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Se preferir, você pode ouvir esse texto usando o player abaixo. É uma narração por inteligência artificial para podermos aplicar em💶 todos os textos. Finalmente chegou o convite para aquela tão esperada festa e, com ele, três palavras dignas de muitas dúvidas:💶 traje esporte fino. Você já tinha até pensado no look, mas ficou na dúvida se é adequado para a ocasião –💶 afinal, você não quer estar nem arrumada demais, nem de menos, não é mesmo? Fizemos um guia completo de looks esporte💶 fino feminino para você se inspirar.Olha só: O que é traje esporte fino feminino? O traje esporte fino é um dos tipos💶 de dress code que mais trazem dúvidas na hora de escolher o look. Afinal, é o traje que está exatamente no💶 limiar entre as produções super chiques e as super descontraídas – o equilíbrio entre o formal e o despojado. Para aqueles💶 eventos que demandam certa elegância, porém permitem um toque mais descontraído como: aniversários, jantares e coquetéis. Como usar traje esporte fino Antes💶 de escolher o look, é importante saber local, horário e motivo do evento – esses são os fatores que vão💶 determinar o tipo de traje esporte fino que você deve escolher. Para eventos durante a noite, o brilho está permitido, porém💶 com moderação – vale acrescentar uma peça ou acessório para dar aquele up na produção. Se ainda assim você estiver na💶 dúvida, a dica é investir em vestidos de cortes mais clássicos – com os vestidos midi nunca tem erro! Anota aí💶 essas dicas para arrasar no look esporte fino feminino em qualquer ocasião: Traje esporte fino para formatura Formaturas costumam ser eventos mais💶 formais, ou seja, traje esporte fino nesse caso significa que você pode optar por um vestido de comprimento midi ou💶 curto. Existem muitos modelos de vestido esporte fino que combinam com festas mais elegantes e que também servem para eventos mais💶 simples. Nos pés, o salto é a pedida – sapatilhas com cara de festa também têm passe livre. Vale acrescentar um toque💶 de brilho nos acessórios! Traje esporte fino para casamento No caso de casamentos em que o convite indique esporte fino como o💶 dress code, vale a mesma regra das formaturas: vestidos midi e curtos estão liberados e o brilho é bem-vindo. Na hora💶 de escolher o vestido, prefira os modelos mais clássicos e feitos em tecidos de toque delicado. Se a festa for durante💶 o dia, aproveite para acrescentar cor ao look – as estampas estão liberadas, assim como os tons pastel. Traje esporte fino💶 para noite Para eventos noturnos mais descontraídos que formaturas e casamentos, que tal trocar o vestido por um macacão de alfaiataria?💶 Os modelos sem alça são super elegantes e estilosos e podem ser usados tanto com salto quanto com tênis para💶 ocasiões mais descontraídas. Quebre a seriedade do preto com acessórios coloridos ou até um toque de animal print. Look esporte fino para💶 aniversário Sem ideia do que vestir para o aniversário daquela amiga no final de semana? Que tal investir em uma saia💶 midi drapeada? Os modelos com fenda são perfeitos para deixar seus looks de inverno ainda mais cheios de charme. Para a💶 noite, complete a produção com blusa, meia calça e acessórios monocromáticos. Se o evento for durante o dia, vale acrescentar um💶 toque de cor. Traje esporte fino para trabalho Tem um evento no trabalho e precisa impressionar? A pedida aqui é unir conforto💶 com elegância. Aposte em um terninho de alfaiataria e não tenha medo de ousar em cores variadas. Combine com um salto grosso💶 e um brinco comprido para elevar a composição. Looks esporte fino para se inspirar Quer mais ideias de looks esporte fino feminino💶 para se inspirar? Confira as nossas sugestões e escolha o que mais se encaixa à ocasião: Vestido esporte fino Modelos de vestidos💶 longos, midi e curtos estão liberados para eventos de dress code esporte fino. A dica é investir em tecidos delicados e💶 que deem um ar mais sofisticado à produção. Calça esporte fino Trajes esporte fino pedem calças de alfaiataria. Para um look com ar💶 mais moderno, aposte nos modelos acetinados. Agora, se preferir uma peça para usar por muitas estações, a pantalona é a pedida!Sapato💶 esporte fino Assim como no caso das roupas, os sapatos para usar com looks esporte fino feminino vão depender muito da💶 ocasião. Saltos finos são ideais para os eventos mais formais. Para os mais descontraídos, o salto grosso ou até sapatos sem salto💶 estão liberados. Camisa esporte fino Camisas são peças elegantes por natureza. Na hora de escolher uma para o seu look esporte fino, prefira💶 as de tecidos leves e de toque delicado – as acetinadas