tarde - era de quatorze anos. [60] Porém, este limiar não era ultrapassado, visto que as ginastas raramente competiam com menos de vinte anos. Ágnes Keleti, Vera Caslavska e Larissa Latynina são exemplos dessas campeãs. A primeira conquistou medalhas aos 35 anos,melhorcasa de aposta1956. Vera foi campeã pela última vez aos 26 e Latynina aos 29, chegando a competir grávida.[61] Na década seguinte, meados de 1970, a idade das ginastas teve uma acentuada redução real - como Nadia Comaneci competindo aos quatorze anos e Ludmilla Tourischeva aos dezesseis - e com isso, os problemas com ginastas pré-adolescentes teve início, decorrentes dos pedidos de exceções para ginastas de doze e treze anos, como a canadense Karen Kelsall e a norte-americana Tracee Talavera. No ano de 1981,melhorcasa de apostaresposta a estes quase constantes pedidos e ao aumento das exigências físicas e psicológicas do desporto, a FIG decidiu aumentar a idade das ginastas para quinze anos. [62] Tal regra vigorou até o ano de 1997, quando a idade fora novamente aumentada, dessa vez para dezesseis anos - para competições olímpicas e quinze para as demais. [nota 4] No entanto, esta regra é constantemente debatida, pois as ginastas com menos de dezesseis competem sob o mesmo código de exigência.[63] A falsificação da idade consiste na prática de aumentá-la a fim de poder disputar provas na categoria sênior, no intuito de obter as vantagens físicas debatidasmelhorcasa de apostaestudos médicos. [64] Esta prática, até pouco tempo não era rara e coincidia com as alterações feitas pela entidade. Por vezes, os próprios atletas iam à TV confessar o ato ilegal de forjarem suas certidões ou tê-los expostos à imprensa. Daniela Silivas é um exemplo de ginasta que tevemelhorcasa de apostaidade adulteradamelhorcasa de apostadois anos - treze para quinze - com o consentimento de funcionários da federação romena. [65] A ginasta revelou a falsificaçãomelhorcasa de apostauma entrevista dada no ano de 2002. Como punição à violação da regra de Requerimentos etários, a FIG prevê a perda de todos os ganhosmelhorcasa de apostauma competição, a desqualificação do atleta e por conseguinte, da equipe. [58][66] O mais recente caso - absolvido - envolveu as ginastas medalhistas de ouro nas Olimpíadas de Pequim 2008: as chinesas Lilin Deng, Kexin He, Yilin Yang e Yuyuan Jiang.[64] Regulamento geral de competições [ editar | editar código-fonte ] Símbolo oficial da modalidade Para a obtenção do resultado completo de um campeonato de ginástica artística, os ginastas devem participar de quatro competições, cada uma delas com características e objetivos próprios, sendo assim denominadas: Competição I (Qualificatória), Competição II (Final Individual Geral), Competição III (Final Individual por Prova) e Competição IV (Final por Equipes). [58][67][68] Abaixo, são apresentados os detalhes de organização, participação, qualificação e desenvolvimento de cada uma destas competições: Competição I (C I) - a competição I objetiva a qualificação para as competições finais (C II, C III e C IV) e ainda determina a classificação das equipes a partir do 9º lugar e dos ginastas a partir do 25º lugar. As oito primeiras equipes aqui qualificadas definirão as suas classificações na Final por Equipes (C IV) e os 24 ginastas melhores qualificados individualmente definirão as suas classificações na Final Individual Geral (C II). Da C I participam todas as equipes e todos os ginastas individuais inscritos no evento. Somente os ginastas que competemmelhorcasa de apostatodas as provas poderão se qualificar para participar da Final Individual Geral (C II). O Campeonato Mundial que antecede os Jogos Olímpicos define as equipes e os ginastas individuais que participarão dos JO, considerando os resultados obtidos na C I. (C I) - a competição I objetiva a qualificação para as competições finais (C II, C III e C IV) e ainda determina a classificação das equipes a partir do 9º lugar e dos ginastas a partir do 25º lugar. As oito primeiras equipes aqui qualificadas definirão as suas classificações na Final por Equipes (C IV) e os 24 ginastas melhores qualificados individualmente