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Até o século XIX, Portugal foi a principal porta de entrada para a maior parte das influências 💳 que construíram a música brasileira, tanto a erudita como a popular, introduzindo a maioria do instrumental, o sistema harmônico, a 💳 literatura musical e boa parcela das formas musicais cultivadas no país ao longo dos séculos, ainda que diversos destes elementos 💳 não fossem de origem portuguesa, mas genericamente europeia. A maior contribuição do elemento africano foi a diversidade rítmica e algumas 💳 danças e instrumentos — a exemplo do maracatu —, que tiveram um papel maior no desenvolvimento da música popular e 💳 folclórica. O indígena deixou grande influencia na musica brasileira principalmente nas regiões norte e nordeste e são bem presentes em 💳 fazer aposta online caixa ritmos como carimbó[1] e lundu marajoara, além de pequenas influencias rítmicas em fazer aposta online caixa outros gêneros de gênese negra. A partir 💳 de meados do século XVIII se intensificou o intercâmbio cultural com outros países além da metrópole portuguesa, provocando uma diversificação, 💳 como foi o caso da introdução da ópera italiana e francesa, das danças como a zarzuela, o bolero e habanera 💳 de origem espanhola, e das valsas e polcas germânicas, que se tornaram vastamente apreciadas. Com a crescente influência de elementos 💳 melódicos e rítmicos africanos, a partir de fins do século XVIII a música popular começou a adquirir uma sonoridade caracteristicamente 💳 brasileira, que se consolida na passagem do século XIX para o século XX principalmente através da difusão do lundu, do 💳 frevo, do choro e do samba. No século XX verificou-se um extraordinário florescimento tanto no campo erudito como no popular, influenciado 💳 por uma rápida internacionalização da cultura e pelo desenvolvimento de um contexto interno mais rico e propício ao cultivo das 💳 artes. É o período em fazer aposta online caixa que a música nacional ganha também em fazer aposta online caixa autonomia e identidade própria, embora nunca 💳 cessasse — e de fato crescesse — a entrada de novas referências estrangeiras. A produção de Villa Lobos é o 💳 primeiro grande marco do brasilianismo musical erudito, mais tarde desenvolvido por muitos outros compositores, e combatido por outros, que adotam 💳 estéticas como o dodecafonismo e mais tarde a música concreta e a música eletrônica. No mesmo período a música popular 💳 ganha o respeito das elites e consolida gêneros que se tornaram marcas registradas do Brasil, como o samba e a 💳 bossa nova, ao mesmo tempo em fazer aposta online caixa que o rock e o jazz norte-americanos são recebidos no país com grande 💳 sucesso, adquirem feições próprias e conquistam legiões de fãs. Gêneros regionais de origem folclórica como a música sertaneja, o baião, 💳 o forró e vários outros também ganham força e são ouvidos em fazer aposta online caixa todo o território nacional. Esse crescimento exponencial em 💳 fazer aposta online caixa quantidade e qualidade da atividade musical ao longo do século XX, que inclui o surgimento de inúmeras escolas básicas 💳 e academias superiores, gravadoras, fábricas de instrumentos, orquestras sinfônicas e conjuntos diversificados, emissoras de rádio e televisão, editoras de partituras, 💳 festivais e outras vias de produção e divulgação, tornou a música brasileira conhecida e apreciada internacionalmente, sendo objeto também de 💳 intenso estudo especializado no Brasil e no estrangeiro. O que se conhece dos primeiros tempos da música erudita no Brasil é 💳 muito pouco. Não se pode pintar um panorama da música nacional durante os dois primeiros séculos de colonização sem sermos 💳 obrigados a deixar amplos espaços em fazer aposta online caixa branco. Os primeiros registros de atividade musical consistente provêm da presença dos padres 💳 jesuítas, estabelecidos aqui desde 1549. Dez anos depois já haviam fundado aldeamentos para os índios (as chamadas reduções) com alguma 💳 estrutura educativa musical. Nestes tempos de desbravamento e fundação de uma nova civilização, as cidades eram poucas e mesmo as 💳 mais importantes não passavam de pequenos povoados. É testemunha da importância atribuída à música a contratação, já em fazer aposta online caixa 1553, 💳 de Francisco de Vaccas como mestre-de-capela da Catedral de Salvador, o que também indica a existência de uma estrutura mínima 💳 para uma prática musical estável apenas quatro anos após a fundação da cidade.[2][3] Um século mais tarde as reduções do sul 💳 do Brasil, fundadas por jesuítas espanhóis, conheceriam um florescimento cultural vigoroso e exuberante, onde funcionaram verdadeiros conservatórios musicais, e relatos 💳 de época atestam a fascinação do índio pela música da Europa e fazer aposta online caixa competente participação tanto na construção de instrumentos 💳 como na prática instrumental e vocal.[4] Os padrões de estilo e interpretação eram naturalmente todos da cultura da Europa, e 💳 o objetivo desta musicalização do gentio era acima de tudo catequético, com escassa ou nula contribuição criativa original de fazer aposta online caixa 💳 parte. Com o passar dos anos os índios remanescentes dos massacres e epidemias foram se retirando para regiões mais remotas 💳 do Brasil, fugindo do contato com o branco, e fazer aposta online caixa participação na vida musical nacional foi decrescendo até quase desaparecer 💳 por completo.[5] O mesmo caso de dominação cultural ocorreu no caso do negro, considerados uma raça inferior, cuja cultura era desprezível 💳 demais para ser levada a sério pela cultura oficial. Mas seu destino seria diferente do do índio. Logo fazer aposta online caixa musicalidade 💳 foi notada pelo colonizador, e sendo uma etnia mais prontamente integrável à cultura dominante do que os arredios índios, negros 💳 e mulatos passaram a ser educados musicalmente — dentro dos padrões portugueses, naturalmente — formando orquestras e bandas que eram 💳 muito louvadas pela qualidade de seu desempenho.[6] Sua participação foi decisiva para a consolidação da música brasileira. Segundo André Cardoso, 💳 a maciça maioria dos músicos profissionais em fazer aposta online caixa atividade no Brasil colonial eram mulatos forros, não apenas no campo da 💳 execução, mas eram responsáveis na mesma medida também pela atividade compositiva. Na ausência de um sistema de mecenato privado e 💳 com raras igrejas mantendo grupos estáveis, fazer aposta online caixa sobrevivência era assegurada pelo ingresso em fazer aposta online caixa irmandades musicais, que funcionavam como sindicatos 💳 e entidades de mútuo socorro, e, mais do que isso, monopolizavam a contratação de obras e espetáculos musicais encomendados pelas 💳 Câmaras municipais e a maior parte da música de Igreja. Essas irmandades construíram muitas igrejas para seu uso privado, onde 💳 havia uma estrutura musical permanente.[7] Mas a contribuição autenticamente negra à música brasileira, em fazer aposta online caixa termos de composição, teria de 💳 esperar até o século XX para poder se manifestar em fazer aposta online caixa toda fazer aposta online caixa riqueza.