também são uma boa pedida. Combine com calças de alfaiataria💶 ou saias. Blazer esporte fino Os blazers estão com tudo nessa temporada. Podem ser usados do trabalho ao happy hour em um piscar💶 de olhos (e algumas trocas de acessórios). Escolha o seu favorito e se jogue! Dicas de como usar traje esporte fino 2022 Os💶 anos passam e as tendências mudam. Algumas vão, outras voltam e assim segue o ciclo da moda. Com isso em mente, vale💶 lembrar que o traje esporte fino feminino que arrasava em 2005 pode não ser exatamente a melhor opção para 2022. Inspiradas💶 nas trends que estão dando o que falar esse ano, preparamos sete dicas incríveis para você não errar nunca no💶 dress code.Anota aí: 1 – Quebre o ar formal das produções com um detalhe descontraído 2 – Acrescente um toque de brilho 3💶 – Na dúvida, peças de alfaiataria nunca têm erro Vestido Curto Blazer com Abertura na Cintura 4 – Abuse das estampas 5 –💶 Aposte em um look monocromático Body Manga Longa com Decote Quadrado 6 – Invista em vestidos de comprimento mídi 7 – Na dúvida,💶 vá de tons neutros E aí, qual dessas produções de traje esporte fino é a 20 bet casino favorita? {nl}O papel do esporte na sociedadeFábio JeanArquivo É quase que incalculável o benefício que o esporte proporciona à sociedade. A inclusão social🤑 e os inúmeros benefícios que as atividades físicas trazem à saúde humana são alguns itens que fazem com que o🤑 esporte tenha um importante papel perante a sociedade. No momento em que a violência tornou-se banal na sociedade em geral, o🤑 esporte cumpre uma importante função de inclusão social. Ao tirar crianças e adolescentes das ruas, ele ajuda na prevenção e no🤑 combate às drogas e à violência, contribuindo para a promoção da segurança pública. sol cassino onlinebaixar aplicativo blaze apostajogo de caça niquel gratis playbondsblaze jogo dice. bet365 e confiavel Inovações na Tecnologia Esportiva: Implicações para o FuturoLarry KatzResumo: Treinadores e atletas estão sempre se empenhando para alcançar a performance máxima. A💸 tecnologia eletrônica moderna, particularmente a Internet e a comunicação digital multiuso de alta velocidade, torna possível a treinadores e atletas💸 obter, analisar e integrar informações e recursos de maneira eficiente e efetiva para aperfeiçoar o treinamento, a tomada de decisões💸 e as colaborações. Esses recursos podem ser acessados em tempo real e as mudanças implementadas imediatamente, se necessário. Novos desenvolvimentos na pesquisa💸 laboratorial permitem aos atletas experimentar simulações através do uso da realidade virtual e da análise de vídeo games, o que💸 pode, inclusive, melhorar 20 bet casino performance. Esse artigo vai analisar essas inovações e discutir as implicações dessas novas forças de mudança sob💸 várias perspectivas, incluindo treinadores, atletas, espectadores, fãs, pais, oficiais, mídia, indústria e indivíduos que têm que organizar e manter as💸 fontes. As discussões incluirão tópicos relacionados com o conhecimento e o treinamento, que serão necessários para o emprego dessas novas ferramentas. 1.Introdução: Este💸 artigo discutirá o papel das inovações no esporte e tecnologia e as implicações dessas inovações para o futuro. De acordo com💸 o dicionário Webster's New World, esporte é definido como: 1) Qualquer atividade ou experiência que proporciona divertimento ou recreação; passatempo ou💸 diversão; 2) Tal atividade, especialmente quando competitiva, que requer um esforço físico vigoroso moderado e continuado às vezes como profissão, de💸 acordo com algumas formas tradicionais ou conjunto de regras, seja ao ar livre ou em ambiente fechado. A definição de tecnologia💸 do Webster' s inclui ciência aplicada ou o sistema pelo qual a sociedade proporciona aquilo que é necessário ou desejado💸 pelos seus membros. Dado o contexto mais amplo do termo tecnologia, mesmo quando aplicado ao esporte, a esfera potencial de discussão💸 é deveras extensiva. Conseqüentemente, esse artigo vai enfocar o uso de tecnologia no esporte a partir da perspectiva das perguntas mais💸 freqüentemente formuladas (pedidos via correio eletrônico de informações recebidas pelo autor); inovações recentes; e as implicações dessas inovações para o💸 futuro com referência a várias audiências alvo (i.e. , treinadores, atletas, espectadores, fãs, pais, oficiais, mídia, indústria e suporte de pessoal). As💸 perguntas mais freqüentemente formuladas com relação a esporte e tecnologia incluem: A ciência e a tecnologia melhoraram a prática desportiva? Qual o💸 impacto da Internet no esporte? Como a tecnologia é utilizada para auxiliar a tomada de decisões no esporte? A tecnologia