definirão as suas classificações na Final Individual Geral (C II). Da C I participam todas as equipes e todos os ginastas individuais inscritos no evento. Somente os ginastas que competemmelhorcasa de apostatodas as provas poderão se qualificar para participar da Final Individual Geral (C II). O Campeonato Mundial que antecede os Jogos Olímpicos define as equipes e os ginastas individuais que participarão dos JO, considerando os resultados obtidos na C I. Competição II (C II) - a competição II é a Final Individual Geral (All Around Finals). Dela participam os 24 ginastas mais bem classificados individualmente na C I, sendo permitida a participação de no máximo dois ginastas de cada nacionalidade. Na C II os ginastas executarão uma nova sériemelhorcasa de apostacada uma das provas e somente um salto, desconsiderando, para o resultado desta competição, as notas obtidas na C I. Ao término da competição serão somadas as notas obtidas por cada ginastamelhorcasa de apostacada prova, chegando ao total de pontos de cada um, sendo então confrontados os totais de cada participante para se chegar à classificação individual geral. O ginasta que obtiver o maior somatório de pontos será considerado o vencedor da competição. (C II) - a competição II é a Final Individual Geral (All Around Finals). Dela participam os 24 ginastas mais bem classificados individualmente na C I, sendo permitida a participação de no máximo dois ginastas de cada nacionalidade. Na C II os ginastas executarão uma nova sériemelhorcasa de apostacada uma das provas e somente um salto, desconsiderando, para o resultado desta competição, as notas obtidas na C I. Ao término da competição serão somadas as notas obtidas por cada ginastamelhorcasa de apostacada prova, chegando ao total de pontos de cada um, sendo então confrontados os totais de cada participante para se chegar à classificação individual geral. O ginasta que obtiver o maior somatório de pontos será considerado o vencedor da competição. Competição III (C III) - a competição III é a Final por Provas, onde é definida a classificação individual de cada uma das provas. Estarão qualificados para esta competição os oito ginastas que obtiveram as pontuações mais altas na C I,melhorcasa de apostacada uma das provas, sendo permitida a participação de no máximo dois ginastas de cada nacionalidademelhorcasa de apostacada prova. Os oito ginastas qualificados executam uma nova série na prova na qual se classificaram, sendo que no salto os ginastas deverão executar dois diferentes. Em cada prova, a classificação final será definida pelas notas obtidas pelos ginastasmelhorcasa de apostacada uma delas, nesta competição (C III), sendo vencedor aquele que obtiver a maior nota. (C III) - a competição III é a Final por Provas, onde é definida a classificação individual de cada uma das provas. Estarão qualificados para esta competição os oito ginastas que obtiveram as pontuações mais altas na C I,melhorcasa de apostacada uma das provas, sendo permitida a participação de no máximo dois ginastas de cada nacionalidademelhorcasa de apostacada prova. Os oito ginastas qualificados executam uma nova série na prova na qual se classificaram, sendo que no salto os ginastas deverão executar dois diferentes. Em cada prova, a classificação final será definida pelas notas obtidas pelos ginastasmelhorcasa de apostacada uma delas, nesta competição (C III), sendo vencedor aquele que obtiver a maior nota. Competição (C IV) - a competição IV é a Final por Equipes (em inglês: team final). Desta fase participam as oito equipes que obtiveram as maiores pontuações na C I. Nesta competição os ginastas das equipes qualificadas executarão uma nova sériemelhorcasa de apostacada prova e somente um salto. Todas as notas obtidas nesta competição entram na totalização dos pontos da equipe. A classificação final das equipes é determinada pelas pontuações obtidas após as rotações. Julgamento do desempenho [ editar | editar código-fonte ] A série,melhorcasa de apostacada aparelho, é julgada por um grupo de árbitros que aplicam o Código de Pontos. Eles ficam divididosmelhorcasa de apostadois grupos: o que avalia o