[6] Enquanto que até o início do século 💳 XVIII a maior parte da música erudita era praticada na Bahia e Pernambuco, música da qual nada se conhece senão 💳 relatos literários e iconografia, já que todas as partituras foram perdidas,[8] em fazer aposta online caixa seguida já vemos uma atividade musical se 💳 disseminar em fazer aposta online caixa todas as partes do país dotadas de alguma estrutura mais ou menos estabilizada, formando-se um público apreciador 💳 em fazer aposta online caixa todas as classes sociais, com novos centros no Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Maranhão. As pequenas 💳 orquestras privadas se multiplicam, as irmandades atuam intensamente, as igrejas apresentam rica variedade de música, as corporações militares possuem suas 💳 bandas estáveis e a ópera de matriz napolitana torna-se verdadeira mania. Salas de concerto e teatros aparecem em fazer aposta online caixa diversas 💳 cidades, especialmente em fazer aposta online caixa Salvador, São Paulo, Recife e no Rio de Janeiro - algumas bastante luxuosas. São de lembrar, 💳 na primeira metade do século, os nomes de Luís Álvares Pinto, mestre de capela da Igreja de São Pedro dos 💳 Clérigos em fazer aposta online caixa Recife, do padre Caetano de Mello de Jesus, compositor e insigne teórico na Bahia, e Antônio José 💳 da Silva, o Judeu, que fez sucesso em fazer aposta online caixa Lisboa como autor de libretos mordazes, escritos para comédias de costumes 💳 que seriam muito encenadas também no Brasil até o Império, e cuja parte musical era do compositor Antônio Teixeira.[9] A Escola 💳 Mineira [ editar | editar código-fonte ] Partitura autógrafa da antífona Salve Regina de Lobo de Mesquita Detalhe de pintura de Mestre 💳 Ataíde mostrando anjos músicos. A iconografia fornece informações sobre o instrumental utilizado na época. Na segunda metade do século XVIII um 💳 grande florescimento musical aconteceu na Capitania das Minas Gerais, especialmente na região de Ouro Preto, Mariana e Diamantina, onde a 💳 extração de grandes quantidades de ouro e diamantes destinados à metrópole portuguesa atraiu uma população considerável que deu origem a 💳 uma próspera urbanização. Ali a vida musical, tanto pública como privada, religiosa ou secular, foi muito privilegiada, registrando-se a importação 💳 de grandes órgãos para as igrejas e de partituras europeias pouco tempo após fazer aposta online caixa publicação em fazer aposta online caixa seus países originais. 💳 Neste período surgiram as mais antigas orquestras do Brasil ainda em fazer aposta online caixa atividade, a Lira Sanjoanense e a Orquestra Ribeiro 💳 Bastos, e os primeiros compositores importantes naturais da terra, muitos deles mulatos. Dignos de nota foram José Joaquim Emerico Lobo 💳 de Mesquita, talvez o mais importante deste grupo, Manoel Dias de Oliveira, Francisco Gomes da Rocha, Marcos Coelho Neto (pai) 💳 e Marcos Coelho Neto (filho), todos muito ativos. Trazem obras suas algumas das mais antigas partituras escritas no Brasil a 💳 chegarem até os nossos dias, ainda que a maior parte de fazer aposta online caixa produção também tenha se perdido. Mas dentre o 💳 que restou são exemplos notáveis um Magnificat de Manuel Dias de Oliveira e a célebre Antífona de Nossa Senhora, de 💳 Lobo de Mesquita. Impressionam as estatísticas da época do apogeu mineiro: em fazer aposta online caixa Diamantina existiriam dez regentes em fazer aposta online caixa atividade, 💳 o que implicaria um corpo de músicos profissionais de pelo menos 120 pessoas; em fazer aposta online caixa Ouro Preto teriam atuado cerca 💳 de 250 músicos, e mais de mil em fazer aposta online caixa toda a Capitania, sem contar os diletantes, que deveriam compor uma 💳 legião adicional, uma quantidade maior do que a que existia na metrópole portuguesa na mesma época, como informou Vasco Mariz.[10] Graças 💳 a esta opulência, e à fazer aposta online caixa consistência e uniformidade estética, justifica-se a denominação do grupo de compositores ativos na região 💳 como a "Escola Mineira". Muito já foi publicado sobre ela descrevendo-a como uma escola barroca, já que comparativamente o estilo 💳 Barroco ainda sobrevivia forte nas artes visuais brasileiras, mas atualmente se considera a Escola como fruto da rápida penetração da 💳 influência neoclássica, derivada especialmente de Haydn, Mozart, Pleyel, Boccherini e outros, cujas obras circulavam impressas e eram avidamente procuradas e 💳 copiadas, e só raramente se percebem ecos da estética que antes prevalecera. Até há pouco tempo em fazer aposta online caixa grande parte 💳 desconhecido, este acervo de música colonial, quase em fazer aposta online caixa totalidade no gênero sacro, vêm recebendo mais atenção no Brasil e 💳 também no exterior, especialmente após as pesquisas realizadas por Francisco Curt Lange nos anos 40, e hoje está sendo mais 💳 amplamente estudado e divulgado.[8][11][12] Com o esgotamento das minas no fim do século o foco da atividade musical se deslocaria para 💳 outros pontos, especialmente o Rio de Janeiro e São Paulo. Nesta, merece menção André da Silva Gomes, de origem portuguesa, 💳 Mestre de Capela da Catedral, deixando bom número de obras e dinamizando a vida musical da cidade.[13] Padre José Maurício Nunes 💳 Garcia. Fator crucial para a transformação da vida musical e dos parâmetros estéticos brasileiros seria a chegada da corte portuguesa ao 💳 Rio de Janeiro em fazer aposta online caixa 1808. Até então o Rio não se distinguia em fazer aposta online caixa nada de outros centros culturais 💳 do país, sendo mesmo inferior a Minas e aos centros nordestinos, mas a presença da corte alterou radicalmente a situação, 💳 concentrando todas as atenções e servindo como grande estímulo a um outro florescimento artístico, já de molde claramente classicista. Dom 💳 João VI havia trazido consigo a vasta biblioteca musical dos Bragança - uma das melhores da Europa na época - 💳 e rapidamente mandou vir músicos de Lisboa e castrati da Itália, reorganizando a Capela Real agora com cerca de 50 💳 cantores e uma centena de instrumentistas, e mandou construir um suntuoso teatro, chamado de Real Teatro de São João. A 💳 música profana contou com a presença de Marcos Portugal, nomeado Compositor da Corte e Mestre de Música dos Infantes, e 💳 de Sigismund von Neukomm, que contribuíram com apreciável quantidade de obras próprias e também para divulgar na capital o trabalho 💳 de importantes autores europeus, como Mozart e Haydn.[14] Neste ambiente atuou o primeiro grande compositor brasileiro, o padre José Maurício Nunes 💳 Garcia. Homem de grande cultura para fazer aposta online caixa origem - era mulato e pobre - foi um dos fundadores da Irmandade 💳 de Santa Cecília no Rio, professor de muitos alunos, Pregador Régio e Mestre da Capela Real da Sé durante a 💳 estada de Dom João VI no Brasil. Deixou extensa obra de alta qualidade, onde se destacam a Missa Pastoril, a 💳 Missa de Santa Cecília, o Officium de 1816, e as intensamente expressivas Matinas de Finados, para coro a capella, além 💳 de alguma música instrumental e obras teóricas.[15] São interessantes neste período também as figuras de Gabriel Fernandes da Trindade, compositor 💳 de modinhas e das únicas peças camerísticas remanescentes do início do século XIX, um conjunto de refinados Duos Concertantes para 💳 violinos,[16] Damião Barbosa de Araújo, que segundo Vasco Mariz foi na Bahia o que o padre Maurício representou no Rio, 💳 e João de Deus de Castro Lobo, que atuou nas já decadentes Mariana e Ouro Preto, mas deixando obra de 💳 grande qualidade.