vai substituir💸 o julgamento humano no esporte: árbitros e juízes não serão mais necessários? Que fatores estão influenciando o desenvolvimento e o uso💸 da tecnologia no esporte? Que novas pesquisas estão sendo feitas em tecnologia esportiva?2. A ciência e a tecnologia melhoraram a prática desportiva💸 e a Educação Física? Martens (1997) sugeriu que cinesiologistas e educadores físicos têm sido profundamente influenciados pela tecnologia que ele declara💸 estar: (... ) radicalmente alterando a maneira como nós praticamos nossas profissões e vivemos nossa vida privada. Esse fascinante mundo da tecnologia💸 está dramaticamente melhorando a produtividade e a qualidade de produtos manufaturados e a entrega de bens e serviços. Reduz o trabalho💸 fastidioso e, ao contrário das preocupações iniciais, freqüentemente inspira maior criatividade por causa da eliminação das tarefas tediosas.(p.251) A pergunta que💸 Marten pede aos seus colegas que façam é Como evitar que a tecnologia nos leve em um passeio aventureiro do💸 qual não temos nenhum controle ou pouca influência, mas ao contrário determinar como podemos otimizar o uso da tecnologia(...) (p.252) No💸 livro When things bite back, Tenner (1997) descreve como a introdução de distintivos de segurança, tais quais luvas de boxe💸 para boxeadores e capacete protetor para jogadores de futebol americano levou a uma maior incidência de lesões. Por exemplo, a adoção💸 de luvas de boxe para tornar o pugilismo com as articulações desnudas mais seguro tornou possível para os lutadores socar💸 a cabeça do adversário sem quebrar as próprias mãos, com o resultado de mais incidentes de lesão cerebral e morte💸 após a introdução das luvas de boxe. Malone (2001), da mesma maneira, esboça as inesperadas e imprevisíveis conseqüências da computação e💸 do uso da Internet nos indivíduos e na sociedade em geral. Por exemplo, alguns pesquisadores pensaram que o microprocessador seria uma💸 resposta para o problema mundial de energia, uma vez que eles consomem menos que os computadores Mainframe. Claro que na época💸 ninguém esperava que existiriam bilhões de processadores e controladores no mundo a tal ponto que o microchip se tornaria um💸 dos maiores consumidores de energia. Tecnologia sofisticada e avançada pode ter benefícios para a sociedade, mas os efeitos colaterais não intencionais💸 podem ser deveras devastadores. Com referência à melhoria no esporte, a pergunta pode ser analisada de, pelo menos, duas perspectivas: a💸 dos competidores (i.e. , os atletas) e não competidores (i.e. , todos os outros). COMPETIDORES Certamente, como apontaram Katz e Green (1989), pelo uso💸 de técnicas incorporando a tecnologia, é possível ampliar a imaginação e as habilidades do atleta. A habilidade natural de um atleta💸 está sendo aprimorada além do que foi uma vez pensado ser possível os limites só terminam com a imaginação. Pouco antes💸 dos Jogos Olímpicos de Sidney, no verão de 2000, Sullivan (2000) fez a pergunta retórica: A tecnologia vai levar o💸 ouro?. Nesse artigo, Sullivan discute o seguinte fato: As Olimpíadas criaram um mundo onde uma fração de segundo pode ser a💸 diferença entre a obscuridade e a fama mundial. As margens são muito finas, não é suficiente treinar arduamente e dar cem💸 por cento de si mesmo num dia de competição. Você tem que usar um uniforme com um mínimo de resistência à💸 água ou correr com sapatos equipados com as últimas novidades, e você deve treinar contra atletas companheiros de profissão e💸 máquinas.(p.1) Na corrida de patins é impossível ganhar ou até mesmo conseguir colocação sem usar a mais nova tecnologia de revestimento💸 de patins (maio de 2000; Greenwald & Thibault, 2000). Claramente, da perspectiva dos atletas de elite, se o objetivo é se💸 esforçar pela performance suprema, pela quebra de recordes e para aumentar a eficiência de performance, então a tecnologia está melhorando💸 o esporte. Se, no en tanto, divertimento é um fator na definição de melhoria, a resposta pode não ser tão simples. Atletas💸 estão empurrando os limites pela perspectiva física, tanto que não tem existido um crescimento maior na freqüência e severidade das💸 lesões (Greenwald & Thibault, 2000). Além disso, atletas em ambientes menos avançados são menos capazes de competir, tanto que muitos esportes💸 se tornam excludentes. A necessidade constante de desenvolver equipamentos, facilidades e técnicas de treinamento, que podem suavizar lesões enquanto ao mesmo💸 tempo melhoram a performance, aumenta os custos da preparação de um atleta e, mais futuramente, excluem aqueles sem acesso a💸 recursos substanciais. Root, Domonkos, Granek e Hustler (1998) e Froes (1997) fornecem discussões interessantes acerca desses pontos. De acordo com o artigo💸 na Sporting Goods Manfacturing Association (2001), em famílias com renda menor que 40. 