valor da série (banca de arbitragem A) e o que avalia a execução (banca de arbitragem B). [69][70] Com exceção do salto, todas as séries tem um valor de partida, dado pelos árbitros da banca A. [5] Esta regra foi adotada pela FIGmelhorcasa de aposta2006, quando ficara decidido separar as notas de dificuldade das notas de execução, após protestos sobre favorecimentos nas Olimpíadas de Atenas 2004. [71] Para poderem avaliar uma série, os árbitros dividem os elementosmelhorcasa de apostasete grupos de valor, são eles: A, B, C, D, E, F,[nota 5] G, H e I (somente no solo feminino), onde "A" é o elemento mais fraco e "I", o elemento mais forte. Nesse caso, todos os aparelhos têmmelhorcasa de apostacomum a necessidade de uma série com os elementos citadosmelhorcasa de apostasuas respectivas quantidades (somando um total obrigatório de oito), com exceção do salto, já que cada um possui um valor máximo já pré-estabelecido.[69][72] O julgamento, enfim, é feito baseado na soma das notas A e B. [58] Desse modo tem-se o seguinte cálculo: Supondo que um ginasta tenhamelhorcasa de apostanota de partida, avaliada pela banca A,melhorcasa de aposta6,500 e suas notas de execução, avaliadas pela banca B,melhorcasa de aposta9,500 - 9,250 - 9,100 - 9,500 - 10,000 - 9,500. Primeiro, retira-se a maior e a menor notas. Depois, tira-se a média B, que nesse caso é de 9,437. A nota final do ginasta, desse modo é de 15,937 (A + B).[5] É vasta a quantidade de campeonatos de ginástica artística, seja no âmbito mundial, seja no âmbito nacional. Segue abaixo uma lista das principais competições da modalidade. [73][74][75] As competições que reúnem os ginastas de todo o mundo são: Jogos Olímpicos - de quatromelhorcasa de apostaquatro anos, reúne os ginastas classificados para os eventos. Aquela nação que não conseguir qualificar uma equipe, está apta a enviar até três competidores para representá-la.[ 76 ] - de quatromelhorcasa de apostaquatro anos, reúne os ginastas classificados para os eventos. Aquela nação que não conseguir qualificar uma equipe, está apta a enviar até três competidores para representá-la. Campeonato Mundial - desde 1999melhorcasa de apostarealização é anual. Esta competição possui caraterística singular - Dependendo do ano, pode apresentar ou não determinado tipo de evento. Em Debrecen - 2002 por exemplo, não houve a disputa por equipes e do individual geral. - desde 1999melhorcasa de apostarealização é anual. Esta competição possui caraterística singular - Dependendo do ano, pode apresentar ou não determinado tipo de evento. Em Debrecen - 2002 por exemplo, não houve a disputa por equipes e do individual geral. Copa do Mundo - torneio realizado por temporada. É divididomelhorcasa de apostaetapas que acontecem durante o ano. Sua final reúne os ginastas classificados durante as etapas anteriores. [ 77 ] De acordo com o novo regulamento, a final desta competição dá direito ao vencedor de disputar os Jogos Olímpicos. Existem ainda as competições regionais, conhecidas pela competitividade entre os atletas participantes e onde se conhecem os favoritos continentais:[73] Campeonato Africano - realizado de trêsmelhorcasa de apostatrês anos. É onde reúnem-se os ginastas de todo o continente africano. - realizado de trêsmelhorcasa de apostatrês anos. É onde reúnem-se os ginastas de todo o continente africano. Jogos Asiáticos - realizado a cada quatro anos. Reúne todas as nações do continente asiático. - realizado a cada quatro anos. Reúne todas as nações do continente asiático. Campeonato Europeu -melhorcasa de aposta2004, começou a ser realizado todos os anos. É onde reúnem-se os ginastas do continente europeu. Esta competição é conhecida por seu alto nível e por reunir nações sempre favoritas nos Jogos Mundiais, como a Rússia e a Romênia. -melhorcasa de aposta2004, começou a ser realizado todos os anos. É onde reúnem-se os ginastas do continente europeu. Esta competição é conhecida por seu alto nível e por reunir nações sempre favoritas nos Jogos Mundiais, como a Rússia e a Romênia. Jogos Pan-Americanos - realizado de quatromelhorcasa de apostaquatro anos. É onde reúnem-se os ginastas dos três continentes americanos: Sul, Central e Norte. São realizados desde os Jogos de 1951,melhorcasa de apostaBuenos Aires.