[17] Este período de brilho não duraria muito. Em fazer aposta online caixa 1821 o rei foi obrigado a retornar a Lisboa, levando 💳 consigo a corte, e a vida cultural no Rio esvaziou-se de súbito. Apesar do entusiasmo de Dom Pedro I pela 💳 música, sendo ele mesmo autor de algumas peças e da música do Hino da Independência, a difícil situação financeira gerada 💳 pela independência não permitia muitos luxos. O incêndio do Teatro de São João em fazer aposta online caixa 1824 foi outro golpe, apesar 💳 de ter sido restaurado e reinaugurado sob o nome de Teatro de São Pedro de Alcântara e continuar com suas 💳 récitas operísticas. Com a abdicação de Dom Pedro em fazer aposta online caixa 1831 e a consequente instabilidade política e social durante a 💳 menoridade de seu sucessor, o cenário se estreitou ainda mais e foi dissolvida a Capela Imperial, permanecendo um punhado de 💳 músicos.[18] Padre José Maurício: Moteto Domine Jesu (versão instrumental midi) Carlos Gomes. A figura central nestes tempos difíceis foi Francisco Manuel da Silva, 💳 discípulo do Padre José Maurício e sucessor de seu mestre na Capela. Apesar de ser compositor de escassos recursos, merece 💳 crédito por fazer aposta online caixa importante atividade organizadora, fundando o Conservatório de Música do Rio de Janeiro e sendo o regente do 💳 Teatro Lírico Fluminense e depois da Ópera Nacional. Também foi o autor do Hino Nacional Brasileiro. Sua obra refletiu a 💳 transição do gosto musical para o Romantismo, quando o interesse dos compositores nacionais recaiu principalmente sobre a ópera. Neste campo 💳 a maior figura foi sem dúvida Antônio Carlos Gomes, que compôs óperas com temas nacionalistas mas com estética europeia, tais 💳 como Il Guarany e Lo Schiavo, que conquistaram sucesso em fazer aposta online caixa teatros europeus exigentes como o La Scala, em fazer aposta online caixa 💳 Milão.[19] O bel canto estava em fazer aposta online caixa seu auge na Europa, e era apreciadíssimo no Brasil, especialmente na capital, mas também 💳 em fazer aposta online caixa Recife, São Paulo e Salvador. Há registro de inúmeras representações de obras de Rossini, Bellini, Donizetti e mesmo 💳 Verdi, além de compositores franceses como Meyerbeer, Adam e Hérold. Em fazer aposta online caixa 1857 foi criada a Ópera Nacional, sob inspiração 💳 de José Amat, e logo a iniciativa foi respaldada pelo governo. De início dedicada a apresentação de zarzuelas e óperas 💳 cômicas, logo passou a incorporar ao repertório obras sérias brasileiras de José Ferreira, Elias Álvares Lobo e Carlos Gomes, e 💳 algumas óperas estrangeiras foram encenadas no vernáculo. A voga da ópera perduraria até meados do século XX e seria o 💳 motivo para a construção de uma série de teatros importantes, como o Amazonas de Manaus, o Municipal do Rio, o 💳 São Pedro em fazer aposta online caixa Porto Alegre, o da Paz em fazer aposta online caixa Belém e diversos outros, todos de proporções majestosas e 💳 decorados com requintes de luxo.[19] Apesar da primazia da ópera a música instrumental também era praticada, sendo o piano o instrumento 💳 privilegiado. Alguns pianistas importantes realizaram recitais aqui, como Sigismond Thalberg em fazer aposta online caixa 1855, e Gottschalk fez furor com fazer aposta online caixa Fantasia 💳 Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro. Nesta época algumas associações privadas se organizaram para realização de recitais e concertos destinados 💳 a sócios em fazer aposta online caixa São Paulo, onde Alexandre Levy criou o Clube Haydn, e no Rio, onde o Clube Mozart, 💳 fundado em fazer aposta online caixa 1867, e o Clube Beethoven, de 1882, realizaram centenas de concertos.[19] Entre os meados do século XIX e 💳 o início do século XX tiveram um papel importante através de fazer aposta online caixa produção com características progressistas Leopoldo Miguez, seguidor da 💳 escola wagneriana, Glauco Velásquez, de curta e brilhante aparição, e Henrique Oswald, que empregava elementos do impressionismo musical francês.[20] Carlos Gomes: 💳 Alvorada, para orquestra Glauco Velásquez: Alma minha gentil, opus 107, para canto e orquestra Villa Lobos. Após Carlos Gomes passou-se a prestar mais 💳 atenção ao que poderia constituir uma música autenticamente brasileira. Neste sentido o rico folclore nacional foi a peça-chave, e compositores 💳 utilizaram seus temas para elaborações eruditas, embora ainda seguidoras em fazer aposta online caixa linhas gerais de escolas estrangeiras. Brasílio Itiberê da Cunha 💳 também foi um dos precursores desta corrente, com fazer aposta online caixa rapsódia A Sertaneja, para piano, escrita entre 1866 e 1869. Outros 💳 nomes importantes são Luciano Gallet e Alexandre Levy, de escola europeia, mas que uma forma ou outra buscaram incorporar elementos 💳 tipicamente nacionais em fazer aposta online caixa fazer aposta online caixa produção. O caminho estava aberto, e um sabor definitivamente brasileiro pode ser encontrado na obra 💳 de Antônio Francisco Braga, e especialmente em fazer aposta online caixa Alberto Nepomuceno, a figura dominante do período, que empregou largamente ritmos e 💳 melodias do folclore em fazer aposta online caixa uma síntese inovadora e efetiva com as estruturas formais de matriz europeia. A atuação de 💳 Nepomuceno também foi importante por ter ele sido presidente da primeira associação brasileira dedicada a concertos sinfônicos públicos.[21] Um momento importante 💳 foi a realização da Semana de Arte Moderna de 1922. Apesar de ter incluído relativamente pouca música em fazer aposta online caixa fazer aposta online caixa 💳 programação, o movimento teria impacto na reformulação dos conceitos sobre a arte nacional. Naquela ocasião se apresentou Heitor Villa Lobos, 💳 que viria a ser a figura maior do nacionalismo musical brasileiro.[22] Ao lado de outros modernistas da literatura e das 💳 artes plásticas, como Mário de Andrade e Di Cavalcanti, que na época entendiam, assim como a geração anterior, o folclore 💳 como a base de uma música legitimamente nacional,[23] Villa Lobos empreendeu aprofundadas pesquisas sobre o folclore musical brasileiro, que incorporou 💳 largamente em fazer aposta online caixa fazer aposta online caixa produção, e era dono de uma inspiração enérgica e apaixonada. Soube fazer seus elementos nacionais e 💳 estrangeiros, eruditos e populares, criando um estilo próprio de grande força e poder evocativo, em fazer aposta online caixa uma produção caudalosa que 💳 empregava desde instrumentos solo, onde o violão teve um papel de destaque, até grandes recursos orquestrais em fazer aposta online caixa seus poemas 💳 sinfônicos, concertos, sinfonias, bailados, e óperas, passando pelos múltiplos gêneros da música de câmara vocal e instrumental. Villa Lobos também 💳 desempenhou um papel decisivo na vida musical do país em fazer aposta online caixa virtude de fazer aposta online caixa associação com o governo, conseguindo introduzir 💳 o ensino do canto orfeônico em fazer aposta online caixa todas as escolas de nível médio. Das suas obras são notáveis a série 💳 dos Choros, das Bachianas Brasileiras, as suítes intituladas A Prole do Bebê, o Rudepoema, os bailados Uirapuru e Amazonas, e 💳 o Noneto.[24] Outros compositores de gabarito também abordaram em fazer aposta online caixa maior ou menor grau o nacionalismo, como Oscar Lorenzo Fernández, Francisco 💳 Mignone, Camargo Guarnieri, Luís Cosme, Osvaldo Lacerda e José de Lima Siqueira, e traços desta tendência podem ser encontrados até 💳 a contemporaneidade. A grande adesão de músicos respeitados deu uma força irresistível à renovação do cenário musical brasileiro, e o 💳 violento combate entre os acadêmicos e os modernistas que dominou as artes visuais da primeira metade do século se repetiu 💳 na música, enfrentando grande resistência dos setores conservadores, renovando os conceitos sobre arte erudita e arte popular e abrindo um 💳 frutífero diálogo entre ambas. O movimento brasileiro acompanhava uma tendência internacional, que teve grande impacto nas Américas e na Europa 💳 oriental. Ao mesmo tempo, as bases do sistema tonal, que prevalecera desde o barroco, começavam a ser fortemente abaladas com 💳 a introdução de outros sistemas, como o serialismo e o dodecafonismo de Schoenberg, enquanto que novas pesquisas apareciam no campo 💳 da instrumentação, do ritmo e das formas musicais.