000 dólares, apenas 49% das crianças são engajadas💸 em esportes; em famílias com renda entre 40.000 e 80. 000 dólares, 63% das crianças são engajadas, e em famílias com💸 renda maior que 80. 000 dólares, 73% das crianças participam de atividades esportivas. A edição da Revista Scientific American Magazine, de Novembro💸 de 2000, é dedicada a Construindo um atleta de Elite, com muitas estórias destacando o impacto da tecnologia no esporte💸 e na performance. Por exemplo, May (2000) sugere que os avanços nos planejamentos de equipamentos podemos melhorar tanto a performance, que💸 pode até destruir o desafio em algumas modalidades. A tecnologia mudou o foco do esporte para o âmbito que Stix e💸 Fischetti (2000) agora definem como a performance atlética: um grupo de parâmetros físicos (vetor força e aceleração), processos biológicos (pulsação💸 e volume de oxigênio máximo) e estados mentais (preparação ou despreparação psicológica). Os processos físicos e biológicos se emprestam para intervenção💸 tecnológica, mas agora até o treinamento psicológico está se tornando altamente influenciado pela tecnologia (e.g. , retorno biológico biofeedback, visualização e💸 treinamento em realidade virtual). NÃO-COMPETIDORES A discussão dos não-competidores incluios diversos grupos mencionados acima (e.g. , espectadores, pessoas da mídia). Do ponto de vista💸 do espectador ou fã, a habilidade de enxergar esportes de várias perspectivas tem um grande potencial. Mester, Seifriz, Spitzenpfeil, Spahr (2000),💸 na Universidade de Esportes da Alemanha em Cologne, trabalharam com a IBM e a televisão alemã ZDF para desenvolver programas💸 de visualização modernos de alta capacidade para reprodução e exibição de complexos modelos de esqui montanha abaixo e tênis. Os resultados💸 da simulação computadorizada e a reprodução gráfica são combinados com seqüências em vídeo para oferecer ao telespectador uma forma familiar💸 de exibição em movimento, enquanto ainda fornecem parâmetros científicos e modelos de performance que ajudam a explicar a vitória e💸 a derrota. O custo de produção desses programas é passado para os anunciantes, e então os espectadores têm que lidar com💸 o número ampliado de intervalos comerciais nas coberturas esportivas. Até espectadores que freqüentam eventos esportivos são requisitados a esperar enquanto comerciais💸 televisivos interrompem a ação em curso. Isto é especialmente verdadeiro na América do Norte, onde eventos tão diversos quanto Hóquei, Basquetebol💸 e Patinação Artística requerem intervalos extensos na ação para facilitar reclames comerciais. A Omega Networks lançou o www.tickettwosports. com banda de freqüências💸 largas, um recurso esportivo em tempo real que fornece aos fãs um ingresso virtual para demandas em vídeo de esportes💸 amadores. Sua arena para demanda em vídeo de competições de elite de espo rtes amadores, clínicas, regulamentações e entrevistas. Os esportes que💸 você quer, do jeito que você quer, quando você quer. Outra oportunidade interessante para os fãs do esporte no sentido de💸 favorecerem participações indiretas é o conceito de espectador virtual. Com satélite, telefones celulares e tecnologia de sistemas de posicionamento geográfico, os💸 espectadores esportivos podem agora conectar corridas (barcos, carros, maratonas de bicicletas) usando informação telemétrica em tempo real. Tecnicamente, é possível olhar💸 para uma corrida de várias posições e até participar através de um barco/carro/bicicleta virtual adicional (Richardson, 2000). Os treinadores estão numa💸 situação semelhante. Agora é possível para um treinador acessar as informações do último treinamento, ferramentas e recursos para os seus atletas. Entretanto,💸 o treinador deve ter o conhecimento tecnológico para fazer uso destas propriedades de base tecnológica, ou, no mínimo, abundância de💸 especialistas para coletar, conferir e disseminar/ fornecer acesso a essas oportunidades de forma atual. Uma vez que tanto os equipamentos quanto💸 os especialistas têm um custo substancial, o espectro da exclusão está mais uma vez presente. As evidências correntes disponíveis sugeririam que💸 o uso da tecnologia torna possível aos treinadores fornecerem as melhores oportunidades possíveis aos seus atletas para que eles atinjam💸 a performance máxima. Entretanto, o papel da tecnologia no treinamento ainda é um tópico com carga emocional. Liebermann, Katz e Morey Sorentino💸 (2000) analisaram a atitude dos treinadores