[ 78 ] - realizado de quatromelhorcasa de apostaquatro anos. É onde reúnem-se os ginastas dos três continentes americanos: Sul, Central e Norte. São realizados desde os Jogos de 1951,melhorcasa de apostaBuenos Aires. Jogos Sul-Americanos - competição realizada a cada quatro anos. É onde reúnem-se os ginastas do continente sul-americano. Presença nos Jogos Olímpicos [ editar | editar código-fonte ] A ginástica artística está presente nos Jogos Olímpicos[f] da era moderna desde amelhorcasa de apostaprimeira edição,melhorcasa de apostaAtenas (1896). [5][79] A equipe vencedora da primeira disputa olímpica foi da Alemanha, com o total de nove medalhas, seguida da Grécia e da Suíça. [80] A primeira participação feminina, no entanto, só se deumelhorcasa de aposta1928, na edição de Amsterdã, onde saiu-se vitoriosa a equipe anfitriã. [13] Historicamente, ao longo das edições, aparelhos e competições foram retirados do quadro competitivo, enquanto outros foram inseridos. [81] Em decorrência da Primeira Guerra Mundial, a edição de 1916 não fora realizada, o mesmo acontecendo com as edições de 1940 e 1944, por conta da Segunda Grande Guerra. Emelhorcasa de apostaoutras duas ocasiões - Moscou 1980 e Los Angeles 1984 - ocorreram os maiores boicotes da história dos Jogos, liderados pelos norte-americanos e soviéticos. No caso das competições nos Jogos, o Comitê Olímpico Internacional é o responsável pela organização do evento, incluindo os critérios de desempate. [82]Quadro de medalhas O quadro abaixo mostra as nações que mais subiram ao pódio na história dos Jogos Olímpicos. [nota 6][83] e demonstra a superioridade numérica da União Soviética, tanto no total de medalhas, quanto nas parciais ouro, prata e bronze. A Romênia, apesar de possuir um número maior de medalhas de ouro, possui um total inferior ao da Alemanha. Na contagem, foram incluídas as conquistas russas - para a União Soviética - e alemãs orientais - para a Alemanha. Os resultados incluem as disputas masculinas e femininas, e a porcentagem fora retirada do total de medalhas disputadas: das 810, 503 estão distribuídas entre as cinco mais bem sucedidas nações listadas. A origem dos Campeonatos Mundiais adveio das ideias do até então presidente da Federação Francesa de Ginástica, Charles Gazalet. Junto a outros ginastas, ele contrariou a vontade do presidente da FEG - como inicialmente a FIG era denominada -, que se vira obrigado a concordar com o desejo da maioria: A prática da modalidade voltada às competições. Assim, o primeiro Torneio Internacional foi realizadomelhorcasa de aposta1903[9] e continuou com este nome até 1934, quando passaram e ser denominados Campeonatos Mundiais. Estes campeonatos sofreram também algumas transformações e atualmente o Mundial[i] realizado no ano anterior aos Jogos Olímpicos serve para selecionar os ginastas e as nações que deverão participar dos Jogos.[84] Depois das Olimpíadas, o Mundial é a competição mais importante da modalidade. Realizados de doismelhorcasa de apostadois anos, mais tarde (1922) passaram a ter suas edições apenas de quatromelhorcasa de apostaquatro. Em 1999 passou a ser disputado anualmente com exceção dos anosmelhorcasa de apostaque a ginástica está presente nos Jogos Olímpicos.[84] Prática pelo mundo [ editar | editar código-fonte ] Abaixo seguem as principais nações destacadas nas duas maiores competições globais, com seus maiores campeões e melhores desempenhosmelhorcasa de apostanúmero, apresentações e inovações:[85][86] União Soviética, Rússia e Ucrânia [ editar | editar código-fonte ] Até o desmembramento da União Soviéticamelhorcasa de aposta1991, os ginastas que a representavam,melhorcasa de apostaparticular as equipes femininas, foram a força dominantemelhorcasa de apostatodas as competições oficiais das modalidades.