[23][25] Vanguardas modernistas e sínteses contemporâneas [ editar | editar código-fonte ] A despeito de 💳 seus avanços em fazer aposta online caixa relação à eclética estética da belle époque, a escola nacionalista foi identificada por parte dos músicos 💳 como servil à política centralizadora de Getúlio Vargas.[23] Em fazer aposta online caixa 1939 foi criado o Movimento Música Viva, liderado pelo compositor, 💳 professor e musicólogo Hans Joachim Koellreutter, e por Egídio de Castro e Silva, advogando a adoção de uma estética internacionalizante 💳 derivada do dodecafonismo. Faziam parte deste grupo Claudio Santoro, César Guerra Peixe, Eunice Catunda e Edino Krieger. O movimento tinha 💳 conotações políticas e alguns de seus membros militavam na esquerda ou tinham ligações com ela.[25] Koellreutter adotava métodos revolucionários de ensino, 💳 respeitando a individualidade do aluno e estimulando a livre criação antes mesmo do conhecimento aprofundado das regras tradicionais de composição 💳 (harmonia, contraponto e fuga). O Movimento editou uma revista e apresentava uma série de programas radiofônicos divulgando seus princípios e 💳 obras de música contemporânea. Em fazer aposta online caixa 1946 foi publicado um Manifesto, expressando fazer aposta online caixa negação do academismo e do formalismo, e 💳 fazer aposta online caixa defesa de uma música exercida conscientemente e com compromisso social, e que refletisse a sociedade e pensamento contemporâneos, mas 💳 flexibilizando suas posturas em fazer aposta online caixa direção a uma recuperação de elementos diatônicos e populares ainda considerados capazes de veicular a 💳 verdade musical da fazer aposta online caixa época. O movimento encontrou continuidade, embora numa interpretação peculiar, em fazer aposta online caixa um núcleo formado em fazer aposta online caixa 💳 torno da Universidade Federal da Bahia, com Ernst Widmer e Lindembergue Cardoso, dentre outros.[25][26] Mais adiante Guerra Peixe e Santoro seguiriam 💳 um caminho independente e centrado em fazer aposta online caixa regionalismos, influenciando a música popular brasileira instrumental. Outros autores, em fazer aposta online caixa busca de 💳 um pluralismo idiomático, que fizeram uma utilização livre de materiais tradicionais ou progressistas, folclóricos ou tonais, foram Marlos Nobre, Almeida 💳 Prado, e Armando Albuquerque, criadores de estilos muito característicos.[25] Nos anos 60 um novo impulso criativo apareceu com o movimento Música 💳 Nova, liderado por Gilberto Mendes e Willy Corrêa de Oliveira, fundado em fazer aposta online caixa 1963 buscando sintetizar o serialismo com as 💳 pesquisas mais recentes sobre microtonalidade, processos eletroacústicos e a música concreta, empregando novos recursos notacionais e reavaliando conceitos da semiótica 💳 musical, com grande influência sobre a música para teatro. A paradigmática peça Beba Coca-Cola, de Gilberto Mendes sobre texto de 💳 Décio Pignatari, causou sensação em fazer aposta online caixa fazer aposta online caixa estreia em fazer aposta online caixa 1968 e inaugurou uma tendência multimedia e performática no panorama 💳 musical brasileiro.[25] Atualmente todas as correntes contemporâneas encontram representantes brasileiros, e a música erudita no país segue a tendência mundial de 💳 usar livremente tanto elementos experimentais quanto consagrados. Um dado importante foi a introdução da música eletrônica. Destacam-se entre os novos 💳 compositores Rubens Ricciardi, José Alberto Kaplan, Conrado Silva, Walter Smetak, Flo Menezes, Rodrigo Cicchelli Veloso, Tim Rescala, Lívio Tragtenberg, Harry 💳 Crowl, Celso Mojola, João Guilherme Ripper, Arthur Kampela e Tato Taborda, entre outros.[25][27] Da nova geração de compositores clássicos contemporâneos, 💳 destacam-se nomes como Valéria Bonafé, Tatiana Catanzaro, Michelle Agnes, Marcílio Onofre, André Mehmari, Thiago Cury, Arthur Rinaldi, Felipe Lara, Rodrigo 💳 Lima, Matheus Bitondi e Leonardo Martinelli.[28] Concerto da OSPA no Salão de Atos da UFRGS, 2009 Em termos de ensino musical e 💳 grupos de interpretação o Brasil encontra-se em fazer aposta online caixa posição relativamente boa, dada fazer aposta online caixa história de poucos séculos, embora não se 💳 possa comparar aos países mais desenvolvidos do mundo ocidental. A música erudita ainda recebe escasso apoio oficial, a despeito do 💳 crescente número de escolas e de novos músicos ali formados, e do público apreciador. Diversas capitais estaduais e outras tantas 💳 cidades do interior dispõem de pelo menos uma orquestra sinfônica estável e uma escola superior de música, mas grupos de 💳 nível realmente internacional ainda são poucos, podendo-se citar a Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a 💳 Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Sinfônica do Paraná e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), 💳 além de poucas outras mantidas por grandes empresas como a Orquestra Petrobras Sinfônica. Existem também orquestras profissionais públicas, como é 💳 o caso da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense, criada por Juscelino Kubitschek com o intuito de divulgar especialmente 💳 a música brasileira de concerto. Grupos de câmara são mais numerosos e qualificados, e intérpretes solo já contam-se em fazer aposta online caixa 💳 milhares, muitos deles de carreira consolidada fora do país. Existem temporadas regulares de ópera em fazer aposta online caixa São Paulo e Rio 💳 de Janeiro; eventos como o Festival de Inverno de Campos do Jordão tornam-se uma referência nacional, e maestros como Roberto 💳 Minczuk, John Neschling, Eleazar de Carvalho e Isaac Karabtchevsky são respeitados internacionalmente. Dentre os instrumentistas, são nomes notórios Fernando Lopes, 💳 Roberto Szidon, Antonio Meneses, Cussy de Almeida, Gilberto Tinetti, Arnaldo Cohen e Nelson Freire, além das veneradas Eudóxia de Barros, 💳 Yara Bernette, Guiomar Novais e Magdalena Tagliaferro, das primeiras a conquistarem o público estrangeiro. Dos cantores tivemos Zola Amaro, Constantina 💳 Araújo, Bidu Sayão. Hoje são destacados Eliane Coelho, Kismara Pessatti, Maria Lúcia Godoy, Sebastião Teixeira entre muitos outros.[29] Música popular urbana 💳 [ editar | editar código-fonte ] Modinha e Choro Ver artigos principais: Lundu O lundu praticado no século XIX, em fazer aposta online caixa gravura 💳 de Rugendas. A música popular brasileira é resultado da confluência cultural de três etnias: o índio, o branco e o negro, 💳 dos quais herdamos todo o instrumental, o sistema harmônico, os cantos e as danças.[30] Como manifestação cultural expressiva, ela surgiu 💳 no início do século XIX, nos principais centros do então Brasil Colônia, notadamente Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia, entoada 💳 por pessoas que cantavam modinhas e lundus ao violão, ao piano ou acompanhadas por bandas instrumentais.