experientes com relação à tecnologia. Apesar do fato de que os treinadores pesquisados eram geralmente💸 muito experientes, aqueles com conhecimento acadêmico maior v iam a tecnologia mais favoravelmente, mas aqueles para quem treinar era o💸 principal meio de vida não viam a tecnologia como contribuinte significante para o sucesso.3. Qual o impacto da Internet nos esportes? Primeiramente,💸 a Internet proporciona a todos a oportunidade para os proverbiais 15 minutos de fama. Não importa quão obscura noção, é possível💸 publicar uma idéia para consumo mundial. A Internet permite aos indivíduos se comunicarem com outro de semelhantes idéias ao redor do💸 mundo, onde previamente estes indivíduos estariam isolados por causa da imparidade/obscuridade de suas idéias. A tecnologia e o negócio da Internet💸 são tão dinâmicos que uma empresa inexistente 10 anos atrás, América On Line (AOL), pode comprar a Time Warner, uma💸 das maiores editoras, empresas de mídia no mundo. Ao mesmo tempo, crianças de 3 anos de idade estão acessando a Internet💸 para checar os detalhes pessoais de seus atletas e times favoritos. Intille (1996) fornece uma boa visão geral do uso da💸 Internet nos esportes, incluindo implicações e visões para o futuro. Durante os Jogos Olímpicos de Sidney, na Austrália, no outono de💸 2000, havia centenas de endereços virtuais trazendo aos fãs, familiares, repórteres, e a outros interessados, os últimos detalhes dos jogos,💸 incluindo fotos, áudio-gravações e fragmentos de vídeos da ação. Literalmente, centenas de milhões de eventos de sucesso foram gravados nesses endereços💸 virtuais durante o curso das competições. Existem milhões de endereços virtuais relacionados aos esportes na Internet, variando de endereços de informação💸 (www.sportquest. com) e apostas esportivas (www.sportsbetting. com) a jogos esportivos interativos (www.alphasim.com). A internet e a rede mundial fornecem excelentes oportunidades para descobrir💸 informações atuais e de fácil acesso. Existem dois grandes problemas. Um problema é a manutenção dos endereços virtuais (existem muitas conexões que💸 não são mais válidas ou estão ultrapassadas). O segundo problema é determinar a acuidade e a confiabilidade das informações fornecidas, uma💸 vez que não existem atualmente mecanismos para certificar um controle de qualidade do conteúdo. Contudo, endereços como Sports Technology Hotlist localizados💸 no site www.white.media.mit. edu/intille/s ports-technology. htm/, o centro de recursos para informações esportivas (SIRC), um centro de recursos virtual para informação esportiva💸 www.SPORTQuest. com, e endereços de esportes acadêmicos para pesquisadores, localizados em www.ucalgary. ca/library/ssportsite, vão fornecer a internautas interessados abundante quantidade de informações💸 para serem selecionadas. De acordo com Sportbusiness. net de 10 de Janeiro de 2001, www.sportsline. com, um endereço virtual da CBS, teve, nos💸 últimos meses de 2000, aproximadamente 2. 8 bilhões de acessos, uma média de 30. 2 milhões de acessos por dia.A Sportbussiness. net publica💸 um informativo virtual diário para todos os clientes, cobrindo os negócios esportivos e organiza conferências sobre mídia e negócios esportivos,💸 incluindo uma conferência recentemente organizada, em Dezembro de 2000, junto com o Comitê Olímpico Internacional (www.sportbusiness.com).4. Como a tecnologia é utilizada💸 para auxiliar a tomada de decisões no Esporte? Com a comunicação em tempo real, atletas e treinadores podem manter contato constante. Dados💸 podem ser gravados durante a performance, instruções podem ser transmitidas e modificações detalhadas na performance podem ser feitas. Conferências audiovisuais fornecem💸 aos técnicos e atletas um contato mais próximo até mesmo a distâncias extremas. Com a tecnologia de ponta, o monitoramento da💸 performance atlética pode incluir o batimento cardíaco e a pressão arterial. É até possível analisar material gasto/supérfluo colhido diretamente na fonte,💸 e mandar os resultados automaticamente para o técnico/ médico de equipe para mudanças na dieta e nutrição. Com sistemas recentes de💸 análise de esporte em vídeo, treinadores podem coletar e codificar dados de ação durante o evento e então mostrar aos💸 atletas onde os problemas surgiram para correção instantânea. Tais programas já existem para a maioria dos esportes em equipe. Durante os intervalos,💸 entre competições, e durante intervalos de tempo, os times podem assistir a momentos selecionados da ação recente, que podem ser💸 acessados instantaneamente, e mudanças podem ser feitas, para um maior impacto no resultado do jogo. Na América