[87] Entre os anos de 1952 e 1992, as equipes soviéticas conquistaram quase todas as medalhas coletivas dos Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos,[88] exceto durante o pentacampeonato olímpico dos japoneses, bem como as dos eventos individuais. Para o feminino, as exceções coletivas foram os Jogos de 1984melhorcasa de apostaLos Angeles, no qual não competiram devido ao boicote do Bloco do Leste, e os Campeonatos Mundiais de 1966 (Tchecoslováquia), 1979 (Romênia) e 1987 (Romênia). [80][89] Seus maiores destaques durante esses quarenta anos foram a ucraniana Larissa Latynina,[90] a maior medalhista na história olímpica, com dezoito no total,[91] seguida de Olga Korbut, que deu à ginástica um grande crescimento popular,[91] Ludmilla Tourischeva e Nellie Kim. Já no masculino, os grandes destaques foram Viktor Chukarin, Nikolai Andrianov, um dos maiores destaques das Olimpíadas de Moscou,[92] e Vitaly Scherbo. Depois da separação, a Rússia mantevemelhorcasa de apostatradição de excelência competitiva, com medalhasmelhorcasa de apostatodas as competições femininas e masculinas. Durante a segunda metade da década de noventa, a ginasta a destacar-se foi Svetlana Khorkina - três vezes campeã europeia. [93] No entanto, nas Olimpíadas de 2004, o esporte apresentou seu primeiro sinal de crise: a conquista de apenas um terceiro lugar por equipes. Em Pequim 2008, a dificuldade concretizou-se, preludiada pelo mal desempenho da equipe no Mundial de 2007: a Rússia, pela primeira vezmelhorcasa de apostauma competição olímpica feminina, estava fora de todos os pódios. [94][95] Seu destaque durante os anos 2000 foi Ksenia Semenova, única medalhista russa no Campeonato Mundial de Stuttgartmelhorcasa de aposta2007,[87] quarta colocada nas Olimpíadas de Pequim e campeã europeiamelhorcasa de aposta2009. A Ucrânia, todavia, não manteve uma equipe competitiva, embora possua bons ginastas a nível individual. Lilia Podkopayeva, a vencedora do concurso geralmelhorcasa de apostaAtlanta 1996, é um exemplo. Nos anos que se seguiram até 2009, não obteve resultados expressivos, apenas medalhas individuaismelhorcasa de apostaprovas masculinas.[58] O primeiro grande êxito da equipe romena foi nos Jogos Olímpicos de 1976,melhorcasa de apostaMontreal, com os bons desempenhos de Nadia Comaneci,[90] que atingira o primeiro dez olímpico, repetidomelhorcasa de apostatrinta outras ocasiões ao longo demelhorcasa de apostacarreira. [13] A partir daí, o país tornou-se pioneiromelhorcasa de apostamétodos inovadores de treino, com técnicos como Béla Karolyi. [87] A Romênia destaca-se especialmente nas competições por equipes femininas e por ter sido uma das duas nações a derrotar a equipe soviéticamelhorcasa de apostacompetições de nível internacional antes de 1991. [87] No masculino, apesar de nunca terem conquistado medalhas coletivasmelhorcasa de apostaOlimpíadas e Campeonatos Mundiais, o ginasta Marius Urzica subiu ao pódio olímpicomelhorcasa de apostatrês edições consecutivas (1996-2004), ao conquistar medalhas nas provas do cavalo com alças. Já nos Campeonatos Europeus até 2009, por cinco vezes o ginasta Marian Dragulescu foi medalhista no solo, sendomelhorcasa de apostatrês delas, o campeão.[96] Em Atenas 2004,melhorcasa de apostacompetitividade feminina tornou-se evidente: a seleção conquistou medalhas de ouro por equipes e no individual geral, destacando a ginasta Catalina Ponor, três vezes primeira colocada. [97] Quatro anos mais tarde, ainda manteve-se no pódio, à frente da Rússia, com uma medalha de bronze por equipes e uma de ouro, no solo, conquistada pela estreante Sandra Izbasa, que manteve o título do aparelho com a nação. [98] No total, as senhoras são tricampeãs por equipes, duas delas consecutivas. O país construiumelhorcasa de apostatradição ao longo de 36 anos (de 1934 a 1970)[87][99] e teve comomelhorcasa de apostamaior representante a ginasta Vera Caslavska,[90][100] com títulos como o bicampeonato olímpico no individual geral. Enquanto equipe, as tchecas conquistaram seis medalhas olímpicas, com uma de ouro,melhorcasa de aposta1948. Jámelhorcasa de apostaMundiais, foram sete as conquistas, totalizando dessas, três vitórias. Entre os homens, coletivamente, a soma de medalhas também é de sete, embora as vitórias sejam superiores (4). Em Jogos Olímpicos, foi apenas uma medalha. o mais expressivo foi o ginasta Joseph Czada, campeão mundial na edição de 1907.