[31] Os dois principais gêneros 💳 musicais urbanos nos tempos do Império e do início da República eram o lundu e a modinha, apreciados tanto em 💳 fazer aposta online caixa saraus literário-musicais da elite da época e quanto nas ruas, tabernas e lares mais simples. Sozinhos ou em fazer aposta online caixa 💳 grupo, instrumentistas ao violão saíam à noite pelas ruas e residências entoando músicas românticas e cristalizando, ao final do século 💳 XIX, a tradição da seresta.[32][33] Originalmente uma dança africana que chegou ao Brasil, via Portugal, ou diretamente, com os escravos vindos 💳 de Angola, o lundu tinha uma natureza sensual e humorística que foi censurada na metrópole, mas no Brasil recuperou este 💳 caráter, apesar de ter incorporado algum polimento formal e instrumentos como o bandolim. Mais tarde o lundu, que de início 💳 não era cantado, evoluiu assumindo um caráter de canção urbana e se tornando popular como dança de salão.[34][35] Outra dança 💳 muito antiga é o cateretê, de origem indígena e influenciada mais tarde pelos escravos africanos. Já a modinha tem origem possivelmente 💳 portuguesa a partir de elementos da ópera italiana, foi citada pela primeira vez na literatura por Nicolau Tolentino de Almeida 💳 em fazer aposta online caixa 1779, embora seja ainda mais antiga.[36] Domingos Caldas Barbosa foi um de seus primeiros grandes expoentes, publicando uma 💳 série que foi extremamente popular na época. A modinha é em fazer aposta online caixa linhas gerais uma canção de caráter sentimental de 💳 feição bastante simplificada, muitas vezes de estrutura estrófica e acompanhamento reduzido a uma simples viola ou guitarra, sendo de apelo 💳 direto às pessoas comuns. Mesmo assim era uma presença constante nos saraus dos aristocratas, e podia ser mais elaborada e 💳 acompanhada por flautas e outros instrumentos e ter textos de poetas importantes como Tomás Antônio Gonzaga, cujo Marília de Dirceu 💳 foi musicado uma infinidade de vezes. A modinha era tão apreciada que também músicos da corte criaram algumas peças no 💳 gênero, como Marcos Portugal, autor de uma série com letras extraídas da Marília de Dirceu, e o Padre José Maurício, 💳 autor da célebre Beijo a mão que me condena.[33][34][35] Durante o período colonial e o Primeiro Império também as valsas, polcas, 💳 schotischs e tangos de diversas origens estrangeiras encontraram no Brasil uma forma de expressão peculiar e que, junto com a 💳 herança da modinha, viriam a ser a origem do choro, um gênero que recebeu este nome em fazer aposta online caixa virtude de 💳 seu caráter plangente. Surgiu em fazer aposta online caixa torno de 1880 e logo adquiriu uma feição própria, onde o improviso tinha um 💳 papel principal e estabilizando-se na formação para uma flauta, um cavaquinho e um violão, e mais tarde ampliando seu instrumental. 💳 Seus maiores representantes foram Joaquim Antônio da Silva Calado, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Pixinguinha.[35] Primeira metade do 💳 século XX [ editar | editar código-fonte ] Carmen Miranda. Tom Jobim. Inspirado no modelo das operetas, o Teatro de Revista teve seu 💳 início no Brasil em fazer aposta online caixa meados do século XIX com a apresentação em fazer aposta online caixa 1859 da peça As Surpresas do 💳 Sr. José da Piedade, de Justiniano de Figueiredo Novaes. O gênero caiu no agrado das massas e se caracterizava por 💳 ser uma crítica satírica aos costumes. Os números apresentados eram em fazer aposta online caixa geral canções populares ou paródias de obras célebres, 💳 acompanhadas por uma orquestra de câmara. Nos anos 30 atingiu seu auge, com encenações luxuosas que apresentavam as suas estrelas, 💳 as vedetes, com trajes sumários, o que deu origem à derivação do Teatro Rebolado. As companhias mais famosas foram as 💳 de Walter Pinto e Carlos Machado, revelando talentos como Carmen Miranda, Wilza Carla, Dercy Gonçalves e Elvira Pagã, que fizeram 💳 imenso sucesso.[35] Também no fim dos anos 30 iniciou no Brasil a chamada Era do Rádio, acompanhando um maciço crescimento no 💳 número de compositores e no público consumidor, formando um enorme mercado potencial. Como o processo de gravação de discos ainda 💳 era primitivo, com resultados de baixa qualidade, o rádio veio a ser o canal privilegiado para a circulação desta produção 💳 nova. Como disse Tom Tavares, "a deficiência não era no campo da criação. Era na área da gravação, uma vez 💳 que os estúdios existentes não dispunham, ainda, de recursos técnicos ideais para captação e reprodução sonora. E, se os discos 💳 gravados em fazer aposta online caixa 78 rotações não ofereciam fidelidade, tampouco os microfones, tampouco os transmissores e, menos ainda, os raríssimos receptores. 💳 [...] E o rádio caiu no gosto do povo".[37] Este meio de comunicação assumiu um importante papel de divulgador de 💳 música popular até bem dentro da década de 1950, lançando muitos novos talentos e tendo uma programação diversificada. Várias emissoras 💳 mantinham grandes orquestras e importantes cantores fixos, mas perdeu rapidamente espaço quando se popularizou a televisão. No rádio alguns intérpretes 💳 conquistaram uma audiência nacional, como Dolores Duran, Dalva de Oliveira, Cauby Peixoto, Nora Ney, Emilinha Borba, Marlene, Vicente Celestino e 💳 Ângela Maria.[37][38] Destaca-se na sequência a bossa nova, um movimento basicamente urbano, originado no fim dos anos 50 em fazer aposta online caixa saraus 💳 de universitários e músicos da classe média. De início era apenas uma forma (bossa) diferente de cantar o samba, mas 💳 logo incorporou elementos do Jazz e do Impressionismo musical de Debussy e Ravel, e desenvolveu um contorno intimista, leve e 💳 coloquial, baseado principalmente na voz solo e no piano ou violão para acompanhamento, ainda que com refinamentos de harmonia e 💳 ritmo. Dentre seus maiores nomes estão o de Nara Leão, Carlos Lyra, João Gilberto, Toquinho, Vinícius de Morais e Tom 💳 Jobim.[39] De acordo com Luiz Carlos Maciel, "Seu objetivo era colocar a música popular brasileira na vanguarda musical do planeta. Contudo, 💳 em fazer aposta online caixa extensa medida, ela obedecia à tradição. O ritmo básico continuava a ser o samba, embora enriquecido por recursos 💳 mais sofisticados, como as síncopas criadas por João Gilberto; as melodias eram líricas e ternas; e, finalmente, as letras ainda 💳 tinham como principal tema os problemas das relações afetivas, as dores do amor, e preservavam o prazer no sofrimento que 💳 caracteriza tradicionalmente as canções românticas. As novidades, portanto, eram mais formais do que conteudísticas. Mas essas inovações formais eram importantes 💳 e manifestavam um novo espírito, urbano, culto e mesmo sofisticado. [...] Evidentemente, a música popular brasileira tradicional já era notável 💳 pelo lirismo de fazer aposta online caixa invenção melódica e, principalmente, por fazer aposta online caixa vitalidade rítmica. A proposta fundamental, agora, era de enriquecê-la com 💳 um avanço em fazer aposta online caixa termos de harmonia. [...] Mas não foi apenas no plano estritamente musical que se verificou uma 💳 evolução. Ao contrário dos antigos artistas da música popular brasileira tradicional, vindos das camadas mais pobres da população brasileira, de 💳 instrução modesta e informação escassa, os novos artistas tinham freqüentemente formação universitária, eram informados e até cultos. As letras das 💳 canções passaram a manifestar uma inédita intenção literária, fazendo com que muitos desses compositores acabassem sendo considerados poetas até mesmo 💳 por critérios acadêmicos". [ 39 ] Segunda metade do século XX [ editar | editar código-fonte ] Roberto Carlos no início dos 💳 anos 1970. Caetano Veloso. No entanto, no início dos anos 60, à medida que o movimento da bossa nova evoluía, o esteticismo 💳 original dava lugar à introdução de temas políticos, tendência exemplificada em fazer aposta online caixa Zé Keti e João do Vale, fazendo com 💳 que ela sofresse uma cisão em fazer aposta online caixa duas correntes opostas, abrindo o campo para a polêmica. A politização da música 💳 popular ganharia corpo sob a ditadura implantada em fazer aposta online caixa 1964, aparecendo o gênero da "canção de protesto", como a famosa 💳 "Caminhando", de Geraldo Vandré. É a época dos grandes festivais musicais na TV, onde surgiu uma geração universitária de compositores 💳 e cantores, entre os quais Chico Buarque e Edu Lobo, que seria idolatrada pela intelectualidade e classificada sob a sigla 💳 MPB (Música Popular Brasileira). Era um movimento intimamente ligado ao engajamento político contra a ditadura.