do Norte, a repetição💸 instantânea do julgamento é atualmente uma prática comum em hóquei e futebol. A decisão do árbitro principal no campo pode ser💸 suprimida pelos juízes com acesso à repetição instantânea da ação, usada para determinar a precisão do julgamento feito em campo.5. A💸 tecnologia vai substituir o julgamento humano no esporte? Nós precisaremos de árbitros e juízes humanos? Já existem tecnologias que auxiliam árbitros em💸 esportes como o tênis com chamadas em linha (Miah, 2000), mas não está claro se a tecnologia vai se desenvolver💸 a ponto de eliminar juízes e árbitros no total. A respeito da atuação de juízes em esportes subjetivos, tais como a💸 ginástica, patinação artística e mergulho, pesquisadores estão examinando novas maneiras de treinar juízes humanos para serem mais objetivos e consistentes💸 nas avaliações. A idéia é de que o julgamento computadorizado não é tecnicamente possível no momento e nem é desejado. O que💸 é provavelmente mais precioso é o desenvolvimento de técnicas que dêem aos juízes a oportunidade de praticar com a identificação💸 de pistas relevantes, de considerar a visão de acordo com a posição física e as ramificações de localização, e a💸 habilidade de refletir e gravar seus pensamentos, precisa e eficientemente. Isto inclui o desenvolvimento de simulações que permitam aos juízes tomar💸 e revisar suas decisões, reavaliar suas decisões de diferentes pontos de vantagem e, então, avaliar suas respostas relativas a outros💸 profissionais. Isto poderia ser alcançado através da animação gráfica, modelos tridimensionais e o uso de seqüências de vídeo reais da competição,💸 usando ângulos múltiplos de câmara. Existe também a necessidade de desenvolver ferramentas que os juízes possam usar para entrar com seus💸 pensamentos ao toque de um botão ou caneta (e.g. , usando formas criadas para dispositivos digitais pessoais, como um computador portátil)💸 e possam acessar facilmente seus pensamentos gravados à medida que a competição se desenrola.6. Que fatores estão influenciando o desenvolvimento e💸 o uso da tecnologia no esporte? O mais sofisticado uso de tecnologia no mundo de hoje está sendo organizado pela NASA💸 (Associação Aeronáutica Espacial Nacional), pela Agência Espacial Européia (ESA), pela Agência Espacial Russa (RSA), pela Agência Espacial Japonesa (NASDA) e💸 pela Agência Espacial Canadense (CSA). Essas agências são responsáveis pelo maior projeto civil da história, a criação da Estação Espacial Internacional💸 (Kopp, 2000). Os astronautas são os atletas mais modernos. Eles estão envolvidos em treinamentos intensivos para a atuação em ambientes que são💸 impossíveis de simular com exatidão na Terra. Para que a performance dos astronautas seja aprimorada, as agências espaciais fornecem os mais💸 sofisticados ambientes de treinamento (o menor erro poderia resultar em morte). Aprendizagem com base computadorizada, simuladores computadorizados e ambientes em realidade💸 virtual são criados para assegurar o domínio do material e da técnica. A análise baseada em problemas é utilizada para identificar💸 erros e corrigi-los. Sistemas de cópias de segurança terciárias são colocados em posição e, se problemas ocorrerem, esses problemas são simulados💸 na Terra usando réplicas exatas do equipamento no espaço. Controladores da missão e astronautas estão engajados/juntos em tempo real na tomada💸 de decisões em situações de alto risco, acessando tecnologia de ponta através de distâncias incríveis. Os mesmos modelos e ferramentas eventualmente💸 encontram seu lugar na arena esportiva. Igualmente, os militares da maioria dos países ocidentais são provavelmente os maiores usuários de tecnologia💸 para treinamento. O sofisticado armamento, nas mãos de exércitos voluntários, na maioria das vezes, requer treinamento apropriado para evitar sérias lesões💸 e possíveis mortes. A produção inesperada e o desenvolvimento que resulta da pesquisa e treinamento militar estão encontrando lugar na pesquisa💸 em tecnologia esportiva e, em última instância, nos atletas. Produtores de equipamentos e roupas esportivos estão competindo intensamente entre si pela💸 oportunidade de vender seus produtos aos atletas e treinadores. Essas atividades de desenvolvimento do mercado produtor estão procurando a margem evasiva💸 sobre seus competidores. O maior problema para os cientistas pesquisadores é assegurar que a pesquisa sobre a efetividade da última mania💸 conduza a tomada de decisões, e não a propaganda que envolve a distribuição de equipamentos ou roupas. Uma vez que a💸 Associação de produtores de Material Esportivo (SGMA) estima a propaganda em 4. 