[87] A exemplo da Romênia, a equipe feminina tcheca também superou a União Soviéticamelhorcasa de apostaum campeonato internacional. A campeã olímpica 2008, Nastia Liukin Até meados da década de 1980, os Estados Unidos, no feminino, eram um país sem maiores conquistas na ginástica artística, a exceção para as vitórias de Mary Lou Retton,melhorcasa de aposta1984,[58] e a primeira medalha internacional, de Cathy Rigby,[101]melhorcasa de aposta1970. O primeiro título mundial chegoumelhorcasa de aposta1991, com Kim Zmeskal, e as primeiras medalhas por equipes foram alcançadas nos Jogos de Barcelona 1992 (bronze) e Atlanta 1996 (ouro), com destaque para Shannon Miller, medalhista por cinco vezesmelhorcasa de apostauma única edição olímpica. [87][102] Em Atenas 2004, o ouro não fora repetido, mas a equipe americana manteve-se no pódio, com uma medalha de prata, repetidamelhorcasa de apostaPequim 2008, no feminino. Nas duas últimas Olimpíadas, o ouro do individual geral manteve-se com as norte-americanas: Na Grécia, Carly Patterson tornou-se a medalhista de ouro. [103] Na China, foi a ginasta Nastia Liukin a campeã. Entre os homens, destacam-se Anton Heida e Paul Hamm, que fora campeão olímpicomelhorcasa de aposta2004. Enquanto equipe, os norte-americanos também saíram-se vitoriososmelhorcasa de apostauma edição olímpica: 1984. Em Mundiais, apesar de não possuir nenhum título coletivo até o ano de 2009, Hamm também conquistara uma vitória no concurso geral. Entre os eventos retirados das competições, os estadunidenses conquistaram dezoito medalhas. No ciclo 2009-2012, os Estados Unidos contaram com uma competitiva equipe feminina, vencedora do Mundial de Stuttgart 2007, que apareceu entre as favoritas ao ouro. Shawn Johnson e Nastia Liukin lideraram a qualidade da seleção. No masculino, Jonathan Horton, medalhista de prata na barra fixa nos Jogos de Pequim, foi o destaque da nação.[104] Foi uma das primeiras nações a ser bem sucedidamelhorcasa de apostaJogos Olímpicos e Mundiais de Ginástica tanto no feminino, quanto no masculino. Entre suas conquistas estão nove medalhas na primeira participação da ginástica artísticamelhorcasa de apostaOlimpíadas, sendo cinco delas de ouro. Seus destaques na época foram Alfred Schwarzmann - campeão olímpico nos Jogos de 1936 -, Konrad Frey - medalhista de ouro na barra fixa e no cavalo com alças -, Karin Janz e Maxi Gnauck. [80][87] Enquanto equipe, a Alemanha possui dois títulos olímpicos: um feminino e um masculino. Após a divisão, os alemães orientais foram superados pelos soviéticos e japoneses. Em mundiais, a situação fora semelhante. Nos anos 2000, o país não contou com equipes competitivas ao pódio mundial. Porém, é constantemente representado por bons ginastas a nível individual. Fabian Hambüchen e a uzbeca naturalizada alemã, Oksana Chusovitina foram destaques pela nação, como medalhistasmelhorcasa de apostaOlimpíadas, Campeonatos Mundiais e Europeus. Entre 1936 e 1956, o país viveu o seu auge no esporte: foi por dez vezes medalhista olímpico, com destaque para Ágnes Keleti,[87] conquistando medalhas nas primeiras ediçõesmelhorcasa de apostaque a ginástica feminina entrou nos Jogos. [105] Antes das décadas de 1980 e 1990,melhorcasa de apostaqualidade decaiu, a depender dos bons resultados dos atletas individualmente inseridos nas competições. Quando Henrietta Ónodi conquistou medalhas olímpica e mundial no salto, a nação voltou a ter a qualidade antes respeitada na ginástica feminina. [87][105] A masculina teve como destaque individual o competidor Zoltan Magyar, bicampeão olímpico do cavalo com alças e três vezes medalhista de ouro neste aparelho,melhorcasa de apostaCampeonato Mundiais.