[39] O movimento tropicalista, também caracterizado como 💳 uma música de protesto, surgindo na mesma época e nos mesmos palcos da TV, distinguiu-se por associar numa mistura eclética, 💳 reminiscente do movimento antropofágico, elementos da cultura pop, como o rock, e da cultura de elite, como as escolas modernista 💳 e concretista das artes visuais, tendo um caráter mais erudito e experimental. Os baianos Caetano Veloso e Gilberto Gil foram 💳 os principais expoentes desse movimento.[40] Já o Iê Iê Iê ligava-se basicamente ao rock produzido nos Estados Unidos, embora no 💳 Brasil tenha se suavizado e adotado uma temática romântica em fazer aposta online caixa uma abordagem muitas vezes ingênua, numa corrente que veio 💳 a ser conhecida como Jovem Guarda, de grande apelo entre as massas, tendo como grandes nomes Roberto Carlos, Erasmo Carlos, 💳 Tim Maia, Wanderléa, José Ricardo, Wanderley Cardoso e conjuntos como Renato e Seus Blue Caps, Golden Boys e The Fevers.[41] A 💳 transição para a década de 1970 foi marcada pela consolidação da MPB, "incorporando gêneros os mais variados ao seu repertório, 💳 não somente de outras origens regionais (como o baião nordestino), mas também estrangeiros (como o reggae jamaicano). Nesse cenário a 💳 Jovem Guarda foi considerada como 'alienada' dos problemas sociais e políticos do país sob ditadura militar", como referiu Ulhôa, e 💳 logo o movimento perdeu fazer aposta online caixa força.[41] Nesse contexto se destacam artistas como os Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Gal 💳 Costa, Simone, Elis Regina, Rita Lee e Maria Bethânia. Reginaldo Rossi. Na mesma época surge também um gênero diferenciado de música romântica 💳 popular, que ganharia o epíteto pejorativo de "cafona", depois substituído por "brega", com a intenção de desqualificar o gênero, mas 💳 logo o nome foi assumido pelos seus adeptos, tornando-se uma corrente que ganhou um vasto público. Teve como precursores Orlando 💳 Dias, Silvinho, Carlos Alberto, Cláudio de Barros e Evaldo Braga, entre outros, mas a fama do gênero se consolidou com 💳 Waldick Soriano, com fazer aposta online caixa "Eu não Sou Cachorro não", Odair José, com "Pare de Tomar a Pílula", e Sidney Magal, 💳 com "Sandra Rosa Madalena". No início dos anos 80 a música brega se funde a outras correntes e se torna 💳 de difícil caracterização, mas continua de grande apelo para as massas, surgindo novos sucessos como "Fuscão Preto", de Atílio Versutti 💳 e Jeca Mineiro, e "Garçom", do chamado "Rei do Brega", Reginaldo Rossi.[42][43][44] Com o fim da Jovem Guarda, Roberto Carlos 💳 também se aproximou de um estilo romântico que lhe valeu a classificação de brega, mas através dele firmou fazer aposta online caixa posição 💳 de cantor mais popular do país.[45][46] Depois de ser rejeitado em fazer aposta online caixa peso pelas correntes dominantes da música popular, o brega 💳 vem recebendo apreciações positivas como um gênero que tem legitimidade, espelhando o gosto de expressiva parcela da população.[42][43][47] Paulo César 💳 de Araújo, pesquisador do gênero, afirmou que "o brega está mais forte do que nunca. Assim como o samba, ele 💳 agoniza mas não morre. Ele se transforma. Estamos hoje no tecno-brega, que é dançante e mexe com o corpo. Nos 💳 anos 70 era algo mais romântico, você ouvia mais contemplativo".[43] Adriano Belisário também atestou o vigor do brega: "Se vivo, Euclides 💳 da Cunha concordaria: o cantor brega também é, antes de tudo, um forte. Sobreviventes da pobreza e do trabalho infantil, 💳 estes artistas conviveram com duras críticas a seus trabalhos mesmo depois de se tornarem celebridades. O enorme sucesso não evitou 💳 que fossem excluídos da historiografia da música brasileira por décadas. [...] Ao contrário dos artistas da MPB, eles não tiveram 💳 formação universitária e não compunham prioritariamente canções de protesto. O Brasil dos cafonas era outro. Suas músicas falavam quase sempre 💳 sobre a rejeição, seja ela amorosa ou social. Por conta disso, foram tachados de alienados e ignorados pelas elites culturais. 💳 No entanto, está em fazer aposta online caixa marcha uma retomada do brega. Patrícia Pillar lançou recentemente o documentário Waldick, Sempre no meu 💳 coração e bandas jovens, como Los Hermanos e Mombojó, já regravaram canções de artistas considerados cafonas". [ 43 ] Durante os 💳 anos oitenta, com o fim da ditadura, o aparecimento de um novo sentimento de liberdade e prazer e o esvaziamento 💳 das pesquisas em fazer aposta online caixa torno do nacionalismo musical, o rock brasileiro ganhou grande impulso, nascendo o movimento BRock, onde a 💳 "brasilidade" desta produção já era tomada como garantida, embora em fazer aposta online caixa vários aspectos se alinhasse a correntes internacionais.[41][48] Neste momento 💳 surgem bandas emblemáticas como Blitz, Paralamas do Sucesso, Titãs, Ultraje a Rigor e Legião Urbana. Segundo Mauro Ferreira, "os grupos 💳 de rock desempenharam, a partir dos anos 80, o papel revolucionário feito pela estupenda geração revelada nos anos 60". No 💳 final da década de 1980, gêneros populares ou regionais como o sertanejo, o pagode, a música afro e o axé 💳 music passavam a ganhar espaço considerável.[48] Nos anos noventa, o funk carioca e o hip hop se popularizava entre jovens 💳 do Sudeste brasileiro, enquanto que o brega resistia e se renovava, mantendo-se popular especialmente no Norte e Nordeste.[49] Vinícius de Moraes. Rita 💳 Lee. João Gilberto. Elis Regina. Chitãozinho & Xororó. Tim Maia. Chico Buarque Daniela Mercury. Gilberto Gil. Luiz Gonzaga O samba enquanto gênero musical surgiu em fazer aposta online caixa princípios do século 💳 XX no Rio de Janeiro, porém o termo já era usado desde pelo menos 1830 para designar manifestações com origem 💳 no batuque como a roda de coco. Recebeu influências do samba de roda, da modinha, do maxixe e do lundu. 💳 No início era um tipo de música identificada com as pessoas dos estratos mais humildes e tinha seu principal centro 💳 no bairro carioca Estácio de Sá, mas logo ele sairia das rodas de improvisações e criações conjuntas dos morros cariocas 💳 e seria alçado à condição de gênero musical mais "tipicamente" brasileiro. Contribuiu para isso a primeira gravação de um samba, 💳 Pelo Telefone, lançada em fazer aposta online caixa 1917, que teve sucesso nacional.