46 bilhões de dólares em 2000 (www.sgma. com), existe uma💸 influência significante no consumidor. Finalmente, a indústria multimilionária de vídeo games providenciou ímpeto para a interface de baixo custo que pode💸 ser usada na tecnologia esportiva. A indústria de vídeo games vai ter uma influência significante no esporte de diversas maneiras; primeiramente,💸 porque fornece energia/força de processamento de baixo custo e alta qualidade. Depois, porque as crianças, os atletas do futuro, estão muito💸 mais dispostas a interagir com tecnologia. Jogadores se dirigem a águas desconhecidas onde a perseverança, força de vontade, sorte e horas💸 intermináveis de prática contam para tudo (... ) os jogos são os grandes niveladores. Os jogos deram às crianças o tipo de💸 poder que elas não poderiam encontrar em nenhum outro lugar. Era seguro errar enquanto jogando, porque sempre haveria uma outra chance(... )💸 elas encontraram um ambiente em que eles poderiam dar uma surra nos pais (...) (Sheff, 1993, p.4). Os atletas e treinadores💸 do futuro vão estar muito mais desejosos em utilizar tecnologia, porque as crianças da última década cresceram em ambientes tecnologicamente💸 ricos.7. Que novas pesquisas estão sendo feitas em tecnologia esportiva? Katz (1992) previu que treinadores e atletas seriam capazes de desenvolver elaborada💸 base de dados audiovisuais das performances, que seriam instantaneamente acessíveis e feitas sob medida para uso apropriado. Katz também assinalou que💸 A realidade virtual ou artificial permite aos participantes se tornar parte de um ambiente abstrato, aonde máquinas físicas não são💸 necessárias e ainda se pode sentir a importância do tempo, do espaço e do equipamento.(p.31) HOJE, ESSAS VISÕES ESTÃO SE TORNANDO💸 REALIDADE. McKethan e Turner (1999) desenvolveram um sistema multimídia que ajuda a analisar habilidades esportivas em crianças. O sistema deles é projetado💸 para permitir que os alunos comparem a execução madura e imatura das habilidades. Os alunos também podem usar o programa para💸 examinar pistas para uma performance correta. Katz, Kilb e Liebermann (2001) desenvolveram um programa de voleibol multimídia interativo, para técnicos de💸 voleibol, que fornece aulas educativas sobre o planejamento da prática, um banco de dados interativo de 400 exercícios de movimentos💸 completos do voleibol e um recurso integrado de planejamento prático que permite ao treinador selecionar os exercícios apropriados, personalizar a💸 prática e então imprimir o plano de prática. Se desejado, os treinadores podem ainda demonstrar os exercícios num sistema de projeção💸 de vídeo diretamente conectado ao plano de prática computadorizado. O programa é baseado num modelo de necessidades que examina os fatores💸 que devem ser considerados no desenvolvimento de recursos interativos para treinamento ou instrução de jogos esportivos. (Liebermann&Katz, 2001) Na Universidade de Nice,💸 Garbarino e Billi E. (2000) desenvolveram um sofisticado sistema de modelagem computadorizada que analisa o jogo em equipe. O sistema captura representações💸 gráficas de cada jogador e segue seus passos em campo. Este sistema está sendo usado com clubes europeus de futebol profissional💸 para avaliar a atividade em campo e a performance dos jogadores. De acordo com Adelson (2000), novas tecnologias que usam transmissores💸 no capacete dos jogadores de hóquei estão sendo desenvolvidas. Esses transmissores fornecem informações aos fãs do esporte sobre a velocidade que💸 o centroavante está patinando, a dificuldade que um jogador na defesa está impondo e até mesmo o tempo que o💸 atacante está participando ativamente. Os transmissores, imbutidos no capacete dos jogadores, vão transmitir informações em cadeia para uma antena receptora no💸 vidro e em seguida para o televisor ou tela do computador dos fãs. A tecnologia vai permitir recreação animada instantânea dos💸 jogos. Tecnicamente, os fãs vão poder se colocar no capacete dos jogadores que eles escolherem. Jenkins (2000) relatou que o velocista olímpico💸 Michael Johnson foi aprisionado por uma transmissão recente. Pequenos sensores foram colados ao peito e pernas de Johnson, para medir cada💸 passo e batimento do coração durante a proporção de 4 x 400 metros transmitidos. Informações sobre o batimento cardíaco de Johnson,💸 20 bet casino velocidade, distância, aceleração, cadência, largura do passo e taxa de queima de calorias eram exibidas em tempo real durante💸 a corrida. Treinadores e fãs podem ter acesso ao banco de dados das informações. Concha (2000) explica como o time de Basquete💸 Los Angeles Lakers usa ferramentas de observação digital sem