[105] Foi a grande potência dominadora dos eventos masculinos nas décadas de 1960s e 1970s com cinco medalhas de ouro olímpicas consecutivas. Entre seus destaques estão Takashi Ono - o primeiro ginasta japonês a sair-se vitoriosomelhorcasa de apostauma Olimpíada - Sawao Kato e Yukio Endo. [90] A qualidade dos atletas japoneses continuou até o sucesso dos Jogos de Atenas 2004, com ginastas como Naoya Tsukahara. [80][87][106] No feminino, a ginástica japonesa possui como representante de destaque, Keiko Ikeda - única medalhista de ouromelhorcasa de apostaum Campeonato Mundial e medalhista de bronze por equipes, nos Jogos de Tóquio. [107] Nos anos 2000, encontrou-se com ginastas, como Koko Tsurumi, disputando as finais dos mais expressivos eventos da modalidade. O campeão olímpico 2008, Yang Wei A ginástica chinesa não possui uma longa tradição, mas seu crescimento, com destaque para a equipe feminina, nos últimos oito anos fora muito expressiva, elevando o status da nação à potência.[87] No feminino,melhorcasa de aposta2006, as chinesas obtiveram, no Campeonato Mundial Aarhus, a primeira colocação na disputa por equipes. Em 2007, no Mundial de Ginástica de Stuttgart, as atletas conquistaram o segundo lugar,melhorcasa de apostauma inversão de pódio com as norte-americanas. Em Pequim 2008, as atletas alçaram ao primeiro lugar do pódio, invertendo novamente as posições com as estadunidenses (campeãsmelhorcasa de aposta2007). Outras medalhas ainda foram conquistadas nestes Jogos, como a de ouro da jovem Kexin He, nas barras assimétricas. Entre os homens, o ouro por equipes nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000 e sete medalhas de ouro, das nove disputadasmelhorcasa de apostaPequim, foram conquistadas por eles, tornando a equipe masculina a favorita nas competições realizadas até 2009.[108][109] Em 1984, o primeiro ginasta a obter grande êxito foi o polimedalhista Li Ning, que nos Jogos de Los Angeles conquistou seis medalhas, sendo três delas de ouro. Entre as mulheres, Ma Yanhong - primeira vencedora entre homens e mulheresmelhorcasa de apostaum Mundial - foi o nome de destaque. Os ginastas Chen Yibing, Cheng Fei e Zou Kai também destacaram-se entre os membros das equipes. O Brasil, entre as nações lusófonas, destacadas no meio gíminico pelo crescente aperfeiçoamento e práticas nacionais. Os brasileiros já participarammelhorcasa de apostafinais olímpicas por equipes, tanto com a seleção masculina quanto com a feminina. Entre seus ginastas de destaque estão nomes como Daiane dos Santos, Jade Barbosa, Daniele Hypólito, Laís Souza e Diego Hypólito. Internacionalmente, a nação, até 2011, conquistou nove medalhasmelhorcasa de apostaMundiais, sendo três de ouro, três de prata e três de bronze, das quais sobressaíram-se os ouros de Hypólito e Daiane nos exercícios de solo. Nos Jogos Olímpicos de Londres,melhorcasa de aposta2012, Arthur Zanetti conquistou a primeira medalha olímpica individual para o país, ao encerrar na primeira colocação nas argolas. Além, Sérgio Sasaki foi o décimo melhor ranqueado na prova geral individual, novamente a melhor posição para o país. Na Rio 2016, Diego Hypólito e Arthur Nory, fizeram pela primeira vez na ginástica brasileira uma dobradinha no pódio, Diego e Arthur fizeram juntos a final do solo e ficaram com a medalha de prata e a de bronze, respectivamente. [110] Nas olimpíadas de Tóquio 2020, Rebeca Andrade, recebeu a medalha de prata no individual geral, e a medalha de ouro na final do salto, se tornando a primeira ginasta brasileira a conquistar 2 medalhas numa mesma edição dos Jogos Olímpicos. De 1912 a 1932, a seleção masculina italiana foi o grande destaque das Olimpíadas - venceu quase todas as disputas por equipes, a exceção de 1928. Os destaques da época eram Alberto Braglia - bicampeão olímpico do concurso geral - e Giorgio Zampori. [87] Em 1952, a equipe italiana, assim como as demais nações, fora superada pela chegada da União Soviética. Atualmente, possui como destaque, a ginasta Vanessa Ferrari, vencedora do Campeonato Mundial de Aarhusmelhorcasa de aposta2006. Entre os homens, até os Jogos de Atenas, Jury Chechi foi o destaque, como campeão das argolas e duas vezes medalhista olímpico. A Coreia do Norte, com Hong Su Jong e Hong Un Jong nas provas de salto, destacaram o país na modalidade feminina. Canadá e Espanha possuem equipes masculinas e femininas competitivas, com destaque para o espanhol Gervasio Deferr e o canadense Kyle Shewfelt. A Austrália, medalhista de bronze no Mundial de 2003melhorcasa de apostaAnaheim, teve como destaques, Monette Russo e Lauren Mitchell, também medalhistasmelhorcasa de apostaMundiais. França e Grã-Bretanha, tanto como equipe, quanto individualmente crescerammelhorcasa de apostaqualidade, entrando nas competições com ginastas medalhistas como Emilie Le Pennec, Elizabeth Tweddle e Louis Smith.