[50][51] Clara Nunes. Em linhas muito gerais, o samba se caracteriza pela melodia 💳 sincopada, a grande ênfase rítmica e uso importante da percussão. Contudo, enquanto ia dando origem à bossa nova, o samba 💳 carioca recebia influência de muitos outros gêneros urbanos, como o rock e o funk, em fazer aposta online caixa sínteses desenvolvidas por artistas 💳 como Jorge Ben e Dom Salvador. Neste ínterim, já espalhado para todo o Brasil, alguns grupos absorviam elementos da música 💳 folclórica, dando origem a correntes de caráter tradicional e regionalista. Hoje a denominação abrange uma grande variedade de linhas distintas, 💳 como samba de roda, o samba-raiado, samba-corrido, samba-chulado, samba de partido alto, pagode, o samba-rap, samba-rock, samba-funk, samba-reggae e o 💳 samba-enredo das escolas de samba de carnaval, entre inúmeros, cada qual incorporando influências diferentes e evoluindo com independência. Durante algum 💳 tempo o samba foi uma das formas de resistência contra a penetração da influências estrangeiras, mas com a crescente diversificação 💳 do gênero, que absorve hoje muitos elementos internacionais, há grande polêmica a respeito da justeza de apelidar alguns dos subtipos 💳 como verdadeiro samba.[50][51][52] Diz Adalberto Paranhos: "Denominador comum da propalada identidade cultural brasileira no segmento da música, o samba urbano teve 💳 que enfrentar um longo e acidentado percurso até deixar de ser um artefato cultural marginal e receber as honras da 💳 fazer aposta online caixa consagração como símbolo nacional. Essa história, cujo ponto de partida pode ser recuado até a virada dos séculos XIX 💳 e XX, foi toda ela permeada por idas e vindas, marchas e contramarchas, descrevendo, dialeticamente uma trajetória que desconhece qualquer 💳 traçado uniforme ou linear". [ 51 ] Em suas primeiras fases se destacaram músicos como Pixinguinha, Donga, Sinhô, Ismael Silva, Cartola, 💳 Nílton Bastos e Candeia, mais tarde fariam nome Nelson Cavaquinho, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Alcione, Beth Carvalho e 💳 Clara Nunes, entre outros.[50][52] A música popular hoje [ editar | editar código-fonte ] Com a crescente abertura do Brasil à cultura 💳 globalizada dos anos 90 em fazer aposta online caixa diante, concomitante ao maior conhecimento, valorização e divulgação de suas próprias raízes históricas, fazer aposta online caixa 💳 música vem mostrando grande originalidade e variedade, observadas na criativa fusão de influências diversas e na riqueza de gêneros musicais 💳 encontrados hoje em fazer aposta online caixa dia, como o samba, a música sertaneja, o rock brasileiro, o samba-reggae, o baião, o forró, 💳 a lambada, a música eletrônica, os regionalistas, entre tantos outros. Depois de pioneiros como Carmen Miranda, muitos outros nomes deram 💳 à música popular brasileira divulgação internacional, e hoje ela tem aceitação em fazer aposta online caixa muitas partes do mundo, e apesar de 💳 fazer uso de uma pluralidade de referenciais globais, mantém um caráter distintivo que é rapidamente reconhecido e apreciado no estrangeiro.[49][53] 💳 Diz Martha Tupinambá de Ulhôa: "São muitos ritmos, tradicionais e importados, locais e transnacionais. Nessa cena globalizada onde fica a especificidade 💳 da música brasileira? A questão sugere uma reflexão sobre essa trajetória, com influências e adaptações de música estrangeira e, também, 💳 com a articulação de uma linguagem musical muito particular. O aspecto rítmico é sem dúvida o elemento mais marcante dessa 💳 discussão. Mas o ritmo é muito mais que uma seqüência de durações organizadas num motivo, reconhecível aqui e ali. Existem 💳 aspectos rítmicos muito sutis na música popular brasileira, responsáveis por seu molho e fazer aposta online caixa ginga. Esse estilo brasileiro de fazer 💳 música foi construído num longo processo histórico de contatos, empréstimos e trocas entre gêneros brasileiros e estrangeiros. [...] Novos gêneros 💳 musicais se formam a partir da ação deliberada de músicos ao privilegiar determinadas manifestações melódicas, rítmicas, tímbricas e harmônicas. São 💳 práticas musicais, por seu lado fundadas e fundidas a práticas sociais histórica e geograficamente específicas". [ 41 ] Nota-se uma substancial 💳 predominância das mulheres no campo da interpretação de canções: desde as divas da era do rádio até os dias atuais 💳 as mulheres são maioria. Em fazer aposta online caixa 2006 mais de 100 discos de intérpretes femininas foram lançadas. No mesmo período, foram 💳 lançados apenas 34 discos de intérpretes masculinos.[54] A música popular tradicional ou folclórica [ editar | editar código-fonte ] Rugendas: Uma congada 💳 no século XIX. Inserida dentro da música popular brasileira está a chamada música tradicional ou folclórica, um sub-gênero que é constituído 💳 por expressões musicais transmitidas de geração em fazer aposta online caixa geração em fazer aposta online caixa zonas onde os modernos meios de comunicação e o 💳 mercado de consumo ainda não exercem decisivamente fazer aposta online caixa influência diluidora. Contudo, a definição do que seja a música "folclórica" é 💳 difícil, pois a música popular em fazer aposta online caixa geral muitas vezes guarda importantes traços do que usualmente se considera tipicamente folclórico, 💳 tais como a espontaneidade e a aceitação coletiva.[55][56] Porém, ela se distingue pela virtual ausência de interesse comercial na produção; muitas 💳 vezes tem autoria anônima ou coletiva; está essencialmente vinculada à oralidade, numa transmissão tradicional através das gerações; pode dar bastante 💳 espaço para o improviso e a variação; pode fazer uso de estruturas e harmonias incomuns em fazer aposta online caixa outras produções populares, 💳 como as formas da ladainha e do repente, ou o uso dos modos medievais, e está na maior parte das 💳 vezes ligada a cerimônias ou festividades tradicionais, bem como a lendas e mitos característicos de cada região, tendo fortes características 💳 funcionais, havendo, por exemplo, canções de trabalho, canções de brincar e ninar, e cânticos devocionais, entre outras.[57][58][59] Pode ainda preservar 💳 influências arcaicas, onde são detectáveis traços medievais europeus ou indígenas e negros muito antigos, ou de elementos étnicos específicos quando 💳 pertencem a regiões de imigração de populações de fora do Brasil, como ocorre no Rio Grande do Sul, que recebeu 💳 grandes levas de italianos, açorianos e alemães.[59] Dentre as mais típicas estão as congadas, da região centro-nordeste do país, os ternos-de-reis, 💳 associados a ritos religiosos católicos, o repentismo, gênero de desafio musical em fazer aposta online caixa improviso, de larga difusão em fazer aposta online caixa todo 💳 o Brasil com estilos diversos, as cirandas, as cantigas de roda, que fazem parte do universo infantil, catira, cururu, toada, 💳 fandango, jongo (caxambu), samba de roda, coco, bambelô, embolada, milonga, pajada, rancheira, bugio, carimbó, entre muitos outros gêneros que constituem 💳 um riquíssimo acervo musical que tem inspirado compositores do porte de Villa-Lobos. A partir do final da década de 60 um 💳 trabalho de resgate da música popular brasileira de raiz foi feito pelo pesquisador Marcus Pereira que através de fazer aposta online caixa gravadora 💳 'Discos Marcus Pereira' levantou o que ficou conhecido como o 'Mapa musical do Brasil' indo da música da cidade até 💳 as regiões mais remotas do interior do país, tendo como destaque uma série de 16 álbuns de música folclórica de 💳 cada região do Brasil, podendo ser classificado como um documento da música popular brasileira com dimensões antropológicas e sociológicas.