fio. Esses aparelhos portáteis digitais utilizam telas a cores, sensíveis ao toque,💸 gravação de voz e interfaces interligadas à Internet para coletar, seguir pistas, representar graficamente e integrar informações sobre cada atleta. Com💸 milhões de dólares pegando carona na seleção dos melhores jogadores, ferramentas como essa serão essenciais para todos os times profissionais. Usando💸 um simulador virtual de navegação, Walls, Bertrand, Gale e Saunders (1998) foram capazes de demonstrar a alta correlação entre a💸 performance no simulador e a performance, numa regata competitiva. O simulador usou uma dinga equipada com laser, no convés, e uma💸 representação gráfica de alta qualidade de direcionamento, amortalhamento, mudança de direção e preparação do barco. Técnicas de vela, preparação física e💸 julgamento da posição do barco em curso foram medidos e usados como um método de performance graduada. Os participantes, timoneiros altamente💸 competitivos, deram notas altas ao ambiente de realidade virtual pela percepção geral e simulação do movimento físico. À medida que a💸 tecnologia se desenvolve e as pessoas exploram idéias originais, novas e mais aplicações criativas estão sendo desenvolvidas. Yeadon (2000) está examinando💸 o uso prático de modelos altamente detalhados para que treinadores possam ajudar seus atletas a saberem para onde olhar, quando💸 executando manobras aéreas. Treinadores podem utilizar modelos para testar suas mais recentes teorias e então os atletas podem experimentar as novas💸 manobras, primeiramente em um ambiente virtual que vai permitir o erro sem o risco de lesão. 8.Conclusão Existe um amplo espaço entre💸 a capacidade humana e as drásticas mudanças que a tecnologia traz ao meio ambiente. Para ajudar os esportistas a lidar com💸 as inovações, os pesquisadores vão ter que desenvolver comunidades esportivas inteligentes. O objetivo dessas comunidades inteligentes será integrar a tecnologia ao💸 ambiente, usando novos e inovadores acessos que iriam acessar as necessidades de seus constituintes (e.g. , atletas, técnicos, treinadores etc. ) e💸 potencializá-los, para tomar o controle da situação. O critério para o sucesso deve incluir aplicações e recursos que: Estão sendo usados no💸 momento e para os quais existe clara evidência de sucesso; Acessam necessidades claramente definidas e mensuradas; São interativos e compreensivos, em tempo💸 real, às necessidades do cliente; São transferíveis através de ambientes esportivos; Forneçam oportunidades interativas, colaborativas, estimulantes e em rede de aprendizagem à💸 distância; Resultem em mudanças positivas que podem ter impacto nas atitudes, performance e/ou custos; e Integrem tecnologia com interfaces de fácil acesso💸 que sejam confiáveis, efetivas, eficientes e transparentes para o usuário. O movimento de pesquisa em tecnologia esportiva dirige-se à identificação das💸 necessidades dos vários proprietários de patins/ patinador e ao acesso a essas necessidades. Muitos dos patinadores não estão cientes do que💸 eles realmente necessitam ou do que existe disponível para facilitar a melhoria da performance enquanto competidores, suporte pessoal ou espectador💸 (ao vivo ou virtual). Além do mais, o nível de treinamento e suporte necessário para integrar esses novos recursos ao ambiente💸 esportivo devem ser endereçados e fatorizados no planejamento orçamentário. O acesso de necessidades deve ser conduzido para definir a distribuição adequada💸 de recursos. A tecnologia não é uma panacéia para todas as necessidades, mas, se aplicada apropriadamente e confiantemente, pode simplificar e💸 promover o papel do patinador. No final das contas, três fatores principais vão influenciar a adoção generalizada das inovações tecnológicas: custo,💸 facilidade de uso e confiabilidade. Larry Katz, Diretor do Centro de Pesquisa de Tecnologia Esportiva, Faculdade de Cinesiologia, Universidade de Calgary,💸 Canadá. {nl} |
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O Parque de Arte e o Parque de Cultura são reconhecidos pela prefeitura, o Banco Bradesco, Instituto Nacional de Desenvolvimento,🤑 Governo Federal e demais agências para a realização do evento.
Em 2007 a Prefeitura lançou um programa especial de sustentabilidade de🤑 água, energia e energia renovável, o qual visa a inclusão
cultural, ecológica e turístico da Vila Nova.
A Vila Nova ganhou em🤑 2010 o prêmio Cidade de Esportes do Brasil de melhor programa para mulheres de 10 anos.
A Vila Nova foi eleita🤑 a melhor gestão para o desenvolvimento da região, o nono melhor programa do Rio de Janeiro.
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