[110] Portugal e demais nações lusófonas [ editar | editar código-fonte ] Portugal, não possui nenhuma conquista continental e mundial, mas competiumelhorcasa de apostaprovas femininas com a ginasta Zoi Lima, medalhista de bronzemelhorcasa de apostauma etapa da Copa do Mundo. [110][111] No masculino, o ginasta de maior destaque é Manuel Campos, que nas Universíadas de Belgrado,melhorcasa de aposta2009, foi o terceiro melhor atleta europeu na fase classificatória do individual geral.[112] Entre Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, destacam-se o país angolano, quemelhorcasa de aposta2009 decidiu investir mais nesta prática esportiva,[113] e a nação moçambicana, quemelhorcasa de aposta2006 apresentou um projeto iniciado no ano seguinte, visando o crescimento da modalidade artística.[114]Notas ↑ Manter-se no peso ideal não significa melhores condiçõesmelhorcasa de apostatreinamento e competições. O peso ideal varia de ginasta para ginasta e, às vezes, impede que o mesmo sofra danosmelhorcasa de apostasuas articulações inferiores, como joelhos e calcanhares. a b Os elementos ginásticos são os exercícios que não admitem rotaçãomelhorcasa de apostatorno do eixo transversal do corpo acima de 180 graus , contendo rotações no eixo longitudinal do mesmo. Os elementos acrobáticos são de prática inversa aos ginásticos, ou seja, apenas admitem movimentos no eixo longitudinal superior a 90 graus. Porém, ambos os exercícios podem contar com combinações dos dois tipos de movimentos, desde que as limitações dos graus sejam mantidasmelhorcasa de apostacada tipo de elemento. a b Estão listados no livro referência. Destacaram-se nos Jogos Olímpicos de Londres como multimedalhistas. ↑ Este limite de idade é estudado pela FIG para se igualar ao limite de exigência olímpico. ↑ Os elementos masculinos possuíam seis grupos de valor. O "super-E" ou F, foi o mais elevado até o fim do ciclo 2004-2008. ↑ Descontadas as disputas excluídas do quadro de eventos, como a barra fixa por equipes e os aparelhos portáteis. ↑ Percentual medidomelhorcasa de apostamedalhas totais disputadas e não medalhas totais distrbuídas. Caso três nações tenham empatadomelhorcasa de apostaalguma posição, conta-se apenas uma disputada e não as três recebidas. Referências BROCHADO, Fernando Augusto & BROCHADO, Mônica Maria Viviani. Fundamentos da Ginástica Artística e de Trampolins .[S.l. ]: Guanabara Koogan. ISBN 85-277-1040-4 .. NUNOMURA, Myrian & NISTA-PICCOLO, Vilma Lení. Compreendendo a Ginástica Artística .[S.l.]: Phorte. ISBN 85-7655-015-6 .. SMOLEUSKIY, Vladimir & GAVERDOUSKIY, Iriny (1992). Tratado General de Gimnasia Artística Deportiva (em espanhol). Barcelona: Paidotribo. ISBN 84-8019-294-1 .. VIDMAR, Peter (2000). Gymnastics (em inglês). Estados Unidos: Fitness Information Technology. ISBN 1-885693-17-6 . {nl} |
casas de apostas esportivas brasileiras
bet365 tem que declarar imposto de renda |
Jens continuou a trabalhar no campo, tendo sido responsável por criar projetos como a Escola de Tecnologia de Massachusetts, uma escola de ciênciamelhorcasa de apostatecnologia. A partir de 2008, ele foi contratado como diretor executivo de "Orange of Innovationship"melhorcasa de apostaAustin, Texas. de "engenharia pela segunda via". gerenciar esses recursos de maneira sistemática; portanto, o tempo de trabalho é dividido entre os dois. A palavra surgiumelhorcasa de apostauma tira de humor que continha os personagens da tira "Cinderela", mas que geralmente eram apenas humoricos (embora alguns autores tenham notado que isso era um gênero de humor muito diferente daquelas que normalmente falavam apenas um risisado (um comediante) por dia).
real bet spaceman
gremio e vasco palpite betfair apostas desportivas apostas ao vivo futebol |
roleta da amizade
rabidi casinos aposta jogos de futebol online jogo do bicho online gratis |