[60] Indígenas no 💳 Kuarup. Dentro da classe de músicas tradicionais podem ser incluídas as ainda praticadas pelos remanescentes das tribos de índios que outrora 💳 povoavam todo o território nacional e hoje vivem confinados em fazer aposta online caixa reservas especialmente na região amazônica e do centro-oeste, onde 💳 o contato com o colonizador foi menos profundo e transformador. Alguns grupos tiveram uma expressiva participação na música do Brasil 💳 especialmente no âmbito das Reduções Jesuítas durante os séculos XVII e XVIII, adquirindo grande proficiência na interpretação da arte musical 💳 de tradição européia, mas em fazer aposta online caixa geral os índios evitaram o contato mais profundo com o branco, esquivando-se quando possível 💳 da aculturação, e logo se retiraram para regiões mais remotas. Assim, seu papel na vida musical nacional diminuiu até quase 💳 desaparecer, permanecendo fazer aposta online caixa música como um universo à parte das correntes gerais que floresceram no país.[61][62] Mencionada desde os primeiros tempos 💳 coloniais, fazer aposta online caixa música própria, ou o que dela restou, só passaria a receber mais atenção acadêmica e oficial a partir 💳 do trabalho de pesquisa de Mário de Andrade e Villa Lobos no século XX.[63] Nas reservas onde ainda vivem seus 💳 descendentes alguns ritos religiosos e festejos sociais de longa tradição ainda são encontrados de forma mais ou menos autêntica, como 💳 as cerimônias do Kuarup, do Ouricuri e do Umbu, onde a música e a dança desempenham um papel de grande 💳 relevo.[64] Onde a música indígena encontrou o elemento negro fusões resultaram em fazer aposta online caixa uma forma de cultura específica denominada cabocla, com 💳 manifestações híbridas típicas como o candomblé de caboclo, o maracatu de caboclo e outras. A música indígena tinha (e ainda tem) 💳 um caráter sobrenatural, sendo ligada desde suas origens imemoriais a mitos fundadores e usada com finalidades de socialização, celebração, culto, 💳 ligação com os ancestrais e exorcismo, magia ou cura. Segundo certas lendas a música foi um presente dos deuses, entristecidos 💳 com o silêncio que imperava no mundo dos humanos. Na maioria dos casos a música é associada à dança e 💳 é uma atividade coletiva.[62][65][66] Indígenas Kamaiurá tocando uma flauta típica, uruá. A voz e o canto são dominantes na música indígena, mas 💳 existe um muito variado instrumental de apoio, com instrumentos de percussão, sopro e zunidores, mas classificações próprias dos índios fazem 💳 distinções diferentes, com dezenas de categorias para "coisas de fazer música". Os instrumentos podem ser feitos de uma variedade de 💳 materiais, como sementes, madeiras, fibras, pedras, objetos cerâmicos, ovos, ossos, chifres e cascos de animais. Não seguindo o sistema tonal 💳 ocidental, a fazer aposta online caixa sonoridade apresenta uma enorme sutileza e complexidade especialmente nos timbres e nas alturas. O ritmo também é 💳 extensamente trabalhado. Contudo, não existe desenvolvimento de polifonia ou harmonia reais (num sentido ocidental), sendo de uma espécie monódica ou 💳 no máximo heterofônica, com alguns exemplos de composição antifonal. Não existe notação, e o acervo de composições antigas é transmitido 💳 pela prática continuada entre as gerações. A criação de novas músicas é geralmente adstrita aos pajés, que as intuem em 💳 fazer aposta online caixa seus transes onde estabelecem contato com deuses e ancestrais, ou surgem nos sonhos dos guerreiros mais distinguidos da tribo.[61][64][67] Também 💳 há rigorosas prescrições para uso de determinadas melodias e para quem será o intérprete, e para quando serão executadas. Há 💳 músicas e instrumentos exclusivos dos homens, outros só de mulheres, ou melodias cantadas apenas em fazer aposta online caixa um certo rito ou 💳 com uma função específica. Em fazer aposta online caixa algumas tribos as mulheres não podem sequer ver certos instrumentos (embora devam ouvir fazer aposta online caixa 💳 música), como as flautas produzidas com madeira de certas árvores sagradas como a paxiúba e embaúba, consideradas como sendo o 💳 corpo místico de seus heróis.[64] A interpretação musical está usualmente cercada de rituais propiciatórios ou facilitadores, como a pintura de uma 💳 linha sobre o ouvido e lábio para facilitar o aprendizado de canções, colocar um ramo de enodoréu à orelha para 💳 não esquecer a melodia, e uma série de outras praxes. Críticas à música brasileira contemporânea [ editar | editar código-fonte ] Debatendo 💳 com músicos, produtores, críticos culturais e pesquisadores que discutiam em fazer aposta online caixa fazer aposta online caixa página no Facebook em fazer aposta online caixa março de 2024, 💳 o crítico e jornalista Juarez Fonseca do Zero Hora disse que a música do sertanejo universitário é "muito ruim": "Sempre 💳 tivemos música boa e música ruim no Brasil, mas havia um equilíbrio. De uns tempos para cá, pelo menos 90% 💳 do que as gravadoras lançam é totalmente descartável".[68] Escrevendo para o Yahoo!, Regis Tadeu criticou a qualidade da música brasileira em 💳 fazer aposta online caixa abril de 2024: "É possível citar uma única canção que não tenha uma letra meramente ginasial?" Em fazer aposta online caixa outra 💳 crítica publicada em fazer aposta online caixa agosto de 2024, analisando o pagode, sertanejo e o forró eletrônico, Tadeu disse que os gêneros 💳 são "tsunami de lixo musical inédito na história da música brasileira".[69][70] Em agosto de 2024, Nando Cordel também publicou uma crítica 💳 negativa: "Nós compositores estamos fazendo um trabalho muito triste atualmente na música popular brasileira. Uma música que está em fazer aposta online caixa 💳 um nível baixíssimo. Cheia de pornografia, cheia de convites para cair na gandaia. É uma música que está profundamente na 💳 lama, na lama podre (...) Essa música está atrofiando a mente das pessoas. Mexendo com as crianças e jovens. Na 💳 realidade, a música pode mudar a vida das pessoas completamente (...) A música veio para fazer o bem e embelezar 💳 as almas, e não para alienação total, como está acontecendo agora. A gente precisa acordar e não deixar essa música 💳 dissolver a ética e a moral. (...) nós precisamos refletir e oferecer uma música de qualidade, que eleva, que pode 💳 fazer você feliz. Pense numa música de paz e faça uma música melhor."[71] Flávio Ricco, escrevendo para O Dia em fazer aposta online caixa 💳 outubro de 2024, destacou a "decadência da música popular brasileira", dizendo que "quase nada de importante se tem como registro 💳 depois de Legião Urbana, Engenheiros do Hawaii, Capital Inicial, Marisa Monte, Tribalistas".[72] O produtor Rick Bonadio, publicou um post em fazer aposta online caixa 💳 fazer aposta online caixa rede social em fazer aposta online caixa janeiro de 2024, destacando: "Todos nós sabemos que vivemos o pior momento em fazer aposta online caixa termos 💳 de qualidade na música brasileira. Criticar e reclamar não vai nos trazer de volta belas canções com letras criativas e 💳 poéticas então vamos trabalhar por isso. Mais ainda, vamos lutar por isso, já que amamos a música." Bonadio criticou "os 💳 sucessos" das músicas produzidas a partir das "baladas", chamando de "pobres e fúteis. (...) Precisamos oferecer músicas boas. Artistas novos 💳 